Recommended Posts

Vou criar artêmia, pela 1ª vez, e pelo que sei, vou preçisar de uma rede extra fina..~.

Onde arranjo isso?

 

eu já criei artemia em casa com ovos , é façil

 

1º num recepiente colocas agua ( eu não punha da torneira porcausa do cloro )e sal ( de cozinsa grosso )para fazer agua salgada

 

2º juntar os ovos , uma pequena quantidade ( eu usava um prasco de 1L ) e colocava uma colher de chá pouco cheia

 

3º eu colocava o frasco ao sol durante o dia e de noite em cima do aqua ( o frasco não tinha resistencia para aquecer ) foi essa forma de eu manter a agua o mais quente possivel . de vez em quando agitar a á gua para oxigemar

 

4º esperar um dia para ver os ovos a começar a eclodir

 

5 º no segundo dia eu já tirava as pequenas artémias

 

como não tinha o conjunto de redes especiais para filtrar segundo o seu tamanho eu retirava com uma simples colher de sopa , os pequenitos estão sempre mais perto da luz ou do calor , quando eu punha o frasco ao sol notava se perfeitamente elas a tona da água

 

é simples

 

dá uma olhadela nestes links

http://www.captain.at/artemia/

http://www.orniex.com/zoocultura/?Artemia

 

boa sorte

Nuno Caixaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

um lenço, de preferência branco e fino (normalmente os de senhora são mais finos, ou então um já velhote... bem lavadinho -)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso uma rodela de tecido fino que não seja muito aberto, em cima dum passador de rede daqueles pequenos. Uso um tubinho para sifonar as artémias já eclodidas e passo por água do garrafão para tirar o sal. Depois 'lavo' o paninho no aquário dos alevins, ou então lavo num copinho de água apropriada e dou com uma pipeta.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já criei artemia em casa com ovos , é façil

 

1º num recepiente colocas agua ( eu não punha da torneira porcausa do cloro )e sal ( de cozinsa grosso )para fazer agua salgada

 

2º juntar os ovos , uma pequena quantidade ( eu usava um prasco de 1L ) e colocava uma colher de chá pouco cheia

 

3º eu colocava o frasco ao sol durante o dia e de noite em cima do aqua ( o frasco não tinha resistencia para aquecer ) foi essa forma de eu manter a agua o mais quente possivel . de vez em quando agitar a á gua para oxigemar

 

4º esperar um dia para ver os ovos a começar a eclodir

 

5 º no segundo dia eu já tirava as pequenas artémias

 

como não tinha o conjunto de redes especiais para filtrar segundo o seu tamanho eu retirava com uma simples colher de sopa , os pequenitos estão sempre mais perto da luz ou do calor , quando eu punha o frasco ao sol notava se perfeitamente elas a tona da água

 

é simples

 

dá uma olhadela nestes links

http://www.captain.at/artemia/

http://www.orniex.com/zoocultura/?Artemia

 

boa sorte

 

Obrigado pelas respostas, agora quanto há rede já sei o que fazer.

Não vou preçisar de juntar sal, porque comprei artemia-mix da sera que já tem sal e ovos na quantidade certa para 500ml de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu crio artêmia com sucesso, obtenho perto de 100% de eclosão dos ovos (cisto desencapsulados), e consigo mantelas vivas por muito tempo. Gosto de criar Betta (peixe de briga) e do 10º dia até completarem 1 mês eles só se alimentam de artemia. Faço da seguinte maneira:

 

Corto pela metade uma garrafa pet de 2L de Coca Cola, uso a metade com o gargalo e tampa emborcada dentro da outra metade. (esta segunda metade é só para segurar a outra)

Preparo 3/4 de litro de água com uma colher de sal de cozinha bem cheia e uma pitada de bicabornato de sódio ( vc encontra fácil na farmácia ou super mercado).

Coloco dentro da metade com o gargalo e adiciono de 1/2 a 1 colher rasa de ovos de artêmia.

Junto da garrafa acendo uma lâmpada bem perto de 25 watts, só para manter a temperatura igual ou maior que 25º e ainda introduzo na garrafa uma pedra aeradora (para fazer bolhas) com uma bombinha de ar, pode ser a mais fraca que vc encontrar, a aeração deve ser forte, como se fosse o mar bem agitado, mas uma "torneirinha" reguladora de ar sempre é bom para ajustar o ar, pois se for muito forte os resultados tambem não são bons.

Normalmente após 18 horas já começam a eclodir e podem proseguir por até 48 horas.

Para colher as artêmias, desligue a aeração e coloque a garrafa em um lugar com pouca luz, acenda ao lado da garrafa uma luz fraca, pode ser de uma larterna e vc verá que elas são atraidas pela luz e então com uma seringa das usadas pra injetar medicamentos, vc as suga.

Para separar da água, vc pode usar um pedaço de "rede" para fazer silk-screen, das mais finas que encontrar. Não costumo lavar as artemias astes de dar aos meu alevinos, e como crio os betas em aquarios de 3L, dou de cada vêz de 1 a 2 ml de água salgada com as artêmias, 3 vezes ao dia durante

3 semanas e não noto problema algum com eles, assim como qdo dou a outros alevinos.

 

Para criar elas até chegarem ao tamanho adulto, faço o seguinte, em um recipiente que possa conter pelo menos 5L de áqua e com uma profundidade da mesma de 8 a 10 cm, coloco agua e uma colher de sal para cada litro de água e deixo no Sol por alguns dias, até que comece a ficar com as paredes amareladas (algas) então é só colocar as artêmias e se vc tiver cuidado vai te-las por vários meses e inclusive elas irão se reproduzir, não com a mesma facilidade das garrafas mas irão se reproduzir.

 

Espero que tenha ajudado.

Geraldo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.