Esclarecimento em relação a Blyxa Japonica


commendatore

Recommended Posts

Caros amigos, ontem um membro aqui do fórum presenteou-me com uns pés VALENTES de BLyxa Japonica.

Adoro a planta e como não podia deixar de ser, fui tentar saber mais acerca dela.

 

 

Como já tive oportunicade de examinar, desenvolve-se por caule que por sua vez desenvolve lateramente junto com raízes.

Estes novos rebentos que crescem na lateral podem ser arrancados e podem plantar-se novamente.

 

Podem apresentar uma cor mais ou menos verde conforme a iluminação que dispomos para elas.

 

Assim, tenho todas as condições necessárias para ter sucesso com esta planta, visto ter iluminaçõa, nutrientes e CO2 para lhe dar

 

 

As minhas questões são estas:

 

1) Para fazer uma espécie de tufo ou moita como tenho visto aqui em aquários de outros membros... Basta plantar os pés o mais junto possível?

 

2) Sei também que cresce com relativa rapidez dependendo das condições. Para mantermos estes tufos pequenos podemos podar ou melhor, cortar as folhas?

Ou as folhas cortadadas apodrecem? É que já vi Macros de alguns peixes aqui no fórum que têm a blyxa em planto de fundo e é perceptivel que há quem as apare.

 

3) Ao plantá-las no substracto, convém enterrálas muito fundo ou deixar apenas o pedaço de caule "despido" enterrado?

 

 

Por último, Um grande obrigado ao Hugo Silva pelas plantas que teve a gentiliza de me disponibilizar.

 

 

 

Abraços e obrigado pela atenção.

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos, ontem um membro aqui do fórum presenteou-me com uns pés VALENTES de BLyxa Japonica.

Adoro a planta e como não podia deixar de ser, fui tentar saber mais acerca dela.

Como já tive oportunicade de examinar, desenvolve-se por caule que por sua vez desenvolve lateramente junto com raízes.

Estes novos rebentos que crescem na lateral podem ser arrancados e podem plantar-se novamente.

 

Podem apresentar uma cor mais ou menos verde conforme a iluminação que dispomos para elas.

 

Assim, tenho todas as condições necessárias para ter sucesso com esta planta, visto ter iluminaçõa, nutrientes e CO2 para lhe dar

As minhas questões são estas:

 

1) Para fazer uma espécie de tufo ou moita como tenho visto aqui em aquários de outros membros... Basta plantar os pés o mais junto possível?

Ou plantar os pés juntos ou deixa-la desenvolver bem, com os rebentos acaba por fazer a dita moita.

 

 

2) Sei também que cresce com relativa rapidez dependendo das condições. Para mantermos estes tufos pequenos podemos podar ou melhor, cortar as folhas?

Ou as folhas cortadadas apodrecem? É que já vi Macros de alguns peixes aqui no fórum que têm a blyxa em planto de fundo e é perceptivel que há quem as apare.

 

Nunca aparei, não te sei responder sinceramente.

 

3) Ao plantá-las no substracto, convém enterrálas muito fundo ou deixar apenas o pedaço de caule "despido" enterrado?

 

Das duas formas, ou por outras palavras, de forma a que se tiveres peixes que revoltem o fundo não as consigam desprender até terem raízes maiores e fixas.

 

Por último, Um grande obrigado ao Hugo Silva pelas plantas que teve a gentiliza de me disponibilizar.

Abraços e obrigado pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obrigado pela resposta. Já estão prestes a ser inseridas no aquário. Uma vez mais obrigado pela generosa doação.

 

 

Falta só saber ainda se dá para cortar as folhas ou não pq já vi que outros users o fazem.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Obrigado pela resposta. Já estão prestes a ser inseridas no aquário. Uma vez mais obrigado pela generosa doação.

Falta só saber ainda se dá para cortar as folhas ou não pq já vi que outros users o fazem.

 

Fáci, pegas num pé e podas, logo ves o que acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo seguindo a ordem das tuas questões:

1-Com o "nascimento" dos novos pés e com o nascimento de folhas quer na "planta -mãe" quer nos rebentos acabas por conseguir fazer o aspecto moita...podes sempre plantar espaçadas e ir ocupando os espaços com os novos rebendos que separes....quanto mais espaço houver entre as plantas maior probabilidade há de a luz chegar a toda a planta logo maior a probabilidade de ela se desenvolver....

 

2-Aparar não...acaba por o resto da folha morrer....mas podes arrancar as folhas o mais próximo do caule...

 

3-Ao plantar convém enterrares até à zona onde aparecem as primeiras folhas. Já de si essas são as mais antigas logo as mais próximas da "morte", logo mais cedo ou mais tarde acabarás por ter um bocado de caule "despido". Se já na fase da plantação o colocares "despido", mais visível será essa "nudez". Convém é dares uma aparadela nas raízes, pois favorece o enraizamento.

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais