FILIPEALMEIDA Publicado Março 2, 2008 Share Publicado Março 2, 2008 Viva, Vou dar uma nova casa a um grupo de 6 tropheus que tenho num aqua de 1 metro. resolvi construir o móvel para a futura casa de 120x37x57... Não tenho muito jeito na artes de madeiras, mas cá vai... caso alguem queira os desenhos do projecto mande MP. o móvel ficou com 122x50x60 (largura, profundidade, altura) materiais -melamina de 25 mm (travas ao alto para aguentar o peso) - melamina de 19 mm (portas, tampo e fundo) - parafusos p/ madeira - calha em aluminio de 24 mm para fazer correr as portas (sou uma desgraça a colocar dobradiças, LOL ) Ora cá vão as fotos... O fundo e a estrutura principal em H reforçado já aparafusadas... resolvi reforçar o H com mais umas travas da seguinte forma (melamina de 25 mm) A montagem do tampo.. O fundo foi aparafusado ao H, ficando os parafusos bem à face mas visíveis... para o tampo fica feio os parafusos à vista. vou usar isto para aparafusar por baixo O tampo já colocado... E por fim, as portas de correr... Considerações finais: - para mim, as portas de correr não estorvam muito... mas é preferível usar dobradiças, pois conseguem abrir-se as duas portas em simultâneo. - Não ficou muito barato, pois a melamina de 25 mm já não é barata... gastei em madeiras 113 € + 15 € em ferragens (calha, parafusos e puxadores e L's) cumprimentos, Abraço, Filipe Almeida APC #484 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Março 2, 2008 Share Publicado: Março 2, 2008 (editado) Boas Para quem não tem jeito na artes de madeiras o resultado final ficou muito bom! Só uns reparos : -> Esses dois "H"'s não os podias aproveitar melhor? A largura entre as laterais parece-me tão pequena! -> Para tapar a cabeça dos parafusos que ficam à vista, há umas tampas de plástico na cor da madeira. -> A prateleira ao meio, a que une os dois "H"s, não está muito baixa? Tens espaço para colocar o filtro? -> As calhas de alumínio, para as portas de correr, não deviam ir de uma ponta à outra? Se abrires na totalidade a porta, ela sai da calha não? De resto, e como já referi, está muito bem construído! Não esqueças depois de colocar fotos com o aquário já em funcionamento, para que se possa ter uma visão geral da coisa. Cumps e bons DIY's Editado Março 2, 2008 por David Cabete Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Março 2, 2008 Share Publicado: Março 2, 2008 (editado) O davide disse exactamente o que eu ia dizer mas se ele meteu os L por baixo para segurar o tampo não se vê os parafusos no tampo.Mas de lado sim,essas tampitas são baratas para tapar a cabeça dos parafusos.OS H's se fossem até á ponta do movel sempre se proderia aproveitar algum espaço,mas de resto bom trabalho Editado Março 2, 2008 por Pai_Natal81 O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FILIPEALMEIDA Publicado: Março 2, 2008 Autor Share Publicado: Março 2, 2008 Boas Para quem não tem o resultado final ficou muito bom! Só uns reparos : -> Esses dois "H"'s não os podias aproveitar melhor? A largura entre as laterais parece-me tão pequena! -> Para tapar a cabeça dos parafusos que ficam à vista, há umas tampas de plástico na cor da madeira. -> A prateleira ao meio, a que une os dois "H"s, não está muito baixa? Tens espaço para colocar o filtro? -> As calhas de alumínio, para as portas de correr, não deviam ir de uma ponta à outra? Se abrires na totalidade a porta, ela sai da calha não? De resto, e como já referi, está muito bem construído! Não esqueças depois de colocar fotos com o aquário já em funcionamento, para que se possa ter uma visão geral da coisa. Cumps e bons DIY's Viva, os dois H podiam ser mais bem aproveitados, é um facto. a largura entre as laterais é apenas de 10 cms... podia ter cortado tábuas maiores... A prateleira ao meio do H está a 40 cms (pela foto é capaz de não ser muito perceptível. como o movel tem 60, coloquei a prateleira a 40 cms, fazendo as contas a uma sump que vou colocar por baixo. na imagem não dá para ver, mas a prateleira não tem toda a largura do conjunto, permitindo-me meter a sump por baixo e passar os tubos por trás. - As calhas de aluminio foram o maior erro. de facto, deviam ir de um lado ao outro. se abrir a porta na totalidade ela sai, mas até me dá jeito para remover as portas facilmente... mas se voltar a fazer algum móvel destes no futuro, mesmo com portas de correr, optari por outro sistema. continuo convencido que seria melhor ter colocado dobradiças Já tinha feito 2 móveis parecidos, mas para aquários mais pequenos. desta vez, deslumbrei-me um bocado em reforços e travas, porque pensei que deverá aguentar 200 e tal kilos sem problemas... E não deixa de ser melamina! Cumprimentos, Abraço, Filipe Almeida APC #484 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
carlos branco Publicado: Abril 22, 2008 Share Publicado: Abril 22, 2008 Boas Filipe Almeida, Em primeiro lugar quero felicitar-te pelo teu magnifico projecto, eu tambem estou a construir/reforçar um movel que tinha ca para casa. As minhas duvidas sao as seguinte: - Como fixaste as calhas? - As portas deslizam directamente sobre as calhas ou utilizaste algum mecanismo? Se for possivel colocares umas fotos onde destaque melhor as calhas e as portas deslizantes, agradecia banana rock Melhores cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
AlexMontenegro Publicado: Abril 24, 2008 Share Publicado: Abril 24, 2008 Móvel bonito e com bom gosto. As dobradiças para as portas são facilimas de colocar. E podes retirar essas calhas e colocar as portas a funcionar no lado interior do móvel. Se quiseres alterar contacta-me, que eu ensino-te, porque eu tambem faço móveis. Cumprimentos Alexandre Montenegro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tonifer Publicado: Março 26, 2013 Share Publicado: Março 26, 2013 Filipe, não consigo abrir as fotos. E tenho pena, pois sou um grande admirador de quem faz algo de jeito, já que isso é o que me falta... Será problema do meu equipamento? Obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Pacheco Publicado: Março 26, 2013 Share Publicado: Março 26, 2013 Filipe, não consigo abrir as fotos. E tenho pena, pois sou um grande admirador de quem faz algo de jeito, já que isso é o que me falta... Será problema do meu equipamento? Obrigado Se reparares o tópico e de 2008. Muito possivelmente ele já apagou as fotos de onde as mesmas estavam alojadas. Cumps [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts