ciclideos africanos em aqua de 60CM


Recommended Posts

Boas.

 

não vou repetir aqui o setup do meu aquário... podem ver aqui o que lá está:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=8609

 

Uma das hipoteses dada a dureza da água e a sua alcalinidade será colocar ciclideos africanos (anões ou peixes menores).

Mas tenho algumas dúvidas que gostava de colocar:

 

Embora as plantas se diga que não fazem parte do habitat deles eu queria manter plantas (dão mais vida ao aqua). Eles dão-se bem com as plantas ou preferem comer as mesmas?

 

Já li aqui umas coisitas e vi que sujam um pouco a água... o filtro actual estaria bom para eles ou necessitaria de um segundo/filtro mais potente?

 

Onde encontrar bons exemplares? Aqui em Coimbra só encontro sortidos :shock:

 

O areão é bom ou deveria colocar areia fina?

 

Se me lembrar de mais coisas pergunto depois :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de facto acho que ciclideos nesse aquario e um crime.

Agora tenho de sair mas daqui a pouco dou-te uma ajudinha no que precisas mudar. Eu ja volto para reeditar esta mensagem.

Tal como prometi ca vai:

 

para esse aquario acho que os ciclideus que podes colocar serao 1 casal de kribencis, ramirezis casal, shell CA'S, etc

Ciclideos pequenos de comportamento mais calmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vou responder ao que sei:

Quanto ás plantas podes ver o meu aqua de CA´s (no link abaixo) onde podes constatar que uso tres tipos de plantas sem qualquer problema, mas pelo que sei os CA´s do lago malawi são mais xatos com as plantas, gostando de morder e arrancar (eles são na sua maioria vegetarianos).

 

Quanto ao filtro, deves de ter na minha opnião pelo menos 10x o volume de água, eu tenho dois filtros de 750l/h para 100litros ou seja, 15X o volume de água.

 

Quanto a arranjar não te posso ajudar pois sou do porto.

 

O areão seria preferivel ser areia, pois eles gostam muito de escavar e remecher a areia. Se for com areão eles provavelmente não irão fazer nada, o que é uma pena, pois é um maximo ver eles andar a transportar areia de um lado para outro.

 

Espero ter ajudado.

 

Abraços,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Darius, nesse pequeno aquário em 1º lugar terás que mudar o filtro, eu aconselho um externo de 500 ou 600lts (melhor e tb mais caro), um filtro de cascata tambem com o mesmo caudal e como última opção podes também optar por um filtro interno biológico, isto são algumas opções por ordem decrescente de qualidade e eficiência. O filtro interno que tens não dá para filtar um akua de CAs.

 

Quanto aos peixes poderás optar por espécies conchículas do tanganyka (5 ou 6 peixes de cardume) ou 1 casal ou trio de espécies mais territoriais que não vivam em comunidade. Também podes optar por colocar um trio de m'bunas pequenos, tipo labidochromis ou cynotilapia afra. Qualquer das opções são boas, depende só do que gostares mais.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, desde já obrigado pelas respostas e dicas (espero que haja mais :P).

 

De facto o aquário é pequeno para ciclideos mas a opção por este tipo de peixe deve-se fundamentalmente à água de torneira que tenho por aqui que sai da rede com ph 8 e Kh 15... e não sai com KH 20 porque tenho um filtro anti-calcário. Naturalmente uma água deste tipo limita bastante as escolhas mas não quero andar com quimicos às voltas.

 

O filtro era o que eu temia, fraco demais :? mas pagar umas dezenas por um filtro novo ou um externo custa um bocado.

 

Agora o problema principal mesmo é encontrar os ciclideos... Coimbra tem, que eu saiba, 2 lojas de aquariofilia.

Numa havia ciclideos metidos numa água meio esverdeada (ou era isso ou falta de luz), na outra existem ciclideos sortidos.

Perguntei se eram africanos e responderam-me que sim mas para ser sincero não os sei identificar.

 

Seriam dos mais calmitos pois estavam todos metidos no mesmo aquário e não vi grandes agressões entre eles. Todos tinham muito bom aspecto e apesar de "sortidos" pareceram bem tratados, sem lesões aparentes de mordidas ou doença.

 

já agora... a regra do 1cm de peixe para 1l de água vale para os ciclideos ou querem mais espaço devido à territorialidade?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius,

 

Relativamente ao filtro não é assim tantas dezenas como tu referes principalmente se optares pelas 2 últimas hipoteses que eu coloquei, mesmo para o externo há algumas soluções bastante baratas.

 

Quanto à regra, manten-se, no entanto devido ao espaço que tens não é aconselhável ter mais que um trio de m'bunas, o ideal será comprares 5 ou 6 jovens e depois ficar só com um macho e 2 ou 3 fêmeas.

Não te aconselho a comprar ciclideos sortidos (não cometas o mesmo erro que alguns de nós já cometemos antes...depois vem a desilusão), isso é para vires a ter uma grande salgalhada no akua.

Se fizeres uma pesquisa no forum nos comerciais vais ver que tens lojas com muitas espécies que satisfazem os teus requizitos, quase todas em Lisboa ou no Porto...paciência.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselho a comprar ciclideos sortidos (não cometas o mesmo erro que alguns de nós já cometemos antes...depois vem a desilusão), isso é para vires a ter uma grande salgalhada no akua.

Há algo que não percebi bem nisto.

Por aqui e em alguns sites fala-se de nunca comprar ciclideos classificados como "sortidos".

Mas estamos a falar de quê concretamente?

 

Não comprar sortidos (vários de espécies diferentes) ou não comprar qualquer tipo de ciclideo (mesmo que todos da mesma espécie) que esteja num aquário na loja onde apenas se refere ciclideos sortidos? (na loja onde os vi havia vários da mesma espécie misturados com outros ciclideos )

 

Não comprar várias espécies até percebo dada a territorialidade destes peixes... mas o resto deixa-me confuso. Será que me podia esclarecer um pouco melhor?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Darius,

 

O problema dos ciclídeos sortidos é serem, muitas vezes, híbridos. Se fizeres uma pesquisa aui no forum encontrarás este tema debatido várias vezes. No teu caso, com um aquário de 50 litros, deves evitar os ciclídeos do malawi (os sortidos são quase sempre mbunas do malawi) pois são muito agressivos e territoriais e esse espaço é muito pequeno. A potência do filtro parece-me uma questão secundária, a não ser que pretendas ter o aquário a abarrotar de peixes (as marcas mais conhecidas de filtros externos calculam um caudal de cerca 3 vezes o volume de água do aquário)

 

No teu lugar, optava por ter 2 ou 3 pequenos cíclideos do Lago Tanganica, como os Lamprologus ocellatus

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando falamos em ciclídeos africanos, e principalmente com pessoas que chegaram há pouco tempo à aquariofilia, devemos ser mais específicos. Quando dizemos que os ciclídeos africanos sujam muito, referimo-nos aos ciclídeos do malawi ou às grandes tilapias africanas. Os kribensis e os ciclídeos do L. Tanganica sujam o normal nos peixes (estes últimos gostam de escavar o areão, podendo levantar alguma porcaria acumulada)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no caso dos malawys nao e bem pela questao da limpesa a potencia do filtro

mas sim pela circulaçao e oxisnaçao da agua.

uma vez que sao peixes que gostam de muitas mudas.

Se fosse dizer as especies toodas de africanos nunca mais saia daqui, So no malawy sao mais de 600 variedades diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselho a comprar ciclideos sortidos (não cometas o mesmo erro que alguns de nós já cometemos antes...depois vem a desilusão), isso é para vires a ter uma grande salgalhada no akua.

Há algo que não percebi bem nisto.

Por aqui e em alguns sites fala-se de nunca comprar ciclideos classificados como "sortidos".

Mas estamos a falar de quê concretamente?

 

Não comprar sortidos (vários de espécies diferentes) ou não comprar qualquer tipo de ciclideo (mesmo que todos da mesma espécie) que esteja num aquário na loja onde apenas se refere ciclideos sortidos? (na loja onde os vi havia vários da mesma espécie misturados com outros ciclideos )

 

Não comprar várias espécies até percebo dada a territorialidade destes peixes... mas o resto deixa-me confuso. Será que me podia esclarecer um pouco melhor?

Boas Darius, concerteza....

Então é assim....não se deve comprar ciclideos sortidos em caso algum porque:

1º podem ser hibridos (já referido);

2º se são sortidos é porque o logista nem sequer sabe que espécies tem no akua;

3º se são sortidos e o logista saiba algumas espécies que tem dentro do akua, mesmo assim haverá situações em que ele não te garanta que estás a comprar todos da mesma espécie, na maior parte dos casos não se consegue identificar uns de outros;

4º não se deve comprar sortidos porque a loja qe os tiver....já diz tudo :o:)

Conclusão: se tiveres a certeza de que espécie estás a comprar ou se for o caso de não quereres criar os teus peixes, mesmo estes estando num akua de sortidos....já poderás optar por comprar sortidos sejam eles quais forem. Mas a minha posição continua a mesma....nunca comprar sortidos sem termos a certeza do que estamos a comprar.

 

Quanto à questão do filtro....alguém a trás referiu que é uma questão secundária....eu acho que é a principal. Com um filtro interno nunca conseguirás manter a qualidade da água aceitável para os ciclideos sejam eles quais forem. Um bom filtro é o coração do aquário.

O aconselhado para ciclideos africanos e como o Motor Solitário disse, deve ser no min 5x o vol, mas o ideal será ter uma filtragem biologica de 5x o vol e 5x de movimentação de água o que dá o total de 10 x o vol do aquário. Uma filtragem para esse volume eu não colocaria nunca menos de 500 lts/h, falo por experiência própria, não pelo que ouço dizer.... :)

 

Darius...qualquer dúvida estás à vontade... :)

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no caso dos malawys nao e bem pela questao da limpesa a potencia do filtro

mas sim pela circulaçao e oxisnaçao da agua.

uma vez que sao peixes que gostam de muitas mudas.

Se fosse dizer as especies toodas de africanos nunca mais saia daqui, So no malawy sao mais de 600 variedades diferentes.

Boas Motor, não concordo contigo....

Os malawi sujam e muito....são uns cagões do pior.

"mas sim pela circulaçao e oxisnaçao da agua."...sim é verdade, se tivermos uma boa movimentação de água à superfície vamos fazer com que se liberte mais CO2 para o ar ambiente e assim mantemos a água mais alcalina...é o que se quer.

"uma vez que sao peixes que gostam de muitas mudas."...claro que precisam de muitas mudas, mas é porque sujam muito e porque são peixes bastante exigentes com a qualidade da água, não é por outra qualquer razão.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando falamos em ciclídeos africanos, e principalmente com pessoas que chegaram há pouco tempo à aquariofilia, devemos ser mais específicos. Quando dizemos que os ciclídeos africanos sujam muito, referimo-nos aos ciclídeos do malawi ou às grandes tilapias africanas.

Paulo, não seria necessário ser muito específico já que o topico vinha no seguimento dos CAs dos grandes lagos, mesmo assim também concordo contigo que se deve ser mais específico sempre que possível, no entanto quem deveria colocar essa questão era o Darius...o que me parece que relativamente a ele não teria essa dúvida, já que nem a colocou :oops:

 

Os kribensis e os ciclídeos do L. Tanganica sujam o normal nos peixes (estes últimos gostam de escavar o areão, podendo levantar alguma porcaria acumulada)

 

Relativamente aos tanganica não concordo, sujam mais que o normal...nem todos obviamente.

Relativamente à tua afirmação "estes últimos gostam de escavar o areão, podendo levantar alguma porcaria acumulada", nunca deves ter visto os m'bunas a escavar....são muito piores/melhores a escavar que os tanganica sejam eles quais forem :?: :D

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto nota-se mais a porcaria nos aquarios destes ciclideos porque geralmente sao fundos de areia. Mas nao creio que sugem mais do que os restantes ciclideos do mesmo tamanho, claro que a alimentaçao fornecida por cada proprietario tem influencia.

Os meus eu nao noto muito porque tenho caracois, 2 synodontis( um multipontacos, e um negrivencis) os nomes nao devem tar bem escritos...

e o meu filtro para 100 litros e de 1000 litros hora.

Com 1 muda de 50% por semana talvez um pouco menos, e limpesa de filtro com intervalos de 5 dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Motor,

 

É claro que com 10x o vol de filtragem e com 2 synodontis a limpar o fundo mais as mudas semanais, assim não tens problemas de sujidade...aliás tens as condições suficientes e necessárias para o equilibrio do aquário :oops: Que mais é que se pode dar ao peixinhos...? :?:

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai ai ai....

 

Mas então temos peixes ou temos máquinas de sujar aquários??? :wink:

 

Ora bem... quanto à espécie... obviamente que num aquário do tamanho do meu (lembrem-se que tenho apenas 60CM de aquário e 50L uteis ) 2 questões se levantam:

 

1- quantidade de peixes.

2- tamanho em adultos.

 

Quando no tópico inicial falei nos ciclideos falei em anões... e ciclideos pequenos :wink:

Obviamente que qualquer peixe de maior dimensão é uma máquina de sujar água mas e os pequenos também são assim?

 

Mais estudos e algumas das vossas contribuições apontam para um nivel de O2 na água mais elevado.

Significa isto que será melhor apostar numa bomba de ar ou o filtro de maior capacidade chega?

 

E um caso mais concreto:

 

Assumindo que coloco Lamprologus ocellatus ou lamprologus brevis no aquário (1 casal? , 2? )... poderia colocar um casal de Neolamprologus brichardi ou seriam já demais?

 

Já que não os encontro por coimbra... quanto pode custar cada exemplar das 3 espécies referidas? (só para ter uma ideia onde me vou meter)

 

Isto para entrarmos em espécies concretas pois já vi que vocês adoram estes peixes e tendem a esquecer que ainda sou um novato e tenho um aquário pequeno para estes bichinhos...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As desculpas aos restantes que têm respondido (têm sido impecáveis) mas quero dirigir estas palavras a 2 users em especial :wink:

 

MotarSolitario :

Kribensis...

O portal de aquariofilia não faz juz à beleza desses peixes... vi agora uma foto de um exemplar no www.fishbase.org ... simplesmente lindissimo.

Pela descrição aqui do portal diria que é uma fêmea. (e nesse caso a fotografia do portal seria um macho)

O valor do ph mencionado no aquariofilia é 6,5... e foi isso que me fez colocar o kribensis logo de parte.

O fishbase fala de um ph entre 5 e 8.

O kribensis será então mais uma opção a considerar pela sua beleza (assumindo claro que aguenta bem o ph 8 da minha água) :?:

 

Joalmag:

 

Pela paciencia com que me tens aturado e explicado as minhas duvidas um grande e sonoro MUITO OBRIGADO :?:

Já agora e em relação ao filtro... a bomba de ar seria um extra com objectivo de agitar a água e promover mais trocas gasosas... não um substituto :wink:

Além dos preços que te agradeço teres fornecido dá só para tirares a minha outra duvida? agora acrescentada de mais uma espécie...

 

É assim:

No meu aqua... diz-me apenas se sim ou não...

 

opção 1 : 1 casal de ocellatus ou brevis + 1 casal de brichardi

opção 2: 1 casal de ocellatus ou brevis

opção 3: 1 casal de brichardi

opção 4: 1 casal kribensis (aqui o motar já deu a dele)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Darius, qualquer uma delas é uma boa opção, no entanto na minha opinião, excluiria a última, já que essa história de os kribs se darem bem com ph 8 é discutível...eu como eu sou um apaixonado pelos ciclideos dos grandes lagos, é obvio que te aconselharia sempre qualquer uma das 3 primeiras opções, o comportamento dos acellatus ou dos brevis é muito mais interessante que dos kribs :wink: .

Para tornar a tua escolha ainda mais dificil :wink: , porque não colocares uma colónia de Neolamprologus similis ou de multifasciatus? e juntamente com les um casal de Neolamprologus caudopunctatus, são espécies muito interessantes e muito bonitas :?:

A bomba como auxiliar do filtro só vai servir para subir um pouco o ph, que no teu caso parece que não precisas, é um gasto desnecessário.

 

Boa escolha...

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó joalmag.... és mauzinho.... :lol:

 

Retiras uma espécie... a metes-me mais duas! Tou feito contigo.

Lá tenho que ir eu estudar estas duas espécies novas, para ver como são e etc...

 

Ah, parece que talvez consiga ciclideos aqui em coimbra... uma MP fez-me chegar uma loja até bem perto do meu local de trabalho.

Estive lá hoje a conversar um pouco e claro perguntei pelos ciclideos.

Quem me atendeu disse que não tinham (bom tinham discus mas ciclideos africanos não havia) mas que todas as 5ªs feiras recebem peixes e por isso se eu quizer é só encomendar que eles tentam arranjar. :D

 

Portanto talvez nem tudo esteja perdido...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de situação...

 

Decidi enfim seguir mesmo para ciclideos.

Hoje fui dar um passeio à figueira da foz e claro... vim carregado :shock:

 

Fui até à praia "comprar" um calhaus rolados e aproveitei para fazer uma visita a uma loja de animais local para comprar o filtro novo.

Depois de muitas horas de considerações decidi comprar um filtro de cascata (um aquaclear 200 com 756l/h de débito.)

Desgraçados dos filtros tipo canister são tao caros :)

 

Aquilo é bom mas dar acima de 100 euros por um filtro ... custa e quando se tem mais despesas nada a fazer. Ainda tive com tentação em comprar mas felizmente a minha "voz da razão" (a minha noiva) lá me lembrou que há despesas mensais e estamos no inicio do mes.

 

Assim um filtro canister ficará para o meu projecto futuro talvez para o ano que vem de criar um aqua decente (150l+ feito em casa) para os meus ciclideos (e assim a minha noiva "herda" o de 60CM para meter guppy's,moly's e afins que ela gasta imenso).

 

Agora o aqua lá está já com os calhaus, com uma anubia anã, com elódeas e uma terceira planta que não sei o nome (na loja disseram-mo mas esqueci) :)

Não mostro uma foto aqui porque as elodeas vieram da loja muito maltratadas e ainda estão a recuperar lentamente e não sei se vão sobreviver.

 

Agora vai ciclar 1 mesito... depois decidirei o que lá coloco... mas talvez coloque ou alguma das especies menores referidas por aqui (preciso de caçar conchas) ou então um casal de brichardis e talvez mas muito talvez 3 botias palhaço... porque gosto imenso delas.

 

Agora vejo bem o terror de ter um áqua pequeno... não se pode lá por o que se quer :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais