Recommended Posts

Publicado

eu , ando com ideias de fazer um mini reef salgado da nossa costa para ter uns caranguejos e uns camarões , e um ou outro peixe , mas nao tava com ideias de ir para um aquário maior que uns 70 l o que para um salgado é sempre curto , e com estas idas todas as lojas de animais tenho visto alguns lagostins com um aspecto fantástico logo comecei a ponderar a hipótese de voltar a ter em doce mas desses animais ,

e quais sao as questões?

posso optar por um aquário relativamente vertical? do género 70 x 30 x 45

bomba com filtro ou escumador mais bomba de agua?

que fundo para o aquário ?

posso ter camarões mais lagostins ?

caranguejos de agua doce alguém tem?

sao so algumas questões que necessito para tomar uma decisão e poder ir fazer as minhas compritas de equipamento

Publicado:

Boas.

Para camarões de água doce:

posso optar por um aquário relativamente vertical? do género 70 x 30 x 45

bomba com filtro ou escumador mais bomba de agua?

sim, essas medidas são perfeitamente aceitáveis embora 45cm de altura me pareça exagerado. Com 30cm ficas bem servido e sempre podes colocar algumas plantas de baixa manutenção para aumentares a qualidade da água, dar refúgios aos camarões e ficar estéticamente mais agradável. Para filtragem, aconselho um filtro externo, de copo, onde podes fazer filtragem mecânica e biológica.

que fundo para o aquário ?

posso ter camarões mais lagostins ?

Sim, podes mas apenas lagostins anões como, por exemplo, Cambarellus sp.

Publicado:

humm esses lagostins encontram se com facilidade nacionalmente ?

bem tenho de ir as compras

aquário,

filtro externo de copo ( tenho de ir ver valores para eles)

termostato

que género de fundo devo utilizar? que suporte algumas plantadas e musgo de baixa manutençao?

que espécies de flora seriam bem vindas ?

quanto a agua , devo usar agua da torneira e adaptar ?

agua engarrafada e adaptar?

ou devo aventurar me pelo rio douro a dentro e uns buscar umas boas litradas e tb adaptar?

quais os valores aconselhavam e como corrigi los?

as tiras de teste sao de confiança?

Publicado:

va la pessoal , queria ve se comprava amanha o equipamento , o filtro pode ser de cascata?

e as questões do post anterior ainda se mantêm

Publicado:

Bem acabo de negocial a aquisição ao membro José Ribeiro de um cubo 40x40x40 filtro de cascata e termostato

espero domingo começar a instalaçao,

só me falta saber que agua devo usar torneira engarrafada ou rio

Publicado:

boas

isso depende da qualidade da agua (ph, etc) que tens em casa se a de torneira for de boa qualidade nao vejo problemas e so preciso ter em atenção que se for agua da companhia tens de deixar repousar a agua pelo menos 1 dia para sair o cloro.

Publicado:

Boas

Para o fundo eu uso areão fertilizado da Prodac. Eles não se queixam

Caranguejos de água doce infelizmente só tenho um que é bem fixolas mas gosta de espaço acima da tona de água logo comprei uma plataforma flutuante para tartarugas e o menino adora.

De resto parece-me que estás a ir pelo bom caminho!!!

Publicado:

quanto a luz

luz

para um cubo de 40 por 40 de invertebrados e plantas como musgo de java e outras de baixaa manutençao este modelo chega? ou devo procurar uma calha mais tradicional

Publicado: (editado)

1º esquema de layout ,

muito simples , opinioes sao necessarias

semttulooa7.jpg

Editado por Tabasko
Publicado:

posso colocar Caridinas japonicas para começar a ciclar ou elas nao aguentam e devo usar so plantas?