Espada a perder a cauda


AnaGradim

Recommended Posts

Boa noite,

 

Iniciei-me á muito pouco tempo na aquariofilia. Hoje de manha reparei que o meu unico espada macho começou a ter uma mancha branca no inicio da cauda.

Há pouco quando cheguei a casa reparei que ele está quase a perde-la! Será normal? O peixinho está mesmo com a cauda a cair.

 

Estou bastante preocupada, aguardo ajuda de mais exprientes que eu :crazyeyes:

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pela descrição trata-se de uma infecção bacteriana. Para estas doenças eu costumo usar Ektol fluid da JBL, mas há outras com certeza. Como te iniciaste há pouco tempo pergunto se tens medido os valores da água, nomeadamente o KH (dureza carbonatada), o pH, a amónia e os nitritos. Se estes valores, sobretudo os 3 últimos não estiverem em condições, poderá haver stress nos peixes o que lhes deprime o sistema imunitário e os torna mais vulneráveis às doenças em geral.

De qualquer forma, pode ter sido apenas pouca sorte.

 

Atenção ao uso deste medicamento ou outros bactericidas. É preciso seguir à risca as instruções para manter a qualidade da água.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pela descrição trata-se de uma infecção bacteriana. Para estas doenças eu costumo usar Ektol fluid da JBL, mas há outras com certeza. Como te iniciaste há pouco tempo pergunto se tens medido os valores da água, nomeadamente o KH (dureza carbonatada), o pH, a amónia e os nitritos. Se estes valores, sobretudo os 3 últimos não estiverem em condições, poderá haver stress nos peixes o que lhes deprime o sistema imunitário e os torna mais vulneráveis às doenças em geral.

De qualquer forma, pode ter sido apenas pouca sorte.

 

Atenção ao uso deste medicamento ou outros bactericidas. É preciso seguir à risca as instruções para manter a qualidade da água.

Cumps.

 

 

Pois, realmente como me iniciei à pouco na aquariofilia ainda não medi esses valores. Hoje vou já à loja tratar de comprar o necessário para medir os valores que me indicou.

Espero que lá me possam ajudar, pois o meu espada já perdeu por completo a sua cauda. banana rock

Quanto ao stress que diz puder existir nos peixes se alguns valores não estiverem correctos, pergunto se esse stress é notável? Pois os peixes andam "electricos" dentro do aquário. :(

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Se por "eléctricos" se pode dizer que "disparam" de um lado para o outro do aquário então poderemos estar a falar de uma intoxicação por amónia, uma substância tóxica, produto inicial da decomposição por acção bacteriana dos detritos no aquário.

 

A ser assim, aconselho desde já uma TPA (troca parcial de água) de 40 a 50%, para baixar esses níveis, pelo sim pelo não. Verifique também se os olhos dos peixes não estarão a ficar esbranquiçados.

 

Óbviamente, isto apenas resolve um problema. A doença terá de ser tratada com um medicamento.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Se por "eléctricos" se pode dizer que "disparam" de um lado para o outro do aquário então poderemos estar a falar de uma intoxicação por amónia, uma substância tóxica, produto inicial da decomposição por acção bacteriana dos detritos no aquário.

 

A ser assim, aconselho desde já uma TPA (troca parcial de água) de 40 a 50%, para baixar esses níveis, pelo sim pelo não. Verifique também se os olhos dos peixes não estarão a ficar esbranquiçados.

 

Óbviamente, isto apenas resolve um problema. A doença terá de ser tratada com um medicamento.

Cumps.

 

Quanto aos olhos dos peixes, não estão esbranquiçados. No entanto, como certamente vou necessitar de medicamentos, hoje sem falta passo na loja para me informar melhor. Espero que não seja nada de grave, e que consiga tratar do aqua a tempo.

 

Obrigado pelas dicas, estou bastante contente por ter encontrado um forum com gente disposta a ajudar os principiantes!

 

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente podes ter uma intoxicação por amònia, PH inadequado e depois devem ter aproveitado para atacar a cauda do teu peixe as bactérias, vê os valores de amônia e PH, TPA para colocares nos valores correctos e trata esse peixe com bactopur da sera, senão agires rápido, o peixe vai perder a cauda completamente e depois a vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente podes ter uma intoxicação por amònia, PH inadequado e depois devem ter aproveitado para atacar a cauda do teu peixe as bactérias, vê os valores de amônia e PH, TPA para colocares nos valores correctos e trata esse peixe com bactopur da sera, senão agires rápido, o peixe vai perder a cauda completamente e depois a vida.

 

 

É muito provável que seja isso que está a acontecer...

Os valores de PH e de amônia medem-se com um só medidor? E mesmo que o peixe não esteja com problema de bactérias, esse medicamento da sera "bactopur" pode ser aplicado sem ter consequências?

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes de amônia e PH compras numa loja da especialidade, um medidor de PH fica bastante caro. O que tens aí de certeza que é ataque bacteriano, logo bactopur da sera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os testes de pH e amónia são separados (testes de reagentes líquidos), sendo estes os mais precisos.

 

Se não se tratar de bactérias, o que eu duvido, o JBL Ektol Fluid ou o Sera Bactopur ou outro bactericida qualquer não fará mal nenhum aos peixes como não fará bem nenhum.

 

É preciso ter atenção, no entanto, às bactérias "boas" que são aquelas que se depositam em todas as superfícies onde haja oxigénio e sobretudo nas matérias filtrantes, no filtro, claro está.

De forma simplificada, estas bactérias dedicam-se a consumir os detritos, a amónia daí resultante (tóxica) e os nitritos daí resultantes (tóxicos). Daqui resultarão nitratos (relativamente inofensivos) a serem eliminados por bactérias anaeróbias (e por isso raras) e por TPAs. Chama-se a isto o ciclo do azoto.

 

Pelo que me apercebi de um outro tópico seu, tinha o aquário a descansar há alguns dias. Pergunto que produtos pôs na água durante esse período. Se apenas pôs anti-cloro, por muito tempo que deixasse a água a circular não apareceriam as tais bactérias "boas" (ou nitrificadoras) por falta de alimento (dejectos dos peixes e comida) e ao introduzir os peixes surgiu-lhe um pico de amónia tóxico que fragilizou os peixes todos, com piores consequencias para esse em particular.

 

O medicamento vai acabar com essas bactérias bem como as bactérias que provocam a doença.

 

Sugiro-lhe que faça o tratamento anti-bacteriano , após o qual introduziria bactérias nitrificadoras. Existem produtos específicos para tal e tenho-me saído bem com eles. Pelo caminho não esqueça os testes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os testes de pH e amónia são separados (testes de reagentes líquidos), sendo estes os mais precisos.

 

Se não se tratar de bactérias, o que eu duvido, o JBL Ektol Fluid ou o Sera Bactopur ou outro bactericida qualquer não fará mal nenhum aos peixes como não fará bem nenhum.

 

É preciso ter atenção, no entanto, às bactérias "boas" que são aquelas que se depositam em todas as superfícies onde haja oxigénio e sobretudo nas matérias filtrantes, no filtro, claro está.

De forma simplificada, estas bactérias dedicam-se a consumir os detritos, a amónia daí resultante (tóxica) e os nitritos daí resultantes (tóxicos). Daqui resultarão nitratos (relativamente inofensivos) a serem eliminados por bactérias anaeróbias (e por isso raras) e por TPAs. Chama-se a isto o ciclo do azoto.

 

Pelo que me apercebi de um outro tópico seu, tinha o aquário a descansar há alguns dias. Pergunto que produtos pôs na água durante esse período. Se apenas pôs anti-cloro, por muito tempo que deixasse a água a circular não apareceriam as tais bactérias "boas" (ou nitrificadoras) por falta de alimento (dejectos dos peixes e comida) e ao introduzir os peixes surgiu-lhe um pico de amónia tóxico que fragilizou os peixes todos, com piores consequencias para esse em particular.

 

O medicamento vai acabar com essas bactérias bem como as bactérias que provocam a doença.

 

Sugiro-lhe que faça o tratamento anti-bacteriano , após o qual introduziria bactérias nitrificadoras. Existem produtos específicos para tal e tenho-me saído bem com eles. Pelo caminho não esqueça os testes.

Cumps.

 

Tenho o aquario com peixes há apenas 3 dias. O único produto que coloquei na agua, durante o período em que deixei tudo no aquario a funcionar, mas sem peixes, foi o "aqua safe" da tetra, se não me engano. Este produto já vinha com o aquario. É o produto indicado?

Quanto ás bactérias nitrificadoras tenho uma dúvida. Existe algum produto que eu possa colocar no aquario, de modo a introduzir essas bactérias necessárias?

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquasafe é um acondicionador de água da torneira. "Limita-se" a neutralizar o cloro, a cloramina e os metais pesados. São estes 3 factores os mais importantes. Desde logo não introduziu bactérias.

 

Existem vários produtos. Eu conheço e uso o Denitrol da JBL. Também há o Safestart da Tetra, para manter a mesma marca que usou se assim preferir. Há com certeza muitos outros produtos semelhantes que outros membros do Forum lhe poderão indicar.

 

Mesmo assim, o melhor é fazer a TPA de 40-50% em primeiro lugar, o tratamento com bactericida em 2º lugar (seguindo cuidadosamente as instruções da bula) e finalmente (após nova TPA de 50%) a introdução de bactérias vivas com estes produtos ou outro similares.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquasafe é um acondicionador de água da torneira. "Limita-se" a neutralizar o cloro, a cloramina e os metais pesados. São estes 3 factores os mais importantes. Desde logo não introduziu bactérias.

 

Existem vários produtos. Eu conheço e uso o Denitrol da JBL. Também há o Safestart da Tetra, para manter a mesma marca que usou se assim preferir. Há com certeza muitos outros produtos semelhantes que outros membros do Forum lhe poderão indicar.

 

Mesmo assim, o melhor é fazer a TPA de 40-50% em primeiro lugar, o tratamento com bactericida em 2º lugar (seguindo cuidadosamente as instruções da bula) e finalmente (após nova TPA de 50%) a introdução de bactérias vivas com estes produtos ou outro similares.

Cumps.

 

Obrigado por todas as dicas. Passei à pouco na loja onde costumo ir e expliquei a situação. Dissera-me para trazer um medicamento da Tetra "Contralck" para fungos e parasitas.

Entretanto já o coloquei no aquario. Além disso, comprei também o equipamento de teste do PH, que verifiquei e deu um valor de 8.0, de modo que tenho de comprar o produto para a agua não estar tão ácida.

 

Estarei a proceder correctamente?

 

Obrigado, e peço desculpa pelas questões!

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esperemos que realmente se tratem de fungos e não de bactérias. Resta esperar pelo tempo habitual de tratamento prescrito para o ContraIck e ver se resultou ou não. Poderá haver melhorias antes do fim desse período... se forem fungos.

 

Repito que pela descrição dada mais me parecia uma infecção bacteriana (possívelmente causada por bactérias Aeromonas e Pseudomonas). Nos fungos costuma notar-se um "tufo" do género do algodão branco na zona afectada. Na infecção bacteriana normalmente não há esse tufo embora possa ser branco na mesma e a barbatana afectada costuma cair depressa, nem que seja em parte.

 

Mais importante do que o pH é mesmo a amónia. Mesmo sem saber os valores teria sido aconselhável fazer uma TPA antes da introdução do medicamento. Se se esqueceu, faça-a agora e acrescente ContraIck para a metade da água que vai mudar. É preciso não esquecer que a amónia é muito tóxica e também mata. Não ter os olhos esbranquiçados não quer dizer que não haja intoxicação por amónia; é apenas mais um sintoma.

 

Resumindo: por mim faria uma TPA de 50% pelo sim pelo não para reduzir a amónia e depois introduziria o medicamento para a quantidade de água do aquário (ou renovada). O pH deixaria para segundas núpcias pois estar a fazer variar o pH agora poderia stressar ainda mais os peixes. Daqui por uns dias, depois do tratamento trataria então de baixá-lo.

Cumps.

 

P.S.: apesar do preço elevado dos testes de amónia é sempre conveniente ter um à mão. Considere-o como um investimento futuro para o bem-estar do seus peixes.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez.

Vou esperar uns dias, e ver se eles continuam bem, sem nenhum sintoma.

Acho que para já é o mais aconselhado, visto que já coloquei o produto.

