LMAlves Publicado Fevereiro 29, 2008 Publicado Fevereiro 29, 2008 Amigos e concidadãos, Em 2006 foi criada na APC (Associação Portuguesa de Ciclídeos) uma área executiva designada por PME (Programa de Manutenção de Espécies) que tem como objectivo a preservação de espécies em cativeiro ameaçadas no seu meio natural. Foi nesta base que estabelecemos contacto com outras associações e organizações, tendo resultado na coordenação com o ACP ( Aquarium Conservation Program), liderado pelo Mag. Dr. Anton Lanboj. Este solicitou-me que assumisse a coordenação com os aquariofilistas em Portugal, que aceitei. O ACP tem um novo site: http://acp.buntbarschfreunde.de , ponto de encontro de vários programas de conservação de espécies. A participação nestes programas é uma forma nobre de estar na aquariofilia. Junte-se no fascínio e participe. Divulgue esta iniciativa. Caso pretenda alguma informação complementar , contacte-me para o meu e-mail: LMAlves@ana.pt ou para o info@apciclideos.org Melhores cumprimentos, Luis Alves APC #8
lmsalgado Publicado: Março 3, 2008 Publicado: Março 3, 2008 Qualquer iniciativa que promova a conservação das espécies, parece-me interessante e digna do nosso esforço Mas a descrição do projecto parece-me um bocado vaga. Na secção dos Programas de Conservação só lá vejo 3 programas, todos de ciclidios. Na prática como é que podemos participar? E como podemos comunicar e/ou acompanhar os resultados? Podes elucidar-nos um pouco mais sobre esta iniciativa? Obrigado
lmsalgado Publicado: Março 10, 2008 Publicado: Março 10, 2008 Estou a ver que este não vai ser um tópico muito concorrido... nem com muita informação. É pena, porque me parecia uma iniciativa válida.
Fosfol Publicado: Março 12, 2008 Publicado: Março 12, 2008 Boa Noite, Eu também quando recebi um mail sobre esta iniciativa fiquei muito contente e até motivado, mas depois fui ao site e achei-o muito superficial. Também perguntei a mim mesmo como é que uma pessoa podia participar e dar o seu contributo?! Espero que esta situação melhore. Cumprimentos, Carlos Mourão Abraço, Carlos Mourão
Ricardo Fonseca Publicado: Março 16, 2008 Publicado: Março 16, 2008 Boa Noite, Eu também quando recebi um mail sobre esta iniciativa fiquei muito contente e até motivado, mas depois fui ao site e achei-o muito superficial. Também perguntei a mim mesmo como é que uma pessoa podia participar e dar o seu contributo?! Espero que esta situação melhore. Cumprimentos, Carlos Mourão ... encontro-me inscrito no programa, quer através da minha participação na APC, quer directamente como particular... o que posso adiantar é que o programa se encontra em fase embrionária pelo que mais do que perguntar o que se faz, devemos perguntar o que podemos fazer... neste momento os programas existentes são dedicados aos ciclídeos, talvez porque a maior intervenção nesta área tenha sido dos ciclidófilos. Estou certo, contudo, que a participação em outras áreas será mais que apreciada. Cumprimentos a todos! Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
lmsalgado Publicado: Março 16, 2008 Publicado: Março 16, 2008 ... encontro-me inscrito no programa, quer através da minha participação na APC, quer directamente como particular... o que posso adiantar é que o programa se encontra em fase embrionária pelo que mais do que perguntar o que se faz, devemos perguntar o que podemos fazer... neste momento os programas existentes são dedicados aos ciclídeos, talvez porque a maior intervenção nesta área tenha sido dos ciclidófilos. Estou certo, contudo, que a participação em outras áreas será mais que apreciada. Cumprimentos a todos! Pois é mesmo isso que queriamos saber. O que é que fazes concretamente, no âmbito desse programa?
Ricardo Fonseca Publicado: Março 17, 2008 Publicado: Março 17, 2008 ... encontro-me inscrito no programa, quer através da minha participação na APC, quer directamente como particular... o que posso adiantar é que o programa se encontra em fase embrionária pelo que mais do que perguntar o que se faz, devemos perguntar o que podemos fazer... neste momento os programas existentes são dedicados aos ciclídeos, talvez porque a maior intervenção nesta área tenha sido dos ciclidófilos. Estou certo, contudo, que a participação em outras áreas será mais que apreciada. Cumprimentos a todos! A minha inscrição pessoal no programa, bem como a da APC - coordenada pelo Luís Alves - são recentes. Contudo algumas coisas têm sido já feitas, por nós, no sentido preservacionista. Vários contactos têm vindo a ser encetados nos últimos tempos com vista à organização de uma área da aquariofilia que possa incidir sobre o conservacionismo de espécies. Pessoalmente, estou a estabelecer a minha logistica pessoal - construção do fishroom - para participar nos programas pré-estabelecidos. Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
Nuno Costa Publicado: Março 17, 2008 Publicado: Março 17, 2008 é muito bom saber que alguem se preocupa com a corservação de peixes. não sei se o meu comtributo é valido ou não, mas de qualquer maneira não podia deixar de dá-lo Para quando a criação de uma base de dados (ADN) para se poder começar a comprar peixes clonados? Já existe algum sitio (ou site) onde se pode comprar peixes clonados? Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Ricardo Fonseca Publicado: Março 17, 2008 Publicado: Março 17, 2008 A minha inscrição pessoal no programa, bem como a da APC - coordenada pelo Luís Alves - são recentes. Contudo algumas coisas têm sido já feitas, por nós, no sentido preservacionista. Vários contactos têm vindo a ser encetados nos últimos tempos com vista à organização de uma área da aquariofilia que possa incidir sobre o conservacionismo de espécies. Pessoalmente, estou a estabelecer a minha logistica pessoal - construção do fishroom - para participar nos programas pré-estabelecidos. A ideia é manter as espécies e reproduzi-las sem recurso a clonagem. Para tanto será necessário criar uma base de dados mundial e um registo exaustivo da proveniência dos exemplares, para tentar garantir a maior diversidade genética intra-específica possível. Quem sabe, um dia, não poderemos oferecer uns exemplares para repovoamento de áreas reabilitadas... esta é a finalidade última do projecto que, naturalmente, se tem que preocupar com o entretanto que é preservar as espécies ameaçadas. Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
koyodu Publicado: Abril 1, 2008 Publicado: Abril 1, 2008 Deveriam mostrar as condiçoes das instalaçoes, peixes etc... Mostra muito pouco desta iniciativa realmente CumprimentosRui Alves
Recommended Posts