Recommended Posts

Publicado

Oi, tenho um aquário de 100 litros, que comprei à cerca de dois meses em kit com um filtro externo Fluval 104 e que trazia um saco de carvão activo.

A minha pergunta é se deve manter o carvão activo eternamente..., ou devo substituir por outro e de quanto em quanto tempo ou se simplesmente não faz falta nenhuma.

Que outras matérias filtrantes poderei usar no filtro, além da cerâmica?

Abraços

Abraços,

Pedro Oliveira

Publicado:

Olá!

O carvao é utilizado somente a seguir aos medicamentos, para retirar restos dos mesmos. De resto penso que seja desnecessário a utilização do mesmo.

HAsta

Diogo Oliveira

Publicado:

Boas,

É necessário algum cuidado com o carvão activado pois quando fica saturado começa a devolver para a água tudo o que reteve. Segundo o que li, o carvão de óptima qualidade tem um tempo de vida de cerca de 1 mês. Embora tenha a vantagem de retirar químicos e colorantes da água, também retira nutrientes importantes (especialmente para as plantas) e corta o efeito de muitos aditovos e medicamentos que se estejam a usar.

Pessoalmente, prefiro substitui-lo por cerâmicas porosas e aumentar assim a filtragem biológica

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas

eu comprei uma cena que é carvão activo + removedor de amonia + qq coisa... ZeoCarb da nutrafin, tirou me o amarelo da agua (tronco) e achei bacano, tenho um filtro do mesmo modelo que o teu.

Abraços

• 1 mês depois...
Publicado:
O carvao é utilizado somente a seguir aos medicamentos, para retirar restos dos mesmos. De resto penso que seja desnecessário a utilização do mesmo.

O carvão serve essencilamente para o ciclo dos aquários, e não so para eliminar medicamentos. Como compraste um aqua novo, é importante que deixes o carvao umas duas semanas no tempo de ciclo do aquário. Aquando a introdução dos peixes, retirar o carvão do filtro.

:(

Pic_652_1.jpg
Publicado:

com os meus aquas, fiz sempre o ciclo com o carvão nos filtros (externos). O porquê disso foi por me terem ensinado assim, o que disse foi o que me ensinaram, porque como é obvio, uma pessoa não nasce ensinada. Baseio-me no facto de o carvão activado absorver/reter as impurezas presentes na água nocivas aos peixes. Nunca deve ser usado mais do que 2 semanas, senão fará o oposto do pretendido. Há quem use plantas e não carvão no ciclo, como o caso do mini, não sei se será melhor ou pior, eu mantenho-me ""fiel"" ao carvao :wink:

Miguel, Não sei se estavas a espera duma resposta mais aprofundada, no entanto so te posso dizer isto, mas atenção, o que eu digo não se escreve obrigatoriamente, cada pessoa tem a sua teoria e o seu método de ciclar o aquário.

:(

Pic_652_1.jpg
Publicado:

Olá!

Quanto ao ciclo, nunca ouvi dizer nada sobre que o carvão activado ajuda a ciclar, mas sim que as plantas ajudam a ciclar o aquário.

Se o aquário for densamente plantado, ao se colocar o carvão activado, este irá eliminar os nitratos. Então o carvao activado está a eliminar factores essenciais para as plantas. As plantas para além de oxigenarem a água ao realizar a fotossintese também ajudam à renovação dos detritos orgânicos. Como também limpam a água de residuos orgênicos como a alimentação dos peixes e fezes que se depositam na água. Estas decompõem-se e servem como adubo para as plantas, ou seja Nitratos que serão absorvidos pelas plantas.

Chegamos a uma conclusão que o carvão activado não serve para nada em aquários plantados e as plantas servem para muitas coisas.

Isto é apenas um raciocinio.

Abraços.

Diogo Oliveira

Publicado:

Para evitar estar-me sempre a repetir (este assunto foi debatido vezes sem conta :D ) deixo este pequeno excerto:

"(...) A filtragem química (p.ex. carvão activado, zeólitos) pode retirar (dentro de certos limites) substâncias tais como amónia, metais pesados, matéria orgânica dissolvida, etc. quimicamente. A filtragem química é mais usada para lidar com problemas de curto prazo, tais como remover medicamentos após terem cumprido a sua função, ou purificar a água da torneira antes de ir para o aquário. Um aquário saudável não necessita de filtros químicos tais como o carvão activado. Um ponto em particular não se pode deixar de reafirmar. TODOS OS AQUÁRIOS TÊM DE TER FILTRAGEM BIOLÓGICA. Embora a filtragem química consiga remover a amónia em certas condições NÃO É uma solução definitiva.(...)"

...retirado de http://faq.thekrib.com/pt/begin-hardware.html

Conclusão, depois do carvão activado cumprir o seu papel "purificador", é aconselhavel a sua substituição por outras matérias filtrantes que proporcionem filtragem biológica, para além das já existentes obviamente.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!