Miguel123 Publicado Março 2, 2008 Publicado Março 2, 2008 (editado) Boas! Tenho um aquário desde Janeiro com 60 L onde possuo uma Guupy, 5 neons, 2 corydoras e 5 otocinclus. (Álem de uma datas de alvins de guppies que nasceram de uma outra femea que passados uns dias morreu depois de dar à luz...) À parte dessa baixa todos os outros peixes parecem estar bastante bem.... até que a única Guppy adulta que resta começou a apresentar um comportamento estranho! Primeiro Notava-se que a barbatana das costas estava quase sempre em baixo e apresentava a coluna torta como um "S"... mas alimentava-se e parecia de resto bem ... pensei que fosse temporário.... Hoje quando fui dar de comida, ela não apareceu e fui encontra-la escondida e apoiada nas plantas como se não tivesse paciência nem forças para se ir alimentar... mas lá fez um esforço e foi comer a ração que estava a dar ao alvins... está muito magra e parece que não tem força na parte de traz do corpo. Enfim não sei o que fazer, já sei que o meu filho de 8 anos vai ficar triste se lhe acontecer alguma coisa. Deixo em seguida os dados da água: PH: 7,0 Amónia/Amoniaco: 0 Nitritos: 0 NItratos: cerca de 30 mg/l GH: 100 mg/l - 5,6 dhº Se me puderem dar uma dica se é possivel salvar a guppie agradecia. Obrigado! Editado Março 3, 2008 por Miguel123
tigi Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Boas, eu tambem tenho uma guppy femea com a coluna torta eu penso que a minha esta assim pois ela nasceu na maternidade e como n tinha muito espaço para se desenvolver ficou assim...Como diz ela nao mexe a parte de traz e o corpo faz um s. Tambem achei um pouco estranho da minha ser assim mas na loja de animais disseram que era por causa de tern vivido nun sitio muito pequeno durante o crescimento.. Espero ter ajudado,
Aqua T Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Ola Ela teve alevins recentemente? Às vezes as fêmeas ficam assim depois de darem a luz... Ela tem a respiração ofegante, as guelras vermelhas, ou os olhos inchados? Abx
edu.americo Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Boa gente.... Eu tenho também uma Guppie fêmea que está nadando de um jeito esquisito, parece mal de Parkson, ela nada com vontade, come direitinho mas ultimamente tem apresentado sinais de movimentos estranhos, o que pode ser ? Abraços!
Miguel123 Publicado: Março 2, 2008 Autor Publicado: Março 2, 2008 (editado) Ola Ela teve alevins recentemente? Às vezes as fêmeas ficam assim depois de darem a luz... Ela tem a respiração ofegante, as guelras vermelhas, ou os olhos inchados? Abx Boas, A Guppy agora está parada encostada ao filtro. Está um pouco apática com a cauda para baixo e as barbatanas recolhidas. Ela não teve alvins, pelo menos durante o tempo que está cá em casa... e de facto a zona das guelras estão um pouco avermelhadas... Parece que tem dificuldade em manter o equilíbrio. Editado Março 2, 2008 por Miguel123
tigi Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Boas, olha a minha guppy torta é assim....ao contrario da sua minha so e torta...custalhe um pouco a nadar e come bem...
tigi Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 desculpe a imagem nao estar bem pensando melhor va aqui.. http://img402.imageshack.us/my.php?image=p1010037xu1.jpg
Miguel123 Publicado: Março 2, 2008 Autor Publicado: Março 2, 2008 (editado) Boas, olha a minha guppy torta é assim....ao contrario da sua minha so e torta...custalhe um pouco a nadar e come bem... Ela ao princípio era também só torta, depois passou a andar com a barbatana das costas recolhida... Mas desde ontem que ficou muito mais apática e quieta... normalmente à superfície... e de facto tem a guelras vermelhas e está muito magra... os parâmetros da água estão aparentemente normais para um guppie. Editado Março 2, 2008 por Miguel123
tigi Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 So ando neste hobbie a 3 meses e ate hoje nunca tive uma doença dessas e posso-me dar por feiz espero que venha (um dos pros ) para o ajudar...n sei mais sobre a doença da sua guppy... Espero ter ajudado
Miguel123 Publicado: Março 2, 2008 Autor Publicado: Março 2, 2008 (editado) So ando neste hobbie a 3 meses e ate hoje nunca tive uma doença dessas e posso-me dar por feiz espero que venha (um dos pros ) para o ajudar...n sei mais sobre a doença da sua guppy... Espero ter ajudado Também ando neste hobbie há muito pouco tempo, mais precisamente desde 12 de Janeiro quando comprei o aqua por influência do meu filho. E este é o primeiro peixe doente que tenho no aqua... fica a foto do peixe tirada há uns minutos atrás... apesar de aqui não dar para reparar na curvatura da espinha nota-se bem que ela tem a cauda para baixo e parece ter alguma dificuldade em respirar (as guelras também parecem mais avermelhadas).... Editado Março 2, 2008 por Miguel123
tigi Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Também ando neste hobbie há muito pouco tempo, mais precisamente desde 12 de Janeiro quando comprei o aqua por influência do meu filho.E este é o primeiro peixe doente que tenho no aqua... fica a foto do peixe tirada há uns minutos atrás... apesar de aqui não dar para reparar na curvatura da espinha nota-se bem que ela tem a cauda para baixo e parece ter alguma dificuldade em respirar (as guelras também parecem mais avermelhadas).... O que todos os nossos guppys fazem é arrastar a parte de tras...nao a mexerem...que estranho...no inicio pensei que o meu fosse assim por ter nascido nun sitio pequeno mas agora estou a ver que nao...
Miguel123 Publicado: Março 2, 2008 Autor Publicado: Março 2, 2008 (editado) Esta foto é mais antiga.... aqui estava normal. Já os alvins, corridoras e otocinclus parecem estar todos bem... EDIT: Pela pesquisa que fiz no forum pode ser um problema genético ou de consaguinidade! aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=83994 De qualquer maneira ela antes estava bem... O primeiro sintoma a mostrar que algo poderia estar errado foi a barbatana de cima que deixou de levantar. Editado Março 2, 2008 por Miguel123
Miguel123 Publicado: Março 2, 2008 Autor Publicado: Março 2, 2008 De acordo com este topico os niveis baixos de O2 poderão causar estes sintomas! Acabei de mudar a saida da bomba para uma que faz mais movimentação à superfície a ver se ajuda em alguma coisa.... agora é aguardar e ver se amanha de manhã as coisas estão melhores com a peixa!
Miguel123 Publicado: Março 3, 2008 Autor Publicado: Março 3, 2008 O o2 não resultou..... Hoje a Guppy não melhorou em nada.... pelo contrário! Está completamente torta e apenas mexe as barbatanas laterais... de resto o corpo está praticamente paralisado. Nem tem forças para nadar... assim que pára de mexer as barbatanas começa a flutuar como se já não tivesse vida... bolas! Creio que vou ter de aplicar alguma forma de eutanásia pois é evidente que o peixe está a sofrer... Aos "pros" e mais experientes, gostava de perguntar se sabem o que poderá ser?? Muito Obrigado!
bruno monteiro Publicado: Agosto 18, 2008 Publicado: Agosto 18, 2008 O o2 não resultou..... :D Hoje a Guppy não melhorou em nada.... pelo contrário! Está completamente torta e apenas mexe as barbatanas laterais... de resto o corpo está praticamente paralisado. Nem tem forças para nadar... assim que pára de mexer as barbatanas começa a flutuar como se já não tivesse vida... bolas! Creio que vou ter de aplicar alguma forma de eutanásia pois é evidente que o peixe está a sofrer... Aos "pros" e mais experientes, gostava de perguntar se sabem o que poderá ser?? Muito Obrigado! Nao sou pro, nem experiente. Uma data de guppies morreu me assim. Fui a uma loja que me disse ser a doença do guppies. O sera Bactopur, deve resolver. é a doença do apodrecimento. A cauda deve tar desfeita... certo?
K@LIMERO Publicado: Agosto 18, 2008 Publicado: Agosto 18, 2008 Boas Na minha modesta opinião se o peixe já está nessa situação , penso que pouco ou nada há a fazer. Penso que chamam a esta doença uma tuberculose qualquer que dá nos peixes, e de certeza que tem a ver com os parametros da água, mas também não sei como aparece, pois por vezes os parametros estão todos bons e aparecem peixes neste estado. Aos Viviparos acontece muito...mas também já me aconteceu noutras especies. Penso que será contagioso...mas esperemos a opinião de outros colegas..... grande abraço
LeoPinheiro Publicado: Agosto 25, 2008 Publicado: Agosto 25, 2008 Boas Acabou agora de morrer a minha guppy preferida e mae de todos os guppys do meu aquario..... , pelo que li aqui, penso que foi com essa doença do apodrecimento ( parece lepra), começa a desfazer-se e morre quieta no fundo do aquario, ate parecia viva Penso que essa doença é contagiosa porque outros peixes estao infectados e a começar a apodrecer a cauda, e ficam quietos, muitas vezes em cima de qualquer coisa que tenha no aquario....... Tentei Baktopur, nao resultou, estou a tentar omnipur da Sera.... mas penso que eles vao morrer na mesma.... Por Favor alguem pode me ajudar a entender esta doença, e a combate- la?? agradecia muito porque os meus peixes estao a morrer um a um..... cumps
Miguel123 Publicado: Outubro 22, 2008 Autor Publicado: Outubro 22, 2008 (editado) Boas... Só agora me lembrei deste tópico.... Estamos em Outubro e a guppie acabou mesmo por morrer pouco tempo depois, ainda em Março... (apliquei eutanásia... nada agradável! ). De qualquer maneira não me parece que tenha tido alguma coisa a ver com esse apodrecimento da cauda. Os parâmetros da água estavam correctos. Na realidade foi a penúltima a morrer neste aqua por isso não me parece que tenha tido alguma origem numa doença contagiosa. Todos os outros peixes que tenho desde essa altura estão vivos e aparentam boa saúde. (5 neons, 2 coridoras, 5 otocinclus) cumps. Editado Outubro 22, 2008 por Miguel123
Recommended Posts