Recommended Posts

Publicado

ola pessoal.

tenho andado a fazer um movel para um aqua (que ainda esta em montagem) inicialmente para agua doce.

mas tenho andado a pensar em montar um salgado.

ainda não mandei cortar os vidros mas o movel pode levar um aqua de 40x146cm de base pela altura que quiser.

tem em baixo 3 compartimentos de 40x40cm de base para o sump.

o aqua será para estar pronto num espaço de 2 a 3 meses (quero que seja bem pensado e é para se fazer aos fins de samana)

para começar queria colocar algumas questões.

com que altura devera ser o aqua?

quantos furos aconcelhem?

qual a altura ideal do sump? (acham alguma logica ter 2 sump's ou sera uma pergunta idiota)

depois de me ajudarem a escolher as medidas, vou "chatear" com o equipamento, mas cada coisa ao seu tempo.

cumprimentos

gallery_16085_439_2915.jpg
Publicado:
com que altura devera ser o aqua?

quantos furos aconcelhem?

qual a altura ideal do sump? (acham alguma logica ter 2 sump's ou sera uma pergunta idiota)

depois de me ajudarem a escolher as medidas, vou "chatear" com o equipamento, mas cada coisa ao seu tempo.

cumprimentos

A altura do aqua depende do gosto da pessoa, mas no mínimo 50cm. Depois depende do teu tamanho de braço, mas normalmente não passa dos 70cm. Tens que ter em atenção à necessidade de apanhares qualquer coisa no fundo do aqua que não dá para apanhar com as pinças de plastico. É que se for muito alto, tens que enfiar o braço todo e ainda a cabeça! :Fade-color

Os furos...eu colocava 2..um mais fino para o escuamento do aqua para a sump e o outro mais grosso, talvez de 50mm para teres o ladrão e por dentro desse o outro tubo com o retorno.

A altura ideal depende, mas eu mandei fazer a minha com 40cm, mas se tiver 30cm não deve dar problemas, pois já tive uma assim. Sobre teres 2 sumps, no teu caso pequenas, até é bom. Mais vale ter 2 que uma. Tens é que arranjar maneira de ligares uma à outra através de tubos.

E sobre chateares, tás à vontade! ;)

Publicado:

OK.

50cm minimo ...70cm maximo, vamos fazer o aqua com 60cm (no meio é que esta a virtude), alem de que o aqua tava a pensar fazer em vidro de 10mm com travas pelo comprimento e pela largura.

quanto ao sump saem 2 sump de 40x40x50cm sempre são mais 130L reais.

ora 320L no aqua e mais 130 nos sump, = 450L creio que é bom

quanto aos furos onde os colocavas--- meio...cantos.. e com coluna seca nos 2 ou não

cumprimentos

Publicado:

50cm minimo ...70cm maximo, vamos fazer o aqua com 60cm (no meio é que esta a virtude), alem de que o aqua tava a pensar fazer em vidro de 10mm com travas pelo comprimento e pela largura.

60cm parece-me bem! Sobre a grossura do vidro....para 146cm de comprimento....10mm é pouco, acho que deves fazer de com 12mm, mas eu também pouco percebo disso!

quanto aos furos onde os colocavas--- meio...cantos.. e com coluna seca nos 2 ou não

Aqui depende de onde vais colocar o aqua. Se uma das laterais ficas tapada, ou porque fica encostada à parede ou por outro motivo, colocas nesse canto com coluna seca. Se as laterais ficarem à mostra, colocas a meio, sempre encostado ao vidro de trás.

Publicado:

se calhar vou fazer uma coluna seca em cada canto, na parte de tras, e talvez em cada uma delas faça 2 furos para esconder dentro da coluna as bombas de circulação.

ou as bombas de circulação convem estarem a frente??

que outro material instetico pode ser escondido.. pergunto isto porque prefiro fazer as perguntas antes de fazer o aqua.

para depois não me arrepender de alguma alteração que pudesse ser feita logo de inicio.