 

Quanto ao TPA vou faze-lo em cerca de 40% para já, e colocar o aquasafe mais uma vez para tratar esse 40% que vou repor de novo.

 

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse PH está um bocadinho alto para as espécies de peixes que aí tens, devias ter visto antes de colocares os peixes, agora podes sempre tentar por un troncos para baixar, é preferível, visto ser um meio natural sem químicos. Cuidado com esses medicamentos, o que tens aí não são fungos, não vi fotos, mas pelo que me fizeste perceber ataque bacteriano, peixes desse porte senão atacares com o medicamento correcto logo de seguida, não tens hipotese. O mais indicado é o bactopur, com excelentes resultados e peço desculpa, mas não concordo com o colega Tilapia, mas deve estar a confundir, bactopur direct com bactopur, bactopur direct é muito mais forte que o bactopur e indicado mais para casos complicados de ataque bacteriano principalmente interno. O bactopur é bem mais leve e pode ser aplicado directamente no aquário principal.

 

Vai dando notícias

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É certo que a minha marca "de eleição" não é a Sera, apesar de reconhecer que é de excelente qualidade. Daí eu ter aconselhado, com conhecimento de causa (infelizmente) o uso do Ektol Fluid da JBL.

 

Pelo pouco que conheço da Sera, e apenas pude verificar no site deles, o bactopur distingue-se do Bactopur Direct por ser menos "agressivo". Fica aqui a correcção aceite.

 

No entanto, fico na dúvida. Não é para contrariá-lo fjmr123, mas as indicações do Bactopur e do Ektol Fluid são as mesmas quase sem tirar nem por. A minha pergunta é se os princípios activos serão assim tão diferentes que um afecte as bactérias nitrificadoras e outro não. Afinal o Bactopur é bactericida também. Será esta acção bactericida indiscriminada ou ataca só as bactérias que provocam doenças?

 

AnaGradim, já somos dois a dizer que se trata de uma infecção bacteriana. Não é de forma alguma para desanimá-la, mas parece que esse tratamento não será eficaz. Reitero o que o colega fjmr pediu: vá dando notícias.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde mais uma vez.

Bom, quanto ao espada que perdeu a cauda há uns dias, parece-me saudável. No entanto a femea da mesma especie começou a ter pontos brancos nas barbatanas, parecido com belor talvez. Parece que o produto realmente não era o correcto. :D

O medicamento que mencionam, Bactopur, é de que marca?

 

Sei que é um bocado chato ainda não preceber muito deste assunto, mas como iniciante espero vir a aprender ;)

 

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Bactopur é da marca Sera.

Sei que é chato, mas também o aquário é pequenino, mas convém fazer uma mudança de água de pelo menos 50% antes de introduzir o novo medicamento.

Não é nada chato da sua parte. Faz bem em querer aprender para dar o melhor possível aos seus peixes.

Cumps.

 

P.S.: é possível que o fjmr123 saiba explicar melhor. Não estou muito familiarizado com este medicamento.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Bactopur é da marca Sera.

Sei que é chato, mas também o aquário é pequenino, mas convém fazer uma mudança de água de pelo menos 50% antes de introduzir o novo medicamento.

Não é nada chato da sua parte. Faz bem em querer aprender para dar o melhor possível aos seus peixes.

Cumps.

 

P.S.: é possível que o fjmr123 saiba explicar melhor. Não estou muito familiarizado com este medicamento.

 

Fazendo a mudança de água de 50%, por exemplo, não necessito de retirar os peixes do aquario pois não? E adicionando depois o produto que tenho lá em casa "aquasafe" da Tetra é o suficiente?

 

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não, não necessita de retirar os peixes, e sim, ponha sempre Aquasafe para a água nova da torneira que acrescentar ou substituir.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

A minha espada que tem o tal problema nas barbatanas, algo tipo blôr, continua assim. Apesar disso parece-me bastante bem, visto que come e anda sempre de um lado para o outro do aquario.

Passei numa loja e troce um produto da Tetra, pois era a única marca que tinham. Chama-se FungiStop.

 

Visto que ontem coloquei o ContraIck, aconselham-me a pôr hoje o FungiStop? Não fará mal à agua e aos peixes?

 

Obrigado,

Ana Gradim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais