Recommended Posts

Publicado

Digam-me uma coisa, eu tenho tres HQI's com ano e meio, ainda estarao boas ? Qual a duração das mesmas, é ate fundirem ?

Outra coisa, é realmente necessario ter actinicas (T5), ou as HQI's chegam ? Se sim, o que poderá acontecer se não as tiver ?

Outra coisa, tenho andado a ver os foruns aqui e li num deles que, quem tem filtros externos com ceramica ou biobols, etc, é melhor é tiralos e deixar so estar só a rocha viva do aquario e da sump, bem a minha duvida é... porque tirar o filtro externo !? Não será bom ter quanto mais filtragem melhor ? ou os filtros externos com a tal ceramica, biobols enfisubestrat sao prejudiciais ao reef ?

abraço a todos

Publicado:

Penso que (ou seja, segundo ouvi) as lampadas duram cerca de 1 ano. Também dá para ir vendo que a determinada altura a luz via ficando mais amarelada. Eu liguei à pouco tempo uma actinica e fez uma diferença enorme nas cores dos corais e de outro animais. Embora a lampada de 10.000K do meu aqua apenas tenha 3 meses, parece-me que, depois de meter a actinica, emite uma luz um pouco amarelada. Já agora a lampada é uma 10.000 K da sylvania, alguém nota o mesmo?

Publicado:
... quem tem filtros externos com ceramica ou biobols, etc, é melhor é tiralos e deixar so estar só a rocha viva do aquario e da sump, bem a minha duvida é... porque tirar o filtro externo !? Não será bom ter quanto mais filtragem melhor ? ou os filtros externos com a tal ceramica, biobols enfisubestrat sao prejudiciais ao reef ?

Boas

As pessoas que defendem a eliminaçao do filtro externo( com ceramica, carvao, etc) defendem que a utilizaçao do mesmo podera contribuir para o aumento dos nitratos, entre outros. Para alem da possibilidade que o mesmo nao é limpo com a regularidade devida.

Naturalmente podera haver casos pontuais em que se tenho que recorrer a um expediente similar utilizando phosguard por exemplo na sump, ou outros dependendo do que se queira corrigir.

Acho que toda gente concorda que nao ha nada que supera em termos de filtraçao biologica a rocha viva. Apesar dos precos practicados pela mesma, se for de qualidade, vai certamente aumentar a diversidade das formas de vida no nosso aquario.

Inte

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Publicado:

Daniel Teixeira, tas-me a dar uma triste noticia, pois significa entao que as minhas HQI's estao velhas e entao terei de comprar mais tres, ou seja, mais 300 Euros :o((

Nunca tinha penssado que tal fosse realidade mas enfim....

mas o que acontece, elas deixam de imitir os 13000 K é ?

Ja agora, digam-me, onde compram voçes essas lampadas da silvania, osram etc etc, é que nas lojas que frecuento so encontro lampadas da aqualine 10000 ( que diz na caixa emite 13000 K) e sao extremamente caras, e se calhar essas lampadas de outras marcas fazem o mesmo efeito ou melhor e sao mais baratas... digam alguma coisa !

Em relaçaõ aos filtros externos a minha questao prende-se porque eu nao minha sump, para alem de rocha viva tenho ceramica, enfisubestrat e bio bolas, e tenho mais um filtro externo enorme que faz 1500 L hora cheio de bio bolas (cerca de 100 bio bolas), e nao tenho pitada de nitratos, pelo menos o meu teste da JBL da sempre 0 ou 1.

Abraço

Publicado:

O gas das lampadas vai perdendo as suas propriedas e como tal a temperatura de cor das lampadas vai diminuindo.

Eu compro as lampadas da Sylvania numa loja em Cascais.

Publicado:

Bem, então vou lançar uma questão para ver se me dão varias opnioes...

HQI aqualine versos HQI sylvania

Qual a melhor, e se a melhor é muito superior á inferior, e se tendo a inferior os resultados sao bons ou mais vale ter a melhor?

Por ultimo e como a minha duvida se prende com o facto de optar ou nao pelas sylvania pois sao mais baratas, ha alguem que as tenha em seus reef's e me possa dizer se sao mesmo boas e ja agora se teem fotos desses mesmos reef :o)

Abraço

Publicado:

Ola...

As aqualine nao as conheco...

as Silvania, ja tive uma no meu nano e apesar de serem boas em relacao a longevidade sao um pouco amareladas para a temp. de cor que anunciam (10.000 K). Mas para o preco que tem acho uma boa compra.

Podes ver um exemplo de uma silvania na foto do meu antigo nano...

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...+reef+80+litros

Abraço...