JDiogo Publicado Junho 7, 2004 Publicado Junho 7, 2004 Olá pessoal! Tenho andado a utilizar Hortrilon no meu nano, segundo uma receita que vi algures aqui no forum... 100mL agua 1 saqueta hortrilon Gotas limão A minha pergunta é: Quanto tempo aguenta esta mistura no frigorífico??? João
André Nóbrega Publicado: Junho 7, 2004 Publicado: Junho 7, 2004 olá! não há nenhum prazo de validade, mas mais de um mês já não é muito bom. abraços! Categoria: Humano.
Vampiro_Boris Publicado: Junho 7, 2004 Publicado: Junho 7, 2004 oque seria isso?adubo?existe adubo caseiro??? _______________________________________ Chegar onde eu cheguei, qualquer um chegava, dar a volta por cima que dei, quero ver quem dava!
Jatbas Publicado: Junho 8, 2004 Publicado: Junho 8, 2004 já agora poderiam-me indicar, seguindo a receita acima indicada, o numero de gotas recomendado por dia para se meter no aqua?? Eu sei que a quantidade dependa da iluminação que se tem, etc,etc,etc mas assim um numero minimo?!! AquaWizard
André Nóbrega Publicado: Junho 8, 2004 Publicado: Junho 8, 2004 qual é o tamanho do teu aquário, tipo de plantas, em que quantidades, a iluminação e a injecção de CO2? abraços! Categoria: Humano.
minidiogo Publicado: Junho 8, 2004 Publicado: Junho 8, 2004 Olá nos! Corrijam-me se estiver enganado, mas o numero de gostas depende dos factores que o taslixado referiu. Se tiveres um iluminação forte, as plantas necessitam de mais nutrientes, então tens de aumentar o numero de gotas. HAsta Diogo Oliveira
Jatbas Publicado: Junho 8, 2004 Publicado: Junho 8, 2004 eu sei disso, so queria saber o numero minimo de gotas mesmo. Tenho um (inicio de) plantado com 46 litros, que tem agora, mais ou menos 38 litros. Duas lampadas de 15W dayligth, injecção de co2 e tou a usar aquamin da tetra. AquaWizard
António Vitor Publicado: Junho 8, 2004 Publicado: Junho 8, 2004 oque seria isso?adubo?existe adubo caseiro??? Sim, adubo pseudo caseiro! é adubo para plasntas terrestres que por acaso não tem nitratos nem fosfatos é só traces.. é bastante barato... uma saqueta dá para (no meu caso) 250 ml de fertilizante. 4 euros compras várias saquetas... logo fertlizante barato... No brasil pode não existir..ou pode existir outros com nomes diferentes... Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Nuno Carvalho Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 Olá a todos! Porquê as GOTAS DE LIMÃO??? Nuno Carvalho
Miguel Madeira Publicado: Julho 10, 2004 Publicado: Julho 10, 2004 O limão funciona como anti-oxidante (conservante). Ao natural
Nuno Carvalho Publicado: Julho 11, 2004 Publicado: Julho 11, 2004 Miguel Madeira, obrigado pela resposta!! A unica coisa que me tinha passado pela cabeça era que servia para por a solução em meio acido...mas dp n fazia sentido o pk do meio acido! Mas como anti-oxidante faz sentido! Nuno Carvalho
António Vitor Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 claro que faz sentido essa do ambiente ácido! O EDTA quelante usado (quelante usado para que o ferro e outros elementos se mantenham dissolvidos e acessiveis para as plantas), degrada-se em ambientes alcalinos... faz todo o sentido! se quiseres podes colocar um pouco de ácido muriático HCl também é bom! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
João Alves Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 voçes já repararam que esse produto tem uma concentração elevada de Cobre de 2.5 Cu para 5 de Ferro. :D Sabendo nós que o Cobre é venenoso e que basta uma ligeira dose para matar os peixes, algum de voçês já teve algum problema ??
minidiogo Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 Olá! O quanto eu sei umas trocas parciais de água regulares resolverá o problema. Fica bem! Diogo Oliveira
JDiogo Publicado: Julho 13, 2004 Autor Publicado: Julho 13, 2004 oi pessoal! Fiz uma poda abundante ao aqua....mudei a garrafa de CO2....e comprei um adubo NPK com as seguintes caracteristicas: 9 Azoto 3 Fosforo (P2O5) 8 Potássio Tem ainda elementos trace: manganes, ferro, boro, cobre, zinco, molibdénio e colbalto (não diz em k percentagem!) Coloquei 5 gotas deste em 25L agua.... acham bem? De qt em qt tempo devo por? Continuo a por o Hortrilon? João
João Alves Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 eu não usava isso por duas razões. 1º porque esse adubo quase de certeza é de plantas de interior. E sendo assim têm grandes quantidades de Nitrogénio sob a forma de Amónia e também Ureia, que são muito tóxicos para os peixes como sabes ( tens peixes ? ). 2º Uma adubagem eficiente implica uma minimalização do fosforo em relação a todos os outros nutrientes , ( o que não se passa nesse adubo que falas ). O fosforo contido nos restos de alimentação e excrementos dos peixes geralmente é mais que suficiente pois as plantas aprendem a sobreviver com quantidades minimas de fosforo, ao contrário das algas. Daí a grande invasão de algas que se dá ao adicionarmos fosforo em demasia. eu optava por um fertilizante sem fosforo. Mais tarde inseria fosfatos á parte apenas em concentrações que as plantas possam absorver muito rápido para não dar tempo às algas. boa sorte
minidiogo Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Olá! Bem, as minhs plantas têm falta de azoto, porque estão a ficar pretas. Tenho aqui um adubo NPK, com os seguinte valores: 6-3-6. O valor do Ferro é de 0.03%. Oligoelementos: Boro, cobre, ferro, manganês, molibdénio e zinco. Acham que deverei procurar um adubo com os factores N e K mais altos? Abraços! Diogo Oliveira
Pedro Borges Publicado: Julho 14, 2004 Publicado: Julho 14, 2004 Olá JDiogo, fizeste bem em ter o cuidado de comprar um NPK com baixo nível de fósforo em relação ao azoto e ao potássio. No entanto creio que exageraste na dose, 5 gotas é MUITO para 25 litros, corres o sério risco de ter um boom de algas nos próximos dias. Eu colocaria uma gota de dois em dois dias. É muito importante fazer adubação NPK diluida no tempo, para que nunca atinjas niveis muito elevados de qualquer um desses macro-nútrientes. Eu diria que a dose deve ser sempre uma gota e a periodicidade da abubagem é que deve variar. No entanto fizeste outra coisa errada na minha opinião. O teu aquário está bem plantado e começava a demonstrar sinais de insuficiência de macro-nutrientes, no entanto, se fizeste uma grande poda como dizes, nada te diz que essa insuficiencia continue a existir pois tens menos massa vegetal a consumir nutrientes. Em suma: acho que exageraste Se tiveres um boom de algas não desesperes, remove durante uns tempos o que puderes manualmente e dentro de umas semanas a coisa volta à estabilidade. Acham que deverei procurar um adubo com os factores N e K mais altos Regra geral, quanto menos fósforo contiver, melhor. Cede esse à tua mãe para regar as plantas e crava-lhe um mais ao género do do JDiogo, ou mesmo um 12-3-5 que já ví ou lí por aí algures. Um abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
JDiogo Publicado: Julho 16, 2004 Autor Publicado: Julho 16, 2004 Obrigado pela resposta! Já agora outra coisa: Devo continuar a por Hortrilon???? É que esse adubo NPK já tem alguns micronutrientes! João
Miguel Madeira Publicado: Março 5, 2005 Publicado: Março 5, 2005 E então, já alguém formou opiniões sobre o uso do hortrilon, baseadas na experiênçia, passados estes mesitos? É ou não prejudicial aos peixes? É ou não possível eliminar os prejuizos com tpa´s? Aproveito para dizer que o dito cujo está a um euro no Continente. Comecei à pouco tempo a usar hortrilon com npk, numa proporção de 25/1 (tudo à mistura), o que acham? Ao natural
António Vitor Publicado: Março 6, 2005 Publicado: Março 6, 2005 Se a malta tiver consciência que o que aquilo tem são trace elements, que são necessários em quantidades diminutas, na ordem dos infinitésimos, não terão problemas e será um bom fertilizante! O que as plantas consomem em quantidades mais substanciais, são os tais macronutrientes, a referir alguns: -potássio -fosfatos -nitratos -carbono (do co2) etc... Eu basta-me meter muito pouco de cada vez que faço as mudas, chega, mas devo referir que antes usava bem mais e os peixes não sentiam problemas, no entanto era desnecessário, e acho que as plantas sofriam mais de uma overdose de fertilizante que os peixes. O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
hotrodder Publicado: Março 6, 2005 Publicado: Março 6, 2005 onde é que se compra esse hortilon?? abraço A Água está cada vez mais Viva!
TazMan Publicado: Março 6, 2005 Publicado: Março 6, 2005 No continente/carrefour/jumbo(no jumbo não tenho a certeza, mas se há nos outros dois neste também deve haver) na parte da jardinagem. Deve de haver outros sitios em que podes comprar(lojas dedicadas às plantas, penso eu).
Recommended Posts