nelsomsdias Publicado Fevereiro 28, 2008 Publicado Fevereiro 28, 2008 montei o sistema co2 caseiro quimico e está a funcionar pelo menos bolhinhas faz nas horas para testar o sistema coloquei numa garrafa le litro de vidro a qual passei antes por muita agua limpa o problema é que me baixou o ph em excesso e muito,deve rondar os 4 ou 5 uso um tester de gotas e vejo pela cor que vai de verde escuro amarelo a vermelho e esta no vermelho....uma ajuda please...... Citar
antonio simoes Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 montei o sistema co2 caseiro quimico e está a funcionar pelo menos bolhinhas faz nas horas para testar o sistema coloquei numa garrafa le litro de vidro a qual passei antes por muita agua limpa o problema é que me baixou o ph em excesso e muito,deve rondar os 4 ou 5 uso um tester de gotas e vejo pela cor que vai de verde escuro amarelo a vermelho e esta no vermelho....uma ajuda please...... boas nelsomsdias: pelo que sei e nao é muito deves aumentar a oxigenaçao da agua ate estabilizares o ph a um nivel aceitaval. eu por exemplo tenho um filtro de cascata, no principio tive o mesmo problema, aumentei-lhe um pouco o caudal e resolvi o problema. espero ter ajudado; se tiver dito algum disparate corrijam-me... abraço Citar
Nleitao Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 e eu a pensar q o excesso de O2 diminuia o ph... entao é o inverso certo? +O2 subida de ph??? Citar Cumprimentos Nuno Leitão
João Faria Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 e eu a pensar q o excesso de O2 diminuia o ph... entao é o inverso certo? +O2 subida de ph??? Boas, Certo: CO2 = baixa de pH O2 = subida de pH Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Olá. Boas,Certo: CO2 = baixa de pH O2 = subida de pH Cumps. Errado... As concentrações de O2 e CO2 na água de um aquário são independentes uma da outra. Podes muito bem ter CO2 'à fartazana' e O2 suficiente para veres plantas a fazer pearling. Sem contar que o O2 não influencia o pH, pois não tem carácter ácido nem básico... E já agora, se tens o pH entre 4 e 5, do CO2 duvido muito que seja... deves ter outra coisa qualquer a acidificar a água, pois o pKa1 do H2CO3 é de 6,35... que traduzindo por míudos, é o pH mais baixo que consegues atingir borbulhando CO2 na água. Se estão incrédulos, experimentem borbulhar CO2 no tubo de ensaio com o indicador de pH, e verão... Eu atrevo-me a dizer que deves ter introduzido algo no teu aquário que te está a baixar o pH para esses valores. Vê lá se não é o ácido que usas no reactor que te está a fazer isso... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
nelsomsdias Publicado: Fevereiro 29, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 29, 2008 entendo o que escreveu luis no maximo que o co2 em abundancia possa baixar o ph sera ate 6.35 talvez nao tenha limpo a garrafa de vidro em que testei o difusor a debitar co2(embora a tenha passado por agua quente e fria diversas vezes )...vou testar diretamente num aquario esta noite e vou medindo os valores do ph com o sistema a todo o gas e depois japosto aqui os resultados obrigado a todos pelas respostas Citar
Fish3rman Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Boas! Mais uma opinião como resposta posso dizer por experiencia propria e tambem por inexperiencia, que estava com Ph muito alto e de forma alguma conseguia baixar o valor a baixo dos 7.8, quando fui aconselhado a colocar co2 para tentar normalizar o valor. Fiz um Co2 DIY pedra difusora no fundo do aqua, resultado em 24h baixou para 5.2 e continuaria por ai se não tivesse intrevido. Conclusão a altura a que se coloca a difusão de Co2 na agua permite controlar o Ph. Eu aconselho começar com a difusão de meio do aquario para cima e ir baixando gradualmente ate estabilizar o Ph nos parametros desejados. Espero ter ajudado Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
nelsomsdias Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 (editado) Ja li em algum sitio que o ph baixava consoante a altura a que a difusao do co2 se registava mas nao estava explicado o porque nem me pareceu logico mas se é mesmo assim entao da pra ir baixando aos poucos e isto é fiavel ou foi no teu caso?e ja agora se regular mos a saida do co2 ai pra menos saida o ph tem tendencia pra baixar mais lentamente ?? estarei correto? Editado Março 1, 2008 por nelsomsdias Citar
Fish3rman Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Ja li em algum sitio que o ph baixava consoante a altura a que a difusao do co2 se registava mas nao estava explicado o porque nem me pareceu logico mas se é mesmo assim entao da pra ir baixando aos poucos e isto é fiavel ou foi no teu caso?e ja agora se regular mos a saida do co2 ai pra menos saida o ph tem tendencia pra baixar mais lentamente ?? estarei correto? Existe mesmo uma relação Ph - Co2. Quanto maiores os niveis de co2 mais baixo se torna o ph, tal como o inverso tambem se aaplica. No caso do Co2 DIY não existe forma de controlar a saida do Co2, pois se diminuires a saida da garrafa podes ter uma explosão caseira banana rock , nestes casos joga-se com altura a que temos o difusor no aqua. Quanto mais em baixo estiver o difusor mais co2 é diluido na agua, logo acelera o baixar do ph, por isso aconselho a ir baixando lentamente o difusor ate termos os valores pretendidos de ph na agua. No caso de pedra difusora aconselho a começar por esta estar a cerca de 10/15 cm do topo do aqua e baxar de 24 em 24h caso não se obtenham os parametros desejados. Abraço Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
nelsomsdias Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 Existe mesmo uma relação Ph - Co2. Quanto maiores os niveis de co2 mais baixo se torna o ph, tal como o inverso tambem se aaplica.No caso do Co2 DIY não existe forma de controlar a saida do Co2, pois se diminuires a saida da garrafa podes ter uma explosão caseira , nestes casos joga-se com altura a que temos o difusor no aqua. Quanto mais em baixo estiver o difusor mais co2 é diluido na agua, logo acelera o baixar do ph, por isso aconselho a ir baixando lentamente o difusor ate termos os valores pretendidos de ph na agua. No caso de pedra difusora aconselho a começar por esta estar a cerca de 10/15 cm do topo do aqua e baxar de 24 em 24h caso não se obtenham os parametros desejados. Abraço foi essa a conclusao a que cheguei so um reparo o meu sistema diy é com o acido muriatico e bicarbonato e tenho dois estranguladores de soro pra controlar o caudal da saida do co2 mas mesmo assim vou controlando melhor como disses te .é so subir ou baixar o difusor ,mas quanto mais co2 sair mais co2 se ira diluir na agua logo mais baixa o ph mesmo controlando a altura do difusor certo??parece me......tantas equacoes tantas solucoes ai ai ai Citar
Fish3rman Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Um dos grandes problemas do Co2 DIY tem exactamente a ver com a variação de co2 libertado, pois no inicio muitas bolhas que vao diminuindo ao longo do tempo da preparação, o que obriga a um maior controlo do ph uma vez que este oscila co muita facilidade. O jogo do sobe e desce como difusor acaba por ser a melhor maneira de diminuir essa variação. Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
nelsomsdias Publicado: Março 3, 2008 Autor Publicado: Março 3, 2008 Um dos grandes problemas do Co2 DIY tem exactamente a ver com a variação de co2 libertado, pois no inicio muitas bolhas que vao diminuindo ao longo do tempo da preparação, o que obriga a um maior controlo do ph uma vez que este oscila co muita facilidade. O jogo do sobe e desce como difusor acaba por ser a melhor maneira de diminuir essa variação. mesmo com o sistema quimico?? neste momento tenho o ph por volta dos 6.5 7.0 coloquei pedra difusora meio aquario e uma outra pedra difusora que vem da bomba ar pra fazer circulaçao da agua(esta se a formar uma camada gordurosa na superficie da agua e como tenho alguns buracos no canto do vidro pros fios passarem sempre entram impurezas po e fumos(cozinha e eu fumo) agora havendo mais circulaçao agua havera menor absorçao de co2 evaporando algum pela agitaçao da agua assim mais uma vez temos ouitra equaçao sendo a quantidade co2 entrando no aqua faz diminuir o ph a agitacao da bomba ar faz elevar o ph desta forma tambem deve dar pra controlar os niveis co2 e ph ....correto????desculpem os testamentos p.s.mas o sistema co2 quimico funciona bem,controlando a saida co2 pra mais ou menos e qd fraqueja logo cai mais ma gota no reator e la vem mais co2(nao sendo sempre a mesma quantidade mas em media por 10 minutos sera identica durante os dias que temho testado com controlo Citar
Fish3rman Publicado: Março 3, 2008 Publicado: Março 3, 2008 mesmo com o sistema quimico?? neste momento tenho o ph por volta dos 6.5 7.0 coloquei pedra difusora meio aquario e uma outra pedra difusora que vem da bomba ar pra fazer circulaçao da agua(esta se a formar uma camada gordurosa na superficie da agua e como tenho alguns buracos no canto do vidro pros fios passarem sempre entram impurezas po e fumos(cozinha e eu fumo) agora havendo mais circulaçao agua havera menor absorçao de co2 evaporando algum pela agitaçao da agua assim mais uma vez temos ouitra equaçao sendo a quantidade co2 entrando no aqua faz diminuir o ph a agitacao da bomba ar faz elevar o ph desta forma tambem deve dar pra controlar os niveis co2 e ph ....correto????desculpem os testamentos p.s.mas o sistema co2 quimico funciona bem,controlando a saida co2 pra mais ou menos e qd fraqueja logo cai mais ma gota no reator e la vem mais co2(nao sendo sempre a mesma quantidade mas em media por 10 minutos sera identica durante os dias que temho testado com controlo Com o sistema quimico não sei pois nunca o utilizei, mas com o de fermento acontece com muita frequencia. Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
nelsomsdias Publicado: Março 4, 2008 Autor Publicado: Março 4, 2008 agora que vou pra segunda vez que faço o sistema co2 diy quimico e ja consigo perceber mais ou menos bem(digo eu)o sistema como funciona na pratica, consegui manter o ph mantendo uma bomba ar pra fazer a circulacao da agua e colocando o difusor co2 por baixo da saida do filtro interno(este esta 2 cm abaixo superficie da agua)fazendo difundir melhor o co2 por todo o aqua.pra ja os resultados estao á vista as plantas ja se manifestaram e crescem com maior rapidez e mais verdes que anteriormente(embora deduza que me falte potassio pelas manchas escuras que se tem apresentado nas anubias nanas)...recomendo o sistema mas com alguma atençao pois trata se de acido e pressao e todo o cuidado é pouco.....um obrigado a todos os que me ajudaram neste processo Citar
commendatore Publicado: Março 5, 2008 Publicado: Março 5, 2008 Boas... Como já disseram antes, quando injectamos CO2 no aquário o pH em principio deve baixar. Principalmente se medido depois das lampadas apagadas... A agitação da superficíce consegue aumentar outra vez o pH. Esta variação de pH só quer dizer que têm a dureza da água muitbo baixa. Ou seja, devem ter águas macias que à minima presença de CO2 baixam o pH O que podem fazer é: 0)manter o CO2 ligado. Medir o pH. 1) Medir a dureza da vossa água. 2) Se der mt baixa... Dissolver uma colher de bicarbonato que usam na mistela do CO2 num copo e ir metendo no aquário. 3) Esperar uma hora e voltar a medir a dureza. Comparar e ver se houve ou não alteração (deve estar mais dura) No outro dia voltar a medir os pH para ver se o CO2 ainda influencia assim tanto. Abraço. Citar Scuderia Ferrari
nelsomsdias Publicado: Março 7, 2008 Autor Publicado: Março 7, 2008 ola 'commendatore' fiz os teste e deu me estes resultados: no2--»0 nh3--» 0 nh4--»0 kh--»50 ppm gh--»80 ppm ph--»7.0 temperatura---27º vou investigar os efeitos do bicarbonato na agua e farei o teste pra comparar os resultados e posto aqui depois..ja agora que outros testes da agua me aconselham alem destes ??utilizo tudo da nutrafin incluindo liquido fertilizante pras plantas e stiks no fundo aquario,parece me uma boa marca com bons resultados comigo pelo menos até á data.... Citar
Recommended Posts