Ricardo Nuno Gouveia Publicado Fevereiro 28, 2008 Publicado Fevereiro 28, 2008 (editado) Como disse no tópico de montagem do meu pequeno aquário --> AQUI <-- , irei continuar aqui os relatos e fotos desta minha primeira aventura nos salgados. Com isto, começo com a última foto geral colocada no outro tópico, um pouco escura, é verdade, mas também estou a dar os primeiros passos na fotografia "mais a sério": E de seguida, o setup do Atsu I Sangoshou (em japonês: Recife de coral quente): Data de montagem: 20/08/2007 Aquario: 90 x 40 x 40 - 144Lt Iluminação: 4x39W T5 14.000K (ligada das 20:30 às 2:20) 1x25W T8 Actínica(ligada das 19:30 às 5h) Moonlight 4 leds (ligada das 16:30 às 19:40 e das 4:50 às 7h) Movimentação/bombas: 2xWave Marea 2400 l/h + 1 Powerhead 700 l/h Escumador: Aquamedic Minifloater Substracto Tipo/Quantidade: +- 6 cms areão com 1 a 2mm de diâmetro Rocha viva (Kg): 10 kg de Rocha Viva + 7 kg Rocha Morta (entretanto já colonizada) Aquecimento: 1 termostato de 200W Peixes: 4 Amphirion Ocellaris (o 5º, o mau da fita, está de castigo no cubo do meu irmão) Corais: Actinodiscus Vários Rodachtis Verde, Beje com pontas verdes Zoanthus Vários Green Star Polips Sarcophyton Sarcophyton "tapete" de pontas verdes Xénias ?brancas? Parazoanthus Gracilis Montipora Australiencis Montipora sp. Laranja e Verde Acanthastrea lordhowensis Verde Seriatopora histrix Pocillopora Damicornis Castanha, Laranja Acropora Millepora Verde Acropora Prostata (penso que roxa) Acropora sp. (ainda estou para ver se a identifico) Caulastrea Furcata centro Verde e borda Castanha Invertebrados: 1 Lysmata Amboinensis 2 Lysmata Seticaudata 1 Lysmata Debelius 3 Ermitas Patas Vermelhas 5 Ermitas Patas Brancas 5 Ermitas PatasVerdes 6 Turbo snails 4 Cerithes Alguns Lusoturbos Alguns Nassarios Outros: Vários Ophiuros, Lapas, Bristle Worms, etc. Macroalgas: "Esparguette" verde Manutenção: Trocas de 20 lts semanais com água natural, reposição com Osmose Inversa + Kalk E penso que seja tudo... Agora... quanto a upgrades/adições futuras: Outro escumador mais potente (já o tenho embora ainda irá passar por testes, visto que é um escumador usado e que, segundo o meu irmão, embora seja hang-on, tem problemas em vedar em alguns pontos.) Introdução de 1 Amboniensis e 1 Debelius (este último terá que ser muito bem ponderado) Introdução de um Ctenochaetus Strigosus Começar a pensar numa sump Começar a pensar num refúgio Entretanto já tenho andado a tirar mais fotos que as irei colocando à medida que passarem pelo photoshop para redimensionar e "emoldurar". Editado Fevereiro 28, 2008 por zaad Citar
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 28, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2008 E tal como prometi, aqui estão algumas fotos do aquário actualmente... espero que gostem... eu sei que eu gosto Citar
Luis Rodrigues Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 muito melhores as fotos agora é deixar crescer ou mudar para um maior hehehehe Citar
Ricardo Ruffo Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 (editado) Boas Em relação ao layout já comentei no outro topico. Mas gostava, de realçar a cor bem fixe que a tua rocha foi adquirindo. Agora é dar tempo aos corais crescerem. Lol Luis, queres é o pessoal com oceanários em casa, como o teu Cumps Editado Fevereiro 28, 2008 por Ricardo Ruffo Citar
