primeiro revés


POdesign

Recommended Posts

Olá, vou-lhes contar o meu primeiro revés neste hobby da aquariofilia.

 

Comecei com este hobby à coisa de dois meses com um aquário de 100 litros, aos poucos fui comprando peixes e plantas, começando com 2 tetra serpae, depois 2 colisa labiosa, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, mais 2 tetra serpae e por fim 4 barbos tigres e consecutivamente ao longo destes dois meses para dar tempo às bactérias amigas se desenvolverem.

Até aqui correu-me tudo bem até que comprei 2 pequenos escalares albinos lindos para completar a fauna deste meu aquário, fiz a climatização como mandam as regras e não aparentavam qualquer tipo de doença.

No dia seguinte ao chegar a casa depois do trabalho deparo-me com os dois escalares mortos no fundo do aquário. A minha filha diz que viu durante o dia os escalares a serem perseguidos e mordidos pelos tigres, contundo depois de tirar os escalares do aquário não observei ferimentos nem barbatanas rasgadas, só os olhos estavam inchados, os coitados devem ter morrido de stress.

Agora não sei muito bem quais os peixes que vou comprar para completar o aquário, terá que ser uma espécie bem resistente e que não se deixe intimidar pelos tigres que eu também adoro.

 

Alguém tem sugestões?

 

Um abraço.

Abraços,

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

bem vindo ao fórum :o

 

se gostas tanto de barbos tigres acho que devias por mais uns 4 barbos tigre... tem cuidado é com o tamanho :)

 

quase todos os peixes que tens ai sao asiaticos excepto os corydoras que sao sul americanos.

Como já tens um aquario maioritáriamente asiatico eu ficava-me pelos asisatos e apostava nos barbos :)

 

espero ter ajudado

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os barbos tigre são dos mordedores de barbatanas mais famosos na aquariofilia. Por essa mesma razão, são considerados incompatíveis com os escalares em quase todos os livros e sites deste tema (é como que uma regra de ouro). No teu caso, deve ter-se passado algo de diferente pois os escalares morreram muito depressa :o . Estariam saudáveis?

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aparentemente sim, só achei estranho os olhos estarem inchados, mas penso que isso é um processo natural pós-morte.

 

Contudo a água é um pouco alcalina, por volta dos 7.5 PH.

Abraços,

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá os barbos são peixes exepcionais, mas a misturá-los, só com outros ciprinideos, ou peixes que não tenham barbatanas. É que os barbos tem um comportamento demente quase irracional, nunca estão parados e muito poucos nadam tão rápido como eles, pode ter sido isto que stressou os escalares levando-os à morte.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

as mortes poderão ficar a dever-se ao facto de não teres, (pelo menos nao o dizes como tal depreendo que nao), a devida aclimatização dos escalares. Possivelmente a quimica da água de onde vieram seria bastante diferente, ou temperatura, ou ph.

 

nao me parece que os barbos os tenham morto. mas como ja te disseram poe mais alguns barbos pois tendem a fazer menos estragos.

 

claro que acima de tudo nao mistures peixes que requerem condiçoes diferentes.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que os Barbos lhes "ratassem" as barbatanas, pois são famosos por esse facto, mas não acredito que em tão pouco tempo os matasse. Acredito que tenha sido como diz o Oblivion, o aquário não deve estar aclimatizado. Como estamos de oxigénio? Tens injecção de CO2?

 

A descrição da morte faz-me parecer que eles morreram por falta de oxigénio ou eventualmente stress, mas em caso de stress, não acredito que morressem tão rapidamente.

 

Faz o setup do aquário e posta, talvez aí surjam mais indicações da causa da morte.

 

De resto, pelo sim, pelo não, não coloques mais nenhum peixe no aquário até teres a certeza que os parâmetros estão bons para tal.

 

No caso de já estar estabilizado, eu optaria, visto já teres os Tigres, por colocar uns Barbos Cochinois (acho que é assim que se escreve).

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais