POdesign Publicado Junho 7, 2004 Publicado Junho 7, 2004 Oi, tenho um aquário de 100 litros, que comprei à cerca de dois meses em kit com um filtro externo Fluval 104 e que trazia um saco de carvão activo. A minha pergunta é se deve manter o carvão activo eternamente..., ou devo substituir por outro e de quanto em quanto tempo ou se simplesmente não faz falta nenhuma. Que outras matérias filtrantes poderei usar no filtro, além da cerâmica? Abraços Citar Abraços, Pedro Oliveira
minidiogo Publicado: Junho 7, 2004 Publicado: Junho 7, 2004 Olá! O carvao é utilizado somente a seguir aos medicamentos, para retirar restos dos mesmos. De resto penso que seja desnecessário a utilização do mesmo. HAsta Citar Diogo Oliveira
paulo duarte Publicado: Junho 7, 2004 Publicado: Junho 7, 2004 Boas, É necessário algum cuidado com o carvão activado pois quando fica saturado começa a devolver para a água tudo o que reteve. Segundo o que li, o carvão de óptima qualidade tem um tempo de vida de cerca de 1 mês. Embora tenha a vantagem de retirar químicos e colorantes da água, também retira nutrientes importantes (especialmente para as plantas) e corta o efeito de muitos aditovos e medicamentos que se estejam a usar. Pessoalmente, prefiro substitui-lo por cerâmicas porosas e aumentar assim a filtragem biológica Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
karp Publicado: Junho 7, 2004 Publicado: Junho 7, 2004 Boas eu comprei uma cena que é carvão activo + removedor de amonia + qq coisa... ZeoCarb da nutrafin, tirou me o amarelo da agua (tronco) e achei bacano, tenho um filtro do mesmo modelo que o teu. Abraços Citar
Tiago Proença Publicado: Julho 18, 2004 Publicado: Julho 18, 2004 Tambem gostava de saber quais as materias filtrantes ideais para o fluval 104 que se complementem umas as outras, tem 3 compartimentos para por 3 matérias Citar EX-Naysel
ZANITO Publicado: Julho 18, 2004 Publicado: Julho 18, 2004 O carvao é utilizado somente a seguir aos medicamentos, para retirar restos dos mesmos. De resto penso que seja desnecessário a utilização do mesmo. O carvão serve essencilamente para o ciclo dos aquários, e não so para eliminar medicamentos. Como compraste um aqua novo, é importante que deixes o carvao umas duas semanas no tempo de ciclo do aquário. Aquando a introdução dos peixes, retirar o carvão do filtro. Citar
Miguel Madeira Publicado: Julho 18, 2004 Publicado: Julho 18, 2004 O carvão serve essencilamente para o ciclo dos aquários Podes aprofundar isto, sff ? Ou seja, de que forma o carvão auxilia o ciclo? Citar Ao natural
ZANITO Publicado: Julho 18, 2004 Publicado: Julho 18, 2004 com os meus aquas, fiz sempre o ciclo com o carvão nos filtros (externos). O porquê disso foi por me terem ensinado assim, o que disse foi o que me ensinaram, porque como é obvio, uma pessoa não nasce ensinada. Baseio-me no facto de o carvão activado absorver/reter as impurezas presentes na água nocivas aos peixes. Nunca deve ser usado mais do que 2 semanas, senão fará o oposto do pretendido. Há quem use plantas e não carvão no ciclo, como o caso do mini, não sei se será melhor ou pior, eu mantenho-me ""fiel"" ao carvao Miguel, Não sei se estavas a espera duma resposta mais aprofundada, no entanto so te posso dizer isto, mas atenção, o que eu digo não se escreve obrigatoriamente, cada pessoa tem a sua teoria e o seu método de ciclar o aquário. Citar
minidiogo Publicado: Julho 18, 2004 Publicado: Julho 18, 2004 Olá! Quanto ao ciclo, nunca ouvi dizer nada sobre que o carvão activado ajuda a ciclar, mas sim que as plantas ajudam a ciclar o aquário. Se o aquário for densamente plantado, ao se colocar o carvão activado, este irá eliminar os nitratos. Então o carvao activado está a eliminar factores essenciais para as plantas. As plantas para além de oxigenarem a água ao realizar a fotossintese também ajudam à renovação dos detritos orgânicos. Como também limpam a água de residuos orgênicos como a alimentação dos peixes e fezes que se depositam na água. Estas decompõem-se e servem como adubo para as plantas, ou seja Nitratos que serão absorvidos pelas plantas. Chegamos a uma conclusão que o carvão activado não serve para nada em aquários plantados e as plantas servem para muitas coisas. Isto é apenas um raciocinio. Abraços. Citar Diogo Oliveira
Governa Publicado: Julho 18, 2004 Publicado: Julho 18, 2004 Para evitar estar-me sempre a repetir (este assunto foi debatido vezes sem conta :D ) deixo este pequeno excerto: "(...) A filtragem química (p.ex. carvão activado, zeólitos) pode retirar (dentro de certos limites) substâncias tais como amónia, metais pesados, matéria orgânica dissolvida, etc. quimicamente. A filtragem química é mais usada para lidar com problemas de curto prazo, tais como remover medicamentos após terem cumprido a sua função, ou purificar a água da torneira antes de ir para o aquário. Um aquário saudável não necessita de filtros químicos tais como o carvão activado. Um ponto em particular não se pode deixar de reafirmar. TODOS OS AQUÁRIOS TÊM DE TER FILTRAGEM BIOLÓGICA. Embora a filtragem química consiga remover a amónia em certas condições NÃO É uma solução definitiva.(...)" ...retirado de http://faq.thekrib.com/pt/begin-hardware.html Conclusão, depois do carvão activado cumprir o seu papel "purificador", é aconselhavel a sua substituição por outras matérias filtrantes que proporcionem filtragem biológica, para além das já existentes obviamente. Citar • FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt • DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394
ZANITO Publicado: Julho 19, 2004 Publicado: Julho 19, 2004 ""e ma nada""!!!! mais uma pessoa q pensa como eu :D :D Citar
Recommended Posts