FilipeASilva Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Boas está a ficar muito fixe!!! Só uma pergunta, não é melhor comprares um aqua maior? Vai mentendo fotos da evolução, principalmente dos corais..... Boas fotos... Citar Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 29, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 29, 2008 Isso de mudar para um aquário maior, só se chegarmos a um acordo cá em casa de nos desfazermos de todos os aquário para fazer só um salgado com dimensões um pouco maiores...mas será muito díficil com que isso aconteça... A única solução que me resta é mesmo deixar isto crescer, e quando tiver uma casa minha, aí sim, farei algo "um pouquinho" maior...eh eh eh Ontem andei a dar miolo de camarão à Acanthastrea e à Caulastrea Furcata, e tirei umas fotos à primeira, com os tentáculos pra fora, que gostei mt... depois coloco aqui. Citar
André Silvestre Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Boas zaad. Está a ficar porreiro o aquário. Quando as coisas são feitas com calma, só podem correr bem. Se me permites a sugestão, só acho que devias mostrar mais a areia branca na zona central do aquário e remover aquelas pedras igualmente no centro, que estão na areia. Ias dar mais contraste, um aspecto mais limpo e sobretudo menos cheio. De resto, nada a apontar a não ser pedir-te para colocares mais fotos desses corais duros que aí tens. Quanto às fotos, nota-se bastante a evolução e vais ver que em menos de nada, atinas com a máquina e consegues mostrar ainda melhor a verdadeira beleza desse aquário. Abraço, André Citar
FilipeASilva Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Isso de mudar para um aquário maior, só se chegarmos a um acordo cá em casa de nos desfazermos de todos os aquário para fazer só um salgado com dimensões um pouco maiores...mas será muito díficil com que isso aconteça... A única solução que me resta é mesmo deixar isto crescer, e quando tiver uma casa minha, aí sim, farei algo "um pouquinho" maior...eh eh eh Ontem andei a dar miolo de camarão à Acanthastrea e à Caulastrea Furcata, e tirei umas fotos à primeira, com os tentáculos pra fora, que gostei mt... depois coloco aqui. tens mais aquas? com o que? plantados ou ciclideos? Citar Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Fevereiro 29, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 29, 2008 pypo, temos um cubo salgado de 60 litros a recuperar dum ataque de cianos que é do meu irmão, e um plantado de 180 litros que está no hall, também do meu irmão. Escusado será referir que, como ele agora trabalha no Algarve, sou eu que trato de tudo... eh eh eh Ontem andei a dar miolo de camarão à bicharada, e reparei nesta situação que acho que é lindíssima... a Acanthastrea com os "tentáculos" de fora, depois de engolir que nem um alarve o camarão... Citar
Ricardo Ruffo Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Boa foto, um momento bem captado Citar
Pedro Conceição Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Ena....excelente foto! Queremos mais! Citar MEGA ARQUIVO
guppys Publicado: Março 3, 2008 Publicado: Março 3, 2008 Bem estou abismada com tanta beleza junta. Citar
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Março 4, 2008 Autor Publicado: Março 4, 2008 (editado) Antes de mais, obrigado a todos... Andre Silvestre, eu permito e agredeço todas as sugestões. O que acontece é que no centro tenho areão grosso que me foi dado no inicio para acelerar a colonização do restante areão... e devido às correntes das bombas, acaba por ficar destapado com a movimentação do areão mais fino... como infelizmente o aquário apenas tem 40 cms de profundidade, não dá para brincar muito com a disposição da rocha... Ricardo Ruffo,Pedro Conceição e guppys, obrigado pelos elogios. Eu assim fico inchado, pois o agradecimento que devem fazer é aos corais, e à máquina fotográfica... eu apenas sou o nabo que carrega no botão e que seguiu os conselhos do Pedro Conceição Editado Março 4, 2008 por zaad Citar
Ricardo Ruffo Publicado: Março 4, 2008 Publicado: Março 4, 2008 Sim, mas se o aqua não estivesse em condições e bem tratado, os corais não estavam assim tão bonitos. E esse mérito é teu Citar
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Março 18, 2008 Autor Publicado: Março 18, 2008 Obrigado Ricardo. assim ainda fico convencido... eh eh eh A verdade é que não sei porquê ainda, mas ando com um azar com as Acroporas... não desenvolvem e começam a morrer quando entram no meu aquário... love you . O que me vale é o "hospital" do Luís... o sacana deve ter alguma coisa na água que faz revitalizar os corais moribundos... eh eh eh OBRIGADO Luís e agora uma pequena imagem de um dos meus novíssimos dois espirógrafos... no momento da comida, a papar artémia. Citar
Pedro Conceição Publicado: Março 18, 2008 Publicado: Março 18, 2008 Ena...bela foto! Tás a aprender a coisa! Citar MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Publicado: Março 18, 2008 Publicado: Março 18, 2008 o sacana deve ter alguma coisa na água que faz revitalizar os corais moribundos... eh eh eh Tenho Calma!!!! não ando a encher o aquario á pressa! e obrigado Ricardo por me dares tantos corais e parabens bela foto Citar
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Março 18, 2008 Autor Publicado: Março 18, 2008 Obrigado Pedro Eu não ando a aprender.... ainda tou na fazer de aprender a aprender.... eh eh eh Tenho Calma!!!! não ando a encher o aquario á pressa! e obrigado Ricardo por me dares tantos corais e parabens bela foto Também há muita calma aqui para estes lados... eh eh eh E não precisas de agradecer pelos corais que te dou, porque senão também tenho que agradecer pelos teus... então assim ficamos quites e não há agradecimentos pa ninguém Citar
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Março 26, 2008 Autor Publicado: Março 26, 2008 (editado) Ora bem... após uma noite de mudanças, finalmente troquei de escumador, do Miniflotor para o Deltec MCE 600... e retirei as placas de acrílico e sem mais demoras, o "extreme makeover - aquarium edition" passou cá por casa, e fez disto: nisto: portanto agora é esperar pelas vossas marretadas na minha cabeça Editado Março 26, 2008 por zaad Citar
Pedro Conceição Publicado: Março 26, 2008 Publicado: Março 26, 2008 Ena...bom upgrade do escumador! Passaste de um calhambeque para um desportivo! Sobre o layout, está mais agradavel de se ver! A Rocha é a mesma ou saiu alguma fora? Citar MEGA ARQUIVO
Goblin Publicado: Março 26, 2008 Publicado: Março 26, 2008 Parabéns está muito bonito, isso promete bastante. Mas tenho um reparo! Essa pelicula de gordura à superficie é que devia desaparecer, pois dificulta as trocas gasosas na água!!! Mas força aí que esta muito bonito!!! Citar
Ricardo Nuno Gouveia Publicado: Março 26, 2008 Autor Publicado: Março 26, 2008 Pedro, realmente é verdade... passei dum citroen 2 cv para um Integra Type-R modificado pela Spoon, Mugen e HKS tudo junto. Quanto às pedras, saiu uma quantidadezinha de rocha morta que estava por baixo... Goblin, a camada de gordura que falas é da foto do "antes". Actualmente essa camada ainda existe, adicionada às bolhas d'ar vindas do escumador, mas a mudança foi feita a noite passada, agora é deixar a coisa andar... já agora, se alguém souber afinar o Deltec que se chegue à frente... "fáchabor" Citar
Goblin Publicado: Março 26, 2008 Publicado: Março 26, 2008 Como estas a fazer a recolha de água a suerficie? Ou a recolha é por aquele tubo a meio do aqua? Abraço Citar
Tiago Proença Publicado: Março 26, 2008 Publicado: Março 26, 2008 e eu mudei de um Integra Type-R para andar a pé hehe curti o layout e principalemtne a cor das pedras,cheia de coralina,fica muito bonito.Quando uma visita ao vivo? abraços Citar EX-Naysel
Recommended Posts