Recommended Posts

Publicado

pessoal.

venho peguntar se a akadama é um substracto fértil ou inerte?

há pessoal que me diz que sim, outro que me diz que não.

no forum já pesquisei e não encontrei nada.

alguem me pode ajudar...

e já agora, como é constituida a akadama?(nutrientes)

se for inerte, qual é a melhor forma de a nutrientalizar( :tongue: ).

alguem tem alguma técnica especifica que tenha visto que o resultado é bom?

a longo prazo, qual é a melhor opção, usar substracto fértil, ou usar bolinhas de fertilizante, tendo em conta o preço de cada 1?

Publicado:

Boas!

A Akadama é uma argila vulcânica japonesa.

Tal como referiste há quem diga que é fértil e outros que é inerte.

A Akadama tem na sua constiuição apenas micronutrientes.

Na minha opinião, e dependendo da tua experiência, a melhor solução é usar apenas a Akadama e realizares posteriormente fertilizações liquidas. Isto porque a utilização de substratos fertéis por baixo da AKADAMA apresenta alguns riscos, entre os quais a libertação excessiva de nutrientes para a coluna de água podendo levar ao surto de algas no aquário.

Publicado:
Boas!

A Akadama é uma argila vulcânica japonesa.

Tal como referiste há quem diga que é fértil e outros que é inerte.

A Akadama tem na sua constiuição apenas micronutrientes.

Na minha opinião, e dependendo da tua experiência, a melhor solução é usar apenas a Akadama e realizares posteriormente fertilizações liquidas. Isto porque a utilização de substratos fertéis por baixo da AKADAMA apresenta alguns riscos, entre os quais a libertação excessiva de nutrientes para a coluna de água podendo levar ao surto de algas no aquário.

então a akadama é um substracto fértil...certo?

depois só é necessária a fertelização liquida

Publicado:

Olá.

no forum já pesquisei e não encontrei nada.

Não deves ler bem as coisas então... :shock:

O que não falta aqui no Fórum são tópicos com discussões sobre se a Akadama é fértil ou não.

Quanto a manter um aquário plantado a longo prazo... há mais do que uma maneira de esfolar um gato. Ou seja, há montes de maneiras para fazer isso que perguntas e todas elas funcionam. Qual a melhor...? Isso já depende de cada um.

Eu estar a dizer que me dou bem com fertilização líquida e outra pessoa dizer que um substracto fértil é que é bom, e ainda outro dizer que basta ir enterrando pastilhas de nutrientes no areão... não leva a nada. Cada aquário é um aquário, e cada um sabe de si...

Basta procurar pelo Fórum nos tópicos de bons aquários plantados e ver o setup dos mesmos e a sua manutenção.

A partir daí, tens de tirar as tuas conclusões... mais do que isto e o pessoal vai aí a casa montar-te o aquário...

Não sei se querias dizer isso, mas eu percebi dessa maneira... mas será que noutros areões o perigo não será semelhante? Acho que não nos podemos restringir a haver perigo somente quando são utilizados com Akadama. Foi a ideia com que fiquei...

E para finalizar... muito bem, esclarecem que a Akadama é um substracto fértil de micronutrientes apenas... mas esquecem-se de salientar o mais importante!!

Esses micronutrientes encontram-se numa forma não assimilável pelas plantas... estão oxidados e não quelatados. Até as plantas os conseguirem utilizar, é obrigatória a sua transformação por parte de micro-organismos.

Mas agora vem a pergunta do milhão de euros... podemos confiar nesses micro-organismos e na Akadama apenas para fornecer os micronutrientes às nossas plantas?

Até hoje, nunca vi um aquário plantado exigente (boa iluminação, CO2, etc...) só com akadama no fundo que não precisasse de ser fertilizado com micronutrientes sobre a forma líquida.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Até hoje, nunca vi um aquário plantado exigente (boa iluminação, CO2, etc...) só com akadama no fundo que não precisasse de ser fertilizado com micronutrientes sobre a forma líquida.

nem com akadama, nem com nenhum substrato....

quanto a não serem assimilaveis...transformam-se, especialmente se estiverem em quantidades muito grandes presentes. Senão nenhum outro substrato o poderia fornecer tambem...a não ser sob a forma de organismos ainda em decomposição, mas novamente teriam de passar pelo mesmo ciclo dos outros e todos os micros que acabassem oxidados no substrato estariam basicamente no lixo, o que não é verdade.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
Não sei se querias dizer isso, mas eu percebi dessa maneira... mas será que noutros areões o perigo não será semelhante? Acho que não nos podemos restringir a haver perigo somente quando são utilizados com Akadama. Foi a ideia com que fiquei...

Apenas referi a AKADAMA porque era sobre o que estavamos a falar no tópico.

Mas é sempre bom esclarecer estes pontos para que não se fiquem com ideias erradas. Tal como o Luís referiu o risco ocorre também com outros areões e não apenas com a AKADAMA.

Cump,

Rui Pedro Costa