frelip Publicado Março 1, 2008 Publicado Março 1, 2008 Ora viva, depois de ter o aqua a funcionar desde outubro, e ja cá ter peixes á algum tempo, com aspecto saudável (nunca medi parametros na água q n fossem o PH), decidi seguir pra frente com a minha ideia inicial ... fazê-lo plantado. fui entao á caça dos testes todos q me fazem falta, aproveitei comprei tb os básicos q devia ter tido logo de inicio. e as medições foram as seguintes: PH: com caneta digital 8 / com o teste nutrafin 7.8/8... n consigo perceber bem a cor (a água da torneira dá-me o mesmo) NH4 - 0 mg/L NO2 - 0 mg/L GH - à 5ª gota mudou a cor -> 5 * 20 = 100 mg/L -> 100 * 0.056 = 5.6 ºdH KH - à 7ª gota mudou a cor -> 7 * 10 = 70 mg/L -> 70 * 0.056 = 3.92 ºgh PO4 - no teste da nutrafin a escala para este teste é azul, sendo q para 0 corresponde a cor branca. Eu obtive (fiz 2 vezes) uma espécie de tom amarelado... mas kuase imperceptivel... era kause um branco sujo. Estranhei, dado q na escala de cor do PO4 só existem vários tons de azul. Como n ficou azul, vou concluir que tenho 0 mg/L de PO4 NO3 - um dos mais importantes... n havia, tava esgotado ! a ver se o compro no fds, e se encomendo os macros e micros do horizonte aquatico para os receber nesta semana. Tenho o CO2 da nutrafin a funcionar á 1 semana, e neste moment odeita 1 bolha de 6 em 6 segundos, e a bolha chega ao fim do difusor, muito mais pekenina do que era no inicio do difusor. as minhas dúvidas sao... - Tenho CO2 já á 1 semana... pq é q o meu PH n um pouco ? - pelo q li, o KH entre 20 e 80 mg/L está normalmente associado a um PH baixo. Eu tenho 70 mg/L e o meu PH de baixo n tem nada! - tenho mais dúvidas, mas estão em aberto... tem a ver com o NO3 e o PO4 ... mas como n consegui medir o NO3. pelo teste das tiras por onde eu me guiava antes, tenho cerca de 25 mg/L, o q me parece normal... depois n percebo é como é q tenho NO3 a 25, e PO4 a 0... o potássio tem influência directa nesta relação ? o q parecem os meus valores? q leitura dá para tirar ? € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Rui Feliciano Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Olá! Era importante comprares o teste de reagentes para NO3, os testes de tirinhas são pouco precisos. Se tiveres mesmo os tais 25ppm de NO3, está um bocado altinho...em aquários plantado é aconselhável mantê-lo à volta de 8-10. Sim, se tiveres carência de Potássio as plantas não te consomem os Nitratos. Teste de Ferro também é importante.
frelip Publicado: Março 2, 2008 Autor Publicado: Março 2, 2008 Olá! Era importante comprares o teste de reagentes para NO3, os testes de tirinhas são pouco precisos. Se tiveres mesmo os tais 25ppm de NO3, está um bocado altinho...em aquários plantado é aconselhável mantê-lo à volta de 8-10. Sim, se tiveres carência de Potássio as plantas não te consomem os Nitratos. Teste de Ferro também é importante. ja comprei hoje á noite o NO3 e o Fe amanha já faço os testes. e quanto ao GH e KH ... ? n sei interpretar esses valores ! € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Luís Fortunato Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Olá. e quanto ao GH e KH ... ? Entre 3 e 5 graus alemães, o GH está óptimo, se bem que bom, bom é tê-lo entre 3 e 4... Relativamente ao KH, não te preocupes muito com ele... geralmente, se este fôr muito elevado, o GH também o é, e a água não é a melhor para a maior parte das plantas aquáticas. Sem contar que com a adição de CO2, este parâmetro poderá variar facilmente. Não é uma ferramenta indispensável. Só em casos muito específicos é que poderá trazer benefícios jogar com ele... e mesmo assim, dependendo de inúmeros factores, como o CO2 e o substracto, podem mascará-lo, tornando o seu valor em algo que não interessa nada... Quanto aos outros parâmetros... tens o pH elevado. Ligeiramente ácido seria o ideal (entre 6.0 e 6.:D. Já o PO4, dependendo da iluminação e as plantas, não deveria ser nulo, mas sim entre 0.5 e 1.5 ppm. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
frelip Publicado: Março 2, 2008 Autor Publicado: Março 2, 2008 ja fiz os teste sq me faltavam... e resumindo, concluindo e baralhando, temos o seguinte: a bold estão os q me estavam a faltar PH - 8 NH4 - 0 mg/L NO2 - 0 mg/L NO3 - 10 mg/L (talvez mais uns trocados... entre 10 a 15) GH - 5,6 ºdH KH - 3,92 ºgH PO4 - 0mg/L Fe - 0mg/L vou encomendar o KCL, o KH2PO4 e o KNO3 da horizonte aquatico, para começar a fertilizar a ver se isto vai lá ... pq realmente as plantas q ponho ao fim de uma semana, estão com agumas folhas amareladas, sem cresciemtno, etc... (a luz tb n é a melhor) € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Diogo HC Matias Publicado: Março 3, 2008 Publicado: Março 3, 2008 Bem, não vale de muito uma fertelização muito grande, se as plantas não tiverem luz quanto baste para se desenvolverem... Aconselho-te a leitura deste artigo que muito me ajudou a compreender a base da fertelização: Fertelização by Marc
Rui Feliciano Publicado: Março 3, 2008 Publicado: Março 3, 2008 ja fiz os teste sq me faltavam... e resumindo, concluindo e baralhando, temos o seguinte:a bold estão os q me estavam a faltar PH - 8 NH4 - 0 mg/L NO2 - 0 mg/L NO3 - 10 mg/L (talvez mais uns trocados... entre 10 a 15) GH - 5,6 ºdH KH - 3,92 ºgH PO4 - 0mg/L Fe - 0mg/L vou encomendar o KCL, o KH2PO4 e o KNO3 da horizonte aquatico, para começar a fertilizar a ver se isto vai lá ... pq realmente as plantas q ponho ao fim de uma semana, estão com agumas folhas amareladas, sem cresciemtno, etc... (a luz tb n é a melhor) convém comprares Ferro também...e micros...isso aliado a uma luz adequada caso contrário de nada te serve o dinheiro que vais gastar nos fertilizantes.
frelip Publicado: Março 3, 2008 Autor Publicado: Março 3, 2008 convém comprares Ferro também...e micros...isso aliado a uma luz adequada caso contrário de nada te serve o dinheiro que vais gastar nos fertilizantes. ja tou á espera q me os enviem da horizonte aquatico... incluindo o ferro e os micros, claro. quanto á luz, já tou á uns dias à espera q o ramirezi me responda a um pedido de orçamento... mas até lá, vai mm com a luz q tenho. € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Recommended Posts