rchoças Publicado Fevereiro 28, 2008 Publicado Fevereiro 28, 2008 Boas, desde já agradeço a quem me conseguir ajudar. A minha questão é a seguinte tenho um casal de bettas neste momento a acasalar, mas apesar da fêmea largar os ovos depois do abraço o macho não se interessa por estes, o que leva a fêmea a come-losdepois de passar o efeito de transe. Ele apenas se preocupa com o ninho. Será que se passa algo de grave, ou é apenas uma pura falta de interesse pela fêmea. Os bettas encontram-se no mesmo aquario onde a duas semanas este mesmo macho e uma outra fêmea acasalaram com sucesso. Poderá ser disso? Obrigado Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
António Lourenço Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Boas, desde já agradeço a quem me conseguir ajudar.A minha questão é a seguinte tenho um casal de bettas neste momento a acasalar, mas apesar da fêmea largar os ovos depois do abraço o macho não se interessa por estes, o que leva a fêmea a come-losdepois de passar o efeito de transe. Ele apenas se preocupa com o ninho. Será que se passa algo de grave, ou é apenas uma pura falta de interesse pela fêmea. Os bettas encontram-se no mesmo aquario onde a duas semanas este mesmo macho e uma outra fêmea acasalaram com sucesso. Poderá ser disso? Obrigado Cumps Olá Era importante que digas o que acontece depois da femea desovar...Porque às vezes o macho dá impressão que não apanha os ovos (nos primeiros "abraços" isto acontece) mas durante o acasalamento e depois ele vai apanhando e colocando no ninho. Agora em relação às femeas já vi relatos em que a femea ajuda na recolha, mas comigo nunca observei... as minhas não dão hipotese. E às vezes mesmo depois qdo retiro a femea penso que não há ovos depositados no ninho e 48 h. depois... por isso espera pelas 48h até desistires Espero ter ajudado. Cumpr.
rchoças Publicado: Fevereiro 29, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 29, 2008 Obrigado Antlou, pela tua resposta. Tudo correu pelo melhor, era apenas uma questão de esperar mais um pouco, mas por vezes queremos que tudo corra o melhor possível e antecipamo-nos, sem necessidade, que foi o que aconteceu, é por iiso que todos nós adora-mos este hobbie (acho). Em relação aos bettas, de princípio o macho estava realmente relutante para com a fêmea chegando mesmo a ser agressivo quando ela dava as suas investidas no dorso do macho, mas depois de alguns abraços falhados e outro em que o macho não apanhava os ovos ele lá se decidiu a cooperar, durante uma bela hora e meia. Quando de inicio achei que a fêmea comia os ovos, já que o macho não os apanhava, veio-se a revelar bastante mais bonito, ela realmente esta era a apanhar os ovos para os colocar no ninho. A cada abraço todos aqueles que o macho não apanhava quando estavam a cair, ela depois do transe caia logo para o fundo para recolher os restantes, só tenho pena de não ter uma máquina de filmar para poder aqui mostrar. Bem agora é só esperar por amanhã e ver quantos irão eclodir. Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
ecavaco Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 eu ja concegui tambem mas entretanto morreu pai e mãe mas tenho uma filhota e vou comprar um macho pois e um espectaculo fantastico a sua reprodução
António Lourenço Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Realmente só visto..a reprodução dos bettas tem estes momentos maravilhosos. Boa sorte agora nas fases seguintes. Cumpr.
rchoças Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 Eclodiram hoje!!! Pelo menos a maior parte dos ovos que consegui ver. Devem de ser uns 50 alevins, pelo que depois de começarema a nadar na horizontal deve de andar na casa dos 100, já que existem sempre alguns mais escondidos no ninho. O coitado do macho é que não tem descanso, dá para ver que esta a começar a ficar esgotado, mas ainda assim não desiste de recolocar os filhotes no ninho depois de cairem. Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
António Lourenço Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Olá Retira o macho a sua função finalizou. Agora tens que o alimentar bem,tpa, agua quentinha,etc 5* ele merece Preocupa-te agora com os "pequenos". Alguma dúvida diz. Cumpr
Recommended Posts