joao santos Publicado Fevereiro 27, 2008 Publicado Fevereiro 27, 2008 Boas, Tudo Fish!!! Precisava de confirmar uma dúvida que tenho em relação a estes dois tipos de lâmpadas ( ATI-Blue Spezial 39w T5 e ATI-Blue Plus 39w T5). Segue em anexo os gráficos espectrais das referidas lâmpadas. Mais uma vez obrigado e continuação de bom trabalho nos salgados Cumprimentos, João
Luis Rodrigues Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Bonitos graficos!!! já agora, qual era a duvida?
joao santos Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Peço desculpa, tens razão, queria mesmo saber qual a melhor para adquirir uma. abraço, João
Luis Rodrigues Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas basicamente uma é actinica e outra é de 15000k. a blue special dá uma cor branca a fugir para a azulada a blue plus é actinca pura e simples, logo dá uma cor azul. abraço
Just_me Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 (editado) nomes pomposos para lampadas que não teem nada de especial. a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz. a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática. a minha opinião... nenhuma das duas. ja agora, só 1 lampada? ou ja tens outras? Editado Fevereiro 27, 2008 por Just_me Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
joao santos Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas Just_me, Respondendo à tua pergunta, neste momento estou com 4 lâmpadas (3 daylight 14000K e 1 actinica) e pretendia adquirir outra actinica para ficar com um racio 50:50!!!!! Abraço, João nomes pomposos para lampadas que não teem nada de especial. a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz. a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática. a minha opinião... nenhuma das duas. ja agora, só 1 lampada? ou ja tens outras?
Hugo Costa Coelho Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 nomes pomposos para lampadas que não teem nada de especial. a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz. a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática. a minha opinião... nenhuma das duas. ja agora, só 1 lampada? ou ja tens outras? Boas just_me podias na tua opinião dizer quais as melhores lampadas tanto em actinias como em day ligth, já agora em hqi tambem.
André Silvestre Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Boas! Pedro, a Blue Plus não é actínica, a sua temperatura de cor ronda os 15000K. A ATI tem outra lâmpada mesmo actínica, a Actinic Blue de 20000K. a de baixo é uma actinica vulgar e como actinica é pior que uma osram ou philips blue, ja que manda tambem no verde para dar a impressão que emitem mais luz. a de cima...enfim um trifosforo dos mais baratos, pouco rica espectralmente e que por isso nunca vai ter grande reprodução cromática. Estou curioso com estas duas afirmações. Podes explicar o porquê e quais as alternativas, na tua opinião?
joao santos Publicado: Fevereiro 28, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2008 Bons dias, Agradeço a participação de todos e os respectivos comentários, mas ainda continuo sem perceber que actinica devo comprar, ja tenho uma (por acaso não diz os kelvins) e queria adquirir mais uma........... obrigado, João
FilipeASilva Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Bons dias, Agradeço a participação de todos e os respectivos comentários, mas ainda continuo sem perceber que actinica devo comprar, ja tenho uma (por acaso não diz os kelvins) e queria adquirir mais uma........... obrigado, João Compra a mais barata! Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
Just_me Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Boas Just_me, Respondendo à tua pergunta, neste momento estou com 4 lâmpadas (3 daylight 14000K e 1 actinica) e pretendia adquirir outra actinica para ficar com um racio 50:50!!!!! Abraço, João ... as de 14000K não são daylight's são mais puxadas para o azul. na minha opinião, sendo esse jogo de luzes uma osram/philips azul Boas just_me podias na tua opinião dizer quais as melhores lampadas tanto em actinias como em day ligth, já agora em hqi tambem. para actinicas, nunca compro actinicas e sim lampadas de espectro puramente azul, as ja citadas da osram/philips em daylight, as que tiverem referencia 865 ou se quiseres ter melhor reprodução cromática as 965. atenção que daylight implica temperaturas de cor na odem dos 6500K Boas! Pedro, a Blue Plus não é actínica, a sua temperatura de cor ronda os 15000K. A ATI tem outra lâmpada mesmo actínica, a Actinic Blue de 20000K. Estou curioso com estas duas afirmações. Podes explicar o porquê e quais as alternativas, na tua opinião? par actinicas e para melhorar as cores dos corais antes defendia o espectro puramente azul. depois de ler e ver uma ou duas montagens que utilizam ainda outro tipo de lampadas, acho que poderá ser complementada com lampadas com emissão purpura/azul quanto ás afirmações não teem nada de especial, olha para os gráficos André, facilmente reparas, que o espectro da primeira, tem picos no azul verde e laranja/avermelhado. se o azul e o laranja /avermelhado podem ser usados pelas zooxanthelae e o verde é para termos impressão de uma maior luminosidade, considerariamos esta como uma lampada "all-around"/ serve para tudo. No entanto nota-se facilmente que as restantes partes do espectro estão muito mal representadas, e como as cores das coisas que vemos tem a ver com o rácio de luz reflectida/absorvida pelos objectos, se não incidem sobre eles determinados comprimentos de onda, então os mesmos tambem não vão ser reflectidos e não os vamos ver. (é o mesmo que tentar apreciar o vermelho de uma maça iluminada por uma luz azul) Logo para uma lampada "all-around" tem uma grande deficiencia, uma miseravel reprodução cromática, por exemplo, os vermelhos nunca serão bem reproduzidos. Se por outro lado é para ser uma lampada focada no crescimento, o verde não está lá a fazer nada. devido á fraca riqueza do espectro é facil perceber que é um trifosforo nao muito elaborado. Quanto á blue plus. não sei se pretende realmente ser uma actinica, se pretende...não percebo o porque do verde e amarelo. Para quem olha ficar com uma percepção de maior luz? eu chamo a isso enganar quem nao sabe. Se não é uma actinica peca por uma horrivel reprodução cromática. No entanto o pequeno pico no purpura/roxo poderia ser benefico se fosse mais importante em termos de %. não é... e passa mesmo por desprezavel. a minha opinião...o espectro é muito importante para as cores e crescimento. se querem uma lampada para iluminar, para ver bem o aquario comprem uma com um espectro completo, com obviamente pico no azul e verde mas sem serem tão predominantes relativamente aos restantes espectros. se querem uma actinica...comprem espectro totalmente azul. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
octopus Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 (editado) Boas, A pedido do Joao, respondi-lhe por MP. Com uma explicacao simples, percebeu o problema, que nao e problema. E tudo uma intrepretacao de gosto pessoal, e de Kelvins. Abraco, Paulo Ps - Reparei agora neste pormenor. Actinicas, sao consideradas as lampadas acima de 25000K. Editado Fevereiro 28, 2008 por octopus
André Silvestre Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Viva Pedro. Obrigado pela explicação. É sempre bom aprender com quem sabe. par actinicas e para melhorar as cores dos corais antes defendia o espectro puramente azul. depois de ler e ver uma ou duas montagens que utilizam ainda outro tipo de lampadas, acho que poderá ser complementada com lampadas com emissão purpura/azul A ATI tem ainda outra lâmpada, a PRO Colour que tem uma cor púrpura, realçando as cores dos corais " vermelhos" tais como Pocillopora, histrix e por aí fora. Já a vi ao vivo e realmente os corais de cor mais quente ficam bem realçados. No entanto, não consegui encontrar o gráfico de cor. A KZ tem também as Fiji Purple que me parecem semelhantes às da ATI. se o azul e o laranja /avermelhado podem ser usados pelas zooxanthelae e o verde é para termos impressão de uma maior luminosidade, considerariamos esta como uma lampada "all-around"/ serve para tudo. Sim, mas o verde está lá também para realçar os corais verdes na mesma ou quase proporção que os azuis. Penso que seja essa a ideia da ATI. No entanto nota-se facilmente que as restantes partes do espectro estão muito mal representadas, e como as cores das coisas que vemos tem a ver com o rácio de luz reflectida/absorvida pelos objectos, se não incidem sobre eles determinados comprimentos de onda, então os mesmos tambem não vão ser reflectidos e não os vamos ver. (é o mesmo que tentar apreciar o vermelho de uma maça iluminada por uma luz azul) É igualmente verdade mas as cores que estão no espectro da lâmpada em questão destinam-se à coloração da maior parte dos corais ou seja, azul, vermelho e verde. Isto é, com uma lâmpada destas, facilmente consegues puxar pela cor da maior parte dos corais que tens num aquário ou, pelo menos, os que são azuis, verdes e vermelhos ( este último, nem tanto). É por isso que a ATI considera a Blue Special como a lâmpada base, que serve para a maior parte ( senão toda) dos corais. Concordas? Logo para uma lampada "all-around" tem uma grande deficiencia, uma miseravel reprodução cromática, por exemplo, os vermelhos nunca serão bem reproduzidos. Se por outro lado é para ser uma lampada focada no crescimento, o verde não está lá a fazer nada. Pegando no teu exemplo, concordo que os vermelhos poderiam ser mais bem reproduzidos, bem como todas as outras cores, mas a finalidade da lâmpada não é focar-se apenas nas cores. É pegar num pouco de cada e focar-se no crescimento. O verde, apesar de este ser como tu dizes e não contribuir para o crescimento, está lá apenas para realçar os corais verdes. É por isso que a ATI tem outras lâmpadas que complementam a Blue Special em termos de cor e que são a Blue Plus ( maior incidência no azul) e a Pro Color ( penso que tenha incidência no azul e vermelho para dar a cor púrpura que falas e que ela apresenta). Eu penso que, e aqui concordo inteiramente contigo, a ATI poderia ter elaborado um pouco mais as suas lâmpadas de modo a colocar todos os espectros, quer sejam eles úteis em crescimento, quer sejam úteis na forma como vemos os corais e aquário em geral, em apenas duas lâmpadas, tal como fez a KZ. Esta última tem apenas duas lâmpadas: a Coral light que é usada como lâmpada base para crescimento e realce dos azuis/verdes e a Fiji Purple que é usada para realçar os vermelhos. Enquanto uma tem 4 lâmpadas para promover crescimento e cores, a outra tem apenas 2. É uma questão de marketing mas tudo resulta, se usadas como eles querem.
Recommended Posts