Recommended Posts

Publicado

Boas,

há uns dias reparei q uma das minhas femeas tinha a cauda mto branca (antes era azulinha) i andava bué molinha, sempre no fundo, sem se mexer.

Agora qd fui ver tenho um guppy tb q parece q lhe arrancaram a cauda a dentada - não tá mordida como as vezes está - está mesmo em sangue, e um dos machos tb parece q a cauda dele foi mordida e tb tem sangue.Tb há uma femea q está igual a outra.

Não sei o q é q pode ser, o ph está a 7.6, já juntei um pouquinho de sal e agora pus umas gotas de antibiotico da tetra.

O q é q pode ser? Ajudem-me!

Publicado:

A maior parte são guppys, dps tenho um pleco, um bótia e uma cory.

Eles continuam com um aspecto terrivel mas são só esses quatro, felizmente. :oops:

Publicado:

Viva,

Aponto mais para doença do que mordidas do bótia... :wink:

Aconselho-te a retirares os peixes infectados. Se se tratar de problemas com bactérias podem contaminar os restantes peixes do aquário.

Faz uma troca de água no aquário principal e vê se não tens o filtro sujo. Na maior parte das vezes a origem das infecções bacterianas têm como origem a má qualidade da água.

Os peixes infectados coloca noutro aquário/recipiente com um filtro/pedra difusora e coloca antibiótico. Faz trocas de água parciais todos os dias repondo sempre medicamento.

Normalmente quando não se actua no início da doença acaba-se por perder os peixes..

Se tiveres mais infecções no comunitário aconselho-te um tratamento mais "agressivo". Compra SERA Bactopur Direct e coloca mesmo no comunitário.

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Não tenho outro aquario para os poder mudar.. o unico aquario q tenho está montado na casa da minha avó com peixes de agua fria :cry:

Limpei o filtro no sabado praí, já n tenho bem a certeza..

Um dos peixes desapareceu, desde ontem q n o vejo..

Posso aplicar o mesmo tratamento q aplicaria num aquario só com os peixes doentes no comunitário?

Publicado:
Posso aplicar o mesmo tratamento q aplicaria num aquario só com os peixes doentes no comunitário?

Não convinha nada fazeres isso...

Se tiveres uma resistência uma "bomba de ar" coloca os peixes infectados num balde/recipiente e faz ai o tratamento. Faz trocas parciais de água todos os dias.

Se não tiveres material disponível vais ter de fazer tudo no comunitário.

Nesse caso tens de ter bastante atenção aos parâmetros da água. Vais matar a colónia de bactérias existentes e podes vir a ter aumento de amônia ou nitritos.

O ideal era separares os peixes afectados dos bons. Podes estar perante uma infecção bacteriana e isso não é lá muito bom... propaga-se bastante...

Faz o tratamento no comunitário (se não houver outra hipótese). Controla a água. Faz trocas parciais todos os dias repondo sempre medicamento novo mediante a quantidade de água que retiras.

Tens de achar a causa desse problema ter aparecido. Podem ser muitas coisas: excesso de peixes, qualidade da água má, manutenção do filtro descuidada, excesso de comida etc.

Depois diz como correu.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boa noite

parece-me q os peixes morreram... Ker dizer, desapareceram, não encontrei os restos mortais :D Só consegui apanhar uma femea, os outros nunca mais os vi.

Ainda tenho um peixito com a cauda meio esquisita mas não tem nada a ver com as dos outros.

Estou a fazer TPAs todos os dias, realmente a agua tá um pouco suja :S Hoje remexi numas pedras e MEU DEUS!, até parecia q o aquário tinha ficado mais sujo q antes de trocar a água! Espero com isto poder remediar a situação e pelo menos impedir q algo assim se torne a repetir...

Acho q o azar me persegue, nunca posso ter o aquário estável muito tempo q tem logo q acontecer uma desgraça :lol:

Bem, paciência, agora terei mais atenção e não me descuidarei tanto.. :lol: