JDiogo Publicado Junho 7, 2004 Share Publicado Junho 7, 2004 Olá pessoal! Tenho andado a utilizar Hortrilon no meu nano, segundo uma receita que vi algures aqui no forum... 100mL agua 1 saqueta hortrilon Gotas limão A minha pergunta é: Quanto tempo aguenta esta mistura no frigorífico??? João Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Junho 7, 2004 Share Publicado: Junho 7, 2004 olá! não há nenhum prazo de validade, mas mais de um mês já não é muito bom. abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vampiro_Boris Publicado: Junho 7, 2004 Share Publicado: Junho 7, 2004 oque seria isso?adubo?existe adubo caseiro??? _______________________________________ Chegar onde eu cheguei, qualquer um chegava, dar a volta por cima que dei, quero ver quem dava! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Junho 8, 2004 Share Publicado: Junho 8, 2004 já agora poderiam-me indicar, seguindo a receita acima indicada, o numero de gotas recomendado por dia para se meter no aqua?? Eu sei que a quantidade dependa da iluminação que se tem, etc,etc,etc mas assim um numero minimo?!! AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Nóbrega Publicado: Junho 8, 2004 Share Publicado: Junho 8, 2004 qual é o tamanho do teu aquário, tipo de plantas, em que quantidades, a iluminação e a injecção de CO2? abraços! Categoria: Humano. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Junho 8, 2004 Share Publicado: Junho 8, 2004 Olá nos! Corrijam-me se estiver enganado, mas o numero de gostas depende dos factores que o taslixado referiu. Se tiveres um iluminação forte, as plantas necessitam de mais nutrientes, então tens de aumentar o numero de gotas. HAsta Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jatbas Publicado: Junho 8, 2004 Share Publicado: Junho 8, 2004 eu sei disso, so queria saber o numero minimo de gotas mesmo. Tenho um (inicio de) plantado com 46 litros, que tem agora, mais ou menos 38 litros. Duas lampadas de 15W dayligth, injecção de co2 e tou a usar aquamin da tetra. AquaWizard Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Junho 8, 2004 Share Publicado: Junho 8, 2004 oque seria isso?adubo?existe adubo caseiro??? Sim, adubo pseudo caseiro! é adubo para plasntas terrestres que por acaso não tem nitratos nem fosfatos é só traces.. é bastante barato... uma saqueta dá para (no meu caso) 250 ml de fertilizante. 4 euros compras várias saquetas... logo fertlizante barato... No brasil pode não existir..ou pode existir outros com nomes diferentes... Abraços! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Carvalho Publicado: Julho 10, 2004 Share Publicado: Julho 10, 2004 Olá a todos! Porquê as GOTAS DE LIMÃO??? Nuno Carvalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Madeira Publicado: Julho 10, 2004 Share Publicado: Julho 10, 2004 O limão funciona como anti-oxidante (conservante). Ao natural Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Carvalho Publicado: Julho 11, 2004 Share Publicado: Julho 11, 2004 Miguel Madeira, obrigado pela resposta!! A unica coisa que me tinha passado pela cabeça era que servia para por a solução em meio acido...mas dp n fazia sentido o pk do meio acido! Mas como anti-oxidante faz sentido! Nuno Carvalho Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Julho 12, 2004 Share Publicado: Julho 12, 2004 claro que faz sentido essa do ambiente ácido! O EDTA quelante usado (quelante usado para que o ferro e outros elementos se mantenham dissolvidos e acessiveis para as plantas), degrada-se em ambientes alcalinos... faz todo o sentido! se quiseres podes colocar um pouco de ácido muriático HCl também é bom! O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Alves Publicado: Julho 12, 2004 Share Publicado: Julho 12, 2004 voçes já repararam que esse produto tem uma concentração elevada de Cobre de 2.5 Cu para 5 de Ferro. :D Sabendo nós que o Cobre é venenoso e que basta uma ligeira dose para matar os peixes, algum de voçês já teve algum problema ?? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Julho 12, 2004 Share Publicado: Julho 12, 2004 Olá! O quanto eu sei umas trocas parciais de água regulares resolverá o problema. Fica bem! Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JDiogo Publicado: Julho 13, 2004 Autor Share Publicado: Julho 13, 2004 oi pessoal! Fiz uma poda abundante ao aqua....mudei a garrafa de CO2....e comprei um adubo NPK com as seguintes caracteristicas: 9 Azoto 3 Fosforo (P2O5) 8 Potássio Tem ainda elementos trace: manganes, ferro, boro, cobre, zinco, molibdénio e colbalto (não diz em k percentagem!) Coloquei 5 gotas deste em 25L agua.... acham bem? De qt em qt tempo devo por? Continuo a por o Hortrilon? João Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Alves Publicado: Julho 14, 2004 Share Publicado: Julho 14, 2004 eu não usava isso por duas razões. 1º porque esse adubo quase de certeza é de plantas de interior. E sendo assim têm grandes quantidades de Nitrogénio sob a forma de Amónia e também Ureia, que são muito tóxicos para os peixes como sabes ( tens peixes ? ). 2º Uma adubagem eficiente implica uma minimalização do fosforo em relação a todos os outros nutrientes , ( o que não se passa nesse adubo que falas ). O fosforo contido nos restos de alimentação e excrementos dos peixes geralmente é mais que suficiente pois as plantas aprendem a sobreviver com quantidades minimas de fosforo, ao contrário das algas. Daí a grande invasão de algas que se dá ao adicionarmos fosforo em demasia. eu optava por um fertilizante sem fosforo. Mais tarde inseria fosfatos á parte apenas em concentrações que as plantas possam absorver muito rápido para não dar tempo às algas. boa sorte Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
minidiogo Publicado: Julho 14, 2004 Share Publicado: Julho 14, 2004 Olá! Bem, as minhs plantas têm falta de azoto, porque estão a ficar pretas. Tenho aqui um adubo NPK, com os seguinte valores: 6-3-6. O valor do Ferro é de 0.03%. Oligoelementos: Boro, cobre, ferro, manganês, molibdénio e zinco. Acham que deverei procurar um adubo com os factores N e K mais altos? Abraços! Diogo Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Borges Publicado: Julho 14, 2004 Share Publicado: Julho 14, 2004 Olá JDiogo, fizeste bem em ter o cuidado de comprar um NPK com baixo nível de fósforo em relação ao azoto e ao potássio. No entanto creio que exageraste na dose, 5 gotas é MUITO para 25 litros, corres o sério risco de ter um boom de algas nos próximos dias. Eu colocaria uma gota de dois em dois dias. É muito importante fazer adubação NPK diluida no tempo, para que nunca atinjas niveis muito elevados de qualquer um desses macro-nútrientes. Eu diria que a dose deve ser sempre uma gota e a periodicidade da abubagem é que deve variar. No entanto fizeste outra coisa errada na minha opinião. O teu aquário está bem plantado e começava a demonstrar sinais de insuficiência de macro-nutrientes, no entanto, se fizeste uma grande poda como dizes, nada te diz que essa insuficiencia continue a existir pois tens menos massa vegetal a consumir nutrientes. Em suma: acho que exageraste Se tiveres um boom de algas não desesperes, remove durante uns tempos o que puderes manualmente e dentro de umas semanas a coisa volta à estabilidade. Acham que deverei procurar um adubo com os factores N e K mais altos Regra geral, quanto menos fósforo contiver, melhor. Cede esse à tua mãe para regar as plantas e crava-lhe um mais ao género do do JDiogo, ou mesmo um 12-3-5 que já ví ou lí por aí algures. Um abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JDiogo Publicado: Julho 16, 2004 Autor Share Publicado: Julho 16, 2004 Obrigado pela resposta! Já agora outra coisa: Devo continuar a por Hortrilon???? É que esse adubo NPK já tem alguns micronutrientes! João Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Miguel Madeira Publicado: Março 5, 2005 Share Publicado: Março 5, 2005 E então, já alguém formou opiniões sobre o uso do hortrilon, baseadas na experiênçia, passados estes mesitos? É ou não prejudicial aos peixes? É ou não possível eliminar os prejuizos com tpa´s? Aproveito para dizer que o dito cujo está a um euro no Continente. Comecei à pouco tempo a usar hortrilon com npk, numa proporção de 25/1 (tudo à mistura), o que acham? Ao natural Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Vitor Publicado: Março 6, 2005 Share Publicado: Março 6, 2005 Se a malta tiver consciência que o que aquilo tem são trace elements, que são necessários em quantidades diminutas, na ordem dos infinitésimos, não terão problemas e será um bom fertilizante! O que as plantas consomem em quantidades mais substanciais, são os tais macronutrientes, a referir alguns: -potássio -fosfatos -nitratos -carbono (do co2) etc... Eu basta-me meter muito pouco de cada vez que faço as mudas, chega, mas devo referir que antes usava bem mais e os peixes não sentiam problemas, no entanto era desnecessário, e acho que as plantas sofriam mais de uma overdose de fertilizante que os peixes. O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hotrodder Publicado: Março 6, 2005 Share Publicado: Março 6, 2005 onde é que se compra esse hortilon?? abraço A Água está cada vez mais Viva! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TazMan Publicado: Março 6, 2005 Share Publicado: Março 6, 2005 No continente/carrefour/jumbo(no jumbo não tenho a certeza, mas se há nos outros dois neste também deve haver) na parte da jardinagem. Deve de haver outros sitios em que podes comprar(lojas dedicadas às plantas, penso eu). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts