dspanholi Publicado Março 5, 2008 Publicado Março 5, 2008 Sou iniciante neste hobby, e comprei um aquário 55x40x35, que montei há mais de 30 dias. Deixei ele ligado por 20 dias sem peixes, após este período incluí os seguintes peixes: 6 - paulistinhas 3 - matogrossos 1 - telescópio 1 - tetra albino 2 - acarás-bandeira O aquário está equipado com 2 filtros externos, que fazem a filtragem com carvão ativado e um tipo de feltro; um dos filtros também tem uma esponja, que segundo o dono da loja que me vendeu, disse que serve para fazer a biologia. Ocorre que hoje fiz o teste de nitritos, e aparece em nível mais alto da tabela, qual seja, 2,8ppm!!! Estando este em nível altíssimo. O PH é 7.0, a temperatura 30ºc e a amônia é 0. Acho que o nível alto de nitritos se deve ao fato de eu ter incluído muitos peixes de uma vez só, o que não é bom (fato este que o dono da loja que me vendeu esqueceu de me informar), mas o que me intriga é o fato de o nível de amônia estar em zero. O que é ideal para baixar urgentemente o nível dos nitritos, visto que se encontram em nível altíssimo? Citar
oliveira-nuno Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 O que é ideal para baixar urgentemente o nível dos nitritos, visto que se encontram em nível altíssimo? Na minha opiniao introduzis-te muitos peixes de uma so vez.. Mas ta feito tá feito.. Agora aconselho para ja a uma troca parcial de agua.. a ver se isso melhora Atenção a temperatura pra esse telescopio.. Mais cedo ou mais tarde vais ter problemas Citar
Daniel Santos Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 TENS PEIXES A MAI NESSE AKUA!! Tiras alguns ou morrem todos................. de resto e meter comida de 4 em 4 dias e fazer muitas tpa´s e meter nitrivec(isto nao resulta se nao tiares peixes) Cujmps Citar *
Aqua T Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 TENS PEIXES A MAI NESSE AKUA!! Tiras alguns ou morrem todos................. de resto e meter comida de 4 em 4 dias e fazer muitas tpa´s e meter nitrivec(isto nao resulta se nao tiares peixes) Cujmps Comida de 4 em 4 dias e aí é que os peixes morrem... Já te disse que o nitrivec não diminui os nitratos nem a amonia isso é o toxivec!! dspanholi: Tal como ja disse o oliveira-nuno, o melhor que tens a fazer nestas situações é tpas, mas tambem tens peixes que sujam muito nesse aquário, nomeadamente o telescopio, e esse aquário é muito pequeno para dois escalares adultos, enquanto forem pequenos estão bem mas depois vão crescer e precisar de outra casa. Aconselho-te a pensares me regorganizar a tua fauna. Abx Citar
Daniel Santos Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 Comida de 4 em 4 dias e aí é que os peixes morrem... Já te disse que o nitrivec não diminui os nitratos nem a amonia isso é o toxivec!! dspanholi: Tal como ja disse o oliveira-nuno, o melhor que tens a fazer nestas situações é tpas, mas tambem tens peixes que sujam muito nesse aquário, nomeadamente o telescopio, e esse aquário é muito pequeno para dois escalares adultos, enquanto forem pequenos estão bem mas depois vão crescer e precisar de outra casa. Aconselho-te a pensares me regorganizar a tua fauna. Abx Eu sei que o nitrivec nao elemina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Simplesmente sao bacterias! (nao e dificil depensa rpk sao precisas) depois de 4 em 4 dias os peixes nao morrem aguantam-se ate 7 dias sem comer( alias de os meteres 6 dias sem comer ou com pouquissima comida eles nao morrem e ficas com o problema temporariamente resolvido!) agr tens e peixes a mais! Citar *
Aqua T Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 Eu sei que o nitrivec nao elemina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Simplesmente sao bacterias! (nao e dificil depensa rpk sao precisas) depois de 4 em 4 dias os peixes nao morrem aguantam-se ate 7 dias sem comer( alias de os meteres 6 dias sem comer ou com pouquissima comida eles nao morrem e ficas com o problema temporariamente resolvido!) agr tens e peixes a mais! As bactérias extra podem atenuar o efeito, mas não vão resolver o problema!! Os peixes aguentam ate 7 dias sem comer, mas no 7 dia ja estao tao fracos que à minima coisa morrem! O que se pode fazer é dar menos comida e deixar uns dos dias da semana sem comer, agora de 4 em 4 dias, so os vai por mais fracos e mais sujeitos a morrerem devido ao alto nivel de nitratos! Não percebi o que queres dizer com "alias de os meteres 6 dias sem comer ou com pouquissima comida eles nao morrem e ficas com o problema temporariamente resolvido" porque so ficas com os peixes esfomeados, não removes os nitratos em excesso assim tão depressa! dspanholi Podes ter o areao muito sujo, experimenta limpa-lo. Abx Citar
oliveira-nuno Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 Concordo com o Aqua-t pois parece-me que "cortar na racção" na sera a melhor solução.. Certo que com 6 dias sem alimento podera baixar parte dos valores, mas vai delibitar muito os peixes.. Imagina tu sem comer 6 dias, aguentas mas o teu metabolismo e anti corpos vao enfraquecer e ficar mais sujeito a virus e doenças, acho que comos peixes se trata do mesmo.. Como disse antes aconselho Tpa e realmente a re-considerares essa fauna como diz o aqua-T pois tens um aquario pequeno e esse telescopio por exemplo nas assenta la mutito bem ai.. Citar
Daniel Santos Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 oliveira-nuno, os peixes nao se alimentam todos os dias no seu meio natural nem seclahar a semanas em que nao comem. Nao tem la flocozinhos para comer! Quanto a ti aqua-t podes ter razao mas sei que o nitrivec ajuda e podes dar comida de 2 em 2 dias e muito pouca!! MAs priemiro tem de tirar alguma fauna senao toda!! Com a fauna que tem para a llitragem nunca mais la xega (pelo menos sem haver baixas) OLha faz o que o aqua-t diz e limpa o areao a soluçao melhor na minha opiniao era tirar o telescopoio e mais 2 ou 3 e ai tentar descer esses niveis!! Cumps Citar *
oliveira-nuno Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 eu sei :D Mas tambem certamente que o valor nutricional da alimentaçao que nos damos (flocos) para o capturado por eles é diferente.. Mas isso é promenores o importante é ajudar o rapaz Abraço Citar
dspanholi Publicado: Março 6, 2008 Autor Publicado: Março 6, 2008 Caros amigos, Efetuei a troca parcial da água e adicionei Nitrivec. Aguardarei mais uns 3 dias e farei mais uma TPA. Feito isso, farei novos testes para ver os resultados, assim que eu estiver com estes novos resultados da água eu informo. Andei verificando e constatei que é normal que os nitritos estejam altos neste período, vez que o aquário ainda estava em fase de ciclagem, pois o aquário só estará em condições de receber os peixes quando os índices de amônia e nitritos estivessem zerados. Num primeiro momento o aquário recém montado ficará com os índices de amônia em alta, conforme for baixando a amônia os nitritos irão subir, chegando ao pico máximo logo que a amônia zerar, e, é exatamente nesta fase de ciclagem que meu aquário se encontra, qual seja: amônia recém zerada e nitritos altos. Pelas estatísticas, o nitrito começará a baixar em breve e zerando em até 10 dias. Acessem este link, onde há um gráfico representando o que falo: http://www.ciclideos.com/o-ciclo-do-azoto-...uarios-a27.html Abraço a todos. Citar
Daniel Santos Publicado: Março 6, 2008 Publicado: Março 6, 2008 Normalmente o ciclo de que fala esse link!! Não se faz com peixes!!!! NUNCa com a quantidade que tens... CUmps (da proxima vez informate melhor par anao haver òbitos) Citar *
burriex Publicado: Março 7, 2008 Publicado: Março 7, 2008 Caros amigos, Efetuei a troca parcial da água e adicionei Nitrivec. Aguardarei mais uns 3 dias e farei mais uma TPA. Feito isso, farei novos testes para ver os resultados, assim que eu estiver com estes novos resultados da água eu informo. Andei verificando e constatei que é normal que os nitritos estejam altos neste período, vez que o aquário ainda estava em fase de ciclagem, pois o aquário só estará em condições de receber os peixes quando os índices de amônia e nitritos estivessem zerados. Num primeiro momento o aquário recém montado ficará com os índices de amônia em alta, conforme for baixando a amônia os nitritos irão subir, chegando ao pico máximo logo que a amônia zerar, e, é exatamente nesta fase de ciclagem que meu aquário se encontra, qual seja: amônia recém zerada e nitritos altos. Pelas estatísticas, o nitrito começará a baixar em breve e zerando em até 10 dias. Acessem este link, onde há um gráfico representando o que falo: http://www.ciclideos.com/o-ciclo-do-azoto-...uarios-a27.html Abraço a todos. Na minha humilde opinião fizes-te então mais umas coisitas mal nesse ciclo, se calhar por causa do vendedor não te explicar, nomeadamente tens 2 filtros externos para um aquário tão pequeno o que na minha ideia é desnecessário, e de certo que em nenhum deles tem cerâmica que ajudam a fixar as bactérias que fazem esse ciclo, não puses-te nenhum aditivo para a criação de bactérias, que não é obrigatório mas ajuda, de certo que não deixas-te a luz ligado o maior número de horas possivel nem foste pondo comida de 2 em 2 dias por exemplo, e devias ter posto 1 peixito resistente para te ajudar no ciclo. Eu tou a dizer isto porque 20 dias (foi o que disses-t) seria mais que suficiente para completar todo o ciclo dum aqua dessas dimensões, ficas então com estas dicas para te ajudarem no futuro. Os entendidos que me corrijam se tiver errado. Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
aquaMaster Publicado: Março 7, 2008 Publicado: Março 7, 2008 ola companheiro, a melhor e mais rápida forma de eliminar os nitritos, fosfatos e amónio ( que stão todos relacionados entre si) é usares o tão famoso Tetra easyBalance..remédio santo.. Adeus Citar
João Faria Publicado: Março 7, 2008 Publicado: Março 7, 2008 Boas, Atenção: de acordo com com o que entendi da Tetra, o Easybalance equilibra o pH, o KH, combate os fosfatos e os nitratos. Não tem qualquer influência na amónia e nos nitritos. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Daniel Santos Publicado: Março 7, 2008 Publicado: Março 7, 2008 Boas,Atenção: de acordo com com o que entendi da Tetra, o Easybalance equilibra o pH, o KH, combate os fosfatos e os nitratos. Não tem qualquer influência na amónia e nos nitritos. Cumps. Tens razão TIlapia!!!!! De resto quanto ao que o membro burriex disse acho que so disse uma coisa mal! Foi o facto de 2 filtros externos seram um exagero ! É verdade mas tem o seu lado negativo pois tem um telescopio no aqua quee econhecido por um peixe que suja muito!!! E como quanto mais filtragem melhor acho que deves continuar com os dois lavando-os poucas vezes e sempre com agua das tpa´s. Faz t´pa´s de dois em dois dias de 20 % e mete ceramicass no fltro se possivel!!! Cumps Citar *
aquaMaster Publicado: Março 8, 2008 Publicado: Março 8, 2008 QUOTE(Tilapia @ Mar 7 2008, 06:13 PM) Boas, Atenção: de acordo com com o que entendi da Tetra, o Easybalance equilibra o pH, o KH, combate os fosfatos e os nitratos. Não tem qualquer influência na amónia e nos nitritos. Cumps. Oi, axo k está enganado pois se conhecer o cuclo..a amónia está directamente relacionada com a presença dos fosfatos e depois com os nitritos...ou seja se existe um tem oo outro..pois quando eu tive os níveis de nitritos altos tinha os de fosfato e portanto resolvi adicionar Tetra easyBalance e foi remédio santo, todo em 0..fala a voz da experiência...hehe Cumprimentos.. Citar
João Faria Publicado: Março 8, 2008 Publicado: Março 8, 2008 Boas, Conheço o ciclo do azoto, sim senhor. Amónia -> nitritos -> nitratos. Se o Easybalance combater os nitratos, não impedirá o surgimento de nitritos, pois estes surgem antes dos nitratos e a seguir à amónia. Os nitratos são produto da transformação da amónia em nitritos e destes em nitratos. Quanto aos fosfatos, tanto quanto sei, não provêm dos nitratos; não fazem parte do ciclo. Libertam-se de plantas mortas, peixes mortos e da comida. De qualquer forma, limitei-me a repetir o que indicava o site da Tetra: nenhuma menção à amónia e aos nitritos. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Daniel Santos Publicado: Março 8, 2008 Publicado: Março 8, 2008 Boas,Conheço o ciclo do azoto, sim senhor. Amónia -> nitritos -> nitratos. Se o Easybalance combater os nitratos, não impedirá o surgimento de nitritos, pois estes surgem antes dos nitratos e a seguir à amónia. Os nitratos são produto da transformação da amónia em nitritos e destes em nitratos. Quanto aos fosfatos, tanto quanto sei, não provêm dos nitratos; não fazem parte do ciclo. Libertam-se de plantas mortas, peixes mortos e da comida. De qualquer forma, limitei-me a repetir o que indicava o site da Tetra: nenhuma menção à amónia e aos nitritos. Cumps. è verdade pois1!!!! O que se poe e bactirias (nitrviec) par aaumentar o nmr de bacterias e descer os nitritos! Easy balance nao epara isso! Cumps Citar *
Recommended Posts