pacosta Publicado Fevereiro 28, 2008 Publicado Fevereiro 28, 2008 Gostava que me ajudassem nãop consigo estabilizar o ph do meu aquario por mais que tente está sempre Baicho serca de 5,5 a 6 como posso subi-lo. Citar
P-Mota Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Gostava que me ajudassem nãop consigo estabilizar o ph do meu aquario por mais que tente está sempre Baicho serca de 5,5 a 6 como posso subi-lo. Para teres o PH assim tão baixo, é pq tens alguma coisa dentro do aquário a fazer baixar, por acaso tb tenho tido o meu um pouco baixo, para aquilo que eu penso ser o ideal, e para subir mais um pouco agarrei numa pedra calcária, partia a martelada e nacos pequenos, e meti dentro do filtro. Mas seria melhor meteres aí as características do aquário, e o que lá tens dentro para o pessoal mais experiente te poder ajudar !!! Porta-te e boa sorte com isso !!! Citar Black Aqua 2 ///// P-Mota Akua ///// O meu feedback
Rui Feliciano Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Gostava que me ajudassem nãop consigo estabilizar o ph do meu aquario por mais que tente está sempre Baicho serca de 5,5 a 6 como posso subi-lo. Quando dizes que não consegues estabilizar queres dizer que ele está instável por definição...que varia. No entanto depois dizes que ele está SEMPRE a 5.6-6...o que quer dizer que está estável..baixo mas estável. Pode parecer uma questão se semântica mas é importante para que te possamos ajudar saber se ele se mantém SEMPRE nesses valores o que aparentemente pode querer dizer que a água já vem da torneira assim ou que vem com valores mais altos e depois baixa depois de colocada no aquário. Qual das situações é? Citar
José Garcia Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Podes colocar areia da praia (bem lavada!) ,e pedras calcárias . Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
pacosta Publicado: Fevereiro 29, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 29, 2008 Bom dia o aquario, tem cerca de 65l é de 60cm, tem lá dentro, plantas plasticas, 9 neon azuis, casal de Gupy, 2 peixes gato, 2 peixe leopardo lipa vidros, colecção de caracois, filtro interno para aquario até 150lt, termostato para aquario até 100lt. Sim a agua da torneira chega acerca de 7,5 a 8 de ph, quando mudo os 10 a 20% da agua, o ph do aquario fica nos 7, passado 2 a 3 dias coemaça a deescer ate aos 5,5. obrigado. Citar
burriex Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 agora também já estou intrigado, eu vou montar o meu aquário daqui a umas semanas e a àgua da torneira da minha zona tem o pH po lado dos 8, como vou por peixes que gostam de àguas alcalinas até nem me importo, mas vou por no aquário tronco de videira para enfeite e um pouco de turfa para substrato, será que isto irá me baixar muito o pH ao ponto de ficar àcido? Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
João Faria Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Boas, Não sei há quanto tempo tem o aquário mas isso pode dever-se a muita sujidade no fundo. A decomposição bacteriana dos dejectos e restos de comida que dão origem ao ciclo do azoto (amónia, nitritos, nitratos...) é um processo que acidifica a água. Se houver muita matéria susceptível de ser decomposta poderá haver uma baixa mais rápida do pH, mesmo bastante rápida (já me aconteceu por preguiça de limpar o fundo). Por outro lado há também a hipótese de ter o KH muito baixo. O KH estabiliza o pH. Abaixo dos 3º d já não o sustenta e permite a acidificação mais rápida da água. Resumindo pode ser ou um, ou o outro ou os dois. Para subir o KH existem produtos específicos, ou mais simplesmente, conchas, areia de praia, como já indicado. Cumps. P.S.: Burriex, é bem provável que desça abaixo dos 7,0, também com a ajuda do processo acima descrito. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
burriex Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 isso de limpar o fundo faz-me muita confusão, eu sei da existência de aspiradores, mas como é se usam? Não aspiram o substrato também? se a sujidade for visível pode-se retirar com uma pinça diria eu, de resto tudo me faz confusão, podiam-me dar uma simples explicação? PS.: Tilapia então é desaconselhada a utilização de troncos numa água que se pretende manter alcalina? não há hipoteses de ter? é que realmente acho que fica muito bonito um layout com tronco. Citar Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta. BOA AQUARIOFILIA
don Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 boas... eu não quero tar a virar as vossas ajudas ao contrário.. mas eu tenho um plantado de 200 l e tenho bastantes troncos e nunca aspirei o fundo.. apenas faço tpa's e o meu ph ta sempre estavel nos 8 e uso ph minus para o baixar e ele não baixa e ñ tenho uma unica pedra calcaria dentro do aqua... ja agora gostava que me arranjaxem uma explicação para ixto.. e por acaso até tenho excesso de fauna no aqua logo existe uma produção de materia organica mais acentuada que o normal... supostamente a agua não deveria ficar mais acida naturalmente???? é que nem com o ph minus ela fica mais acida... cumpts Citar
João Faria Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Boas, Quando o pH não se consegue mexer é porque o KH está muito elevado e aparece o chamado efeito tampão. Uma vez que o KH é o estabilizador do pH, ao estar demasiado elevado estabiliza "demais", tornando-se práticamente impossível fazer variar o pH. Uma medição do KH desse aquário daria de certeza um valor superior a 12º d. Ou então há mais para aprender... Uma solução, que não é necessária no seu caso, é fazer TPAs com água mole. Existem mesmo produtos específicos para tamponar o pH e a valores mais baixos do que 8. Não me recordo é do nome. No caso de peixes de água alcalina com troncos é perfeitamente viável, ou com a ajuda de produtos específicos ou muito simplesmente com as TPAs desde que a água da torneira seja alcalina, o que é norma, pelo que vejo, país fora (com excpeção talvez de Trás-os-Montes dada a paisagem granítica). Para além do mais, esses peixes tendem a adaptar-se a águas menos alcalinas e a viverem normalmente. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Samuel Lopes Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 O ph sobe de certeza com a introdução de conchas e ou areia da praia (bem lavada entenda-se) Citar
Recommended Posts