Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou a montar um aquário e tenho algumas dúvidas pelo que peço a vossa sabedoria :D

Primeira é a respeito da litragem do mesmo

Tem 50 cms de comprimento, 25 de largura e 30 de altura

tem portanto 37,5 litros de capacidade certo?

Para esse mesmo aquário comprei hoje uma lâmpada/suporte no chinês, comprei uma apenas porque não sabia se ia funcionar lol. A lâmpada é de 8 W, é uma T4 (nunca tinha ouvido falar, é melhor que T5 ou pior? ). Pesquisei no google a respeito do modelo da lampada e é esta http://www.bulbs.com/eSpec.aspx?ID=13236&a...90&RefId=21, tem portanto 6400 K. São necessárias quantas destas lâmpadas para fazer um bom plantado? Por bom plantado entenda-se permitir ter plantas até que precisem de bastante iluminação

Abraços

Publicado:

Boas,

Coloquei a bold parte do teu texto.

Boas,

Estou a montar um aquário e tenho algumas dúvidas pelo que peço a vossa sabedoria :D

Primeira é a respeito da litragem do mesmo

Tem 50 cms de comprimento, 25 de largura e 30 de altura

tem portanto 37,5 litros de capacidade certo?

Tem essa litragem medindo por fora, mas se medires por dentro e retirares a parte do areão e alguma decoração que coloques vais ter menos litragem.

Deves ficar +/- com 30 litros reais.

Para esse mesmo aquário comprei hoje uma lâmpada/suporte no chinês, comprei uma apenas porque não sabia se ia funcionar lol. A lâmpada é de 8 W, é uma T4 (nunca tinha ouvido falar, é melhor que T5 ou pior? ). Pesquisei no google a respeito do modelo da lampada e é esta http://www.bulbs.com/eSpec.aspx?ID=13236&a...90&RefId=21, tem portanto 6400 K. São necessárias quantas destas lâmpadas para fazer um bom plantado? Por bom plantado entenda-se permitir ter plantas até que precisem de bastante iluminação

Abraços

Em aquários pequenos tendo em conta que indicas um bom plantado (entendo que queiras ter o máximo de plantas que o aquário te permite e algumas com algum grau de exigência), deverás fazer contas a 1w por litro no mínimo. Logo deves precisar de 30w, são 4 lâmpadas dessas de 8w que ficas com um total de

32w.

Publicado:

Desde já obrigado pela resposta banana rock

Tou a pensar em meter so 3, sera suficiente?

já agora sabes qual a diferença entre T5 e T4?

Publicado:
Desde já obrigado pela resposta ;)

Tou a pensar em meter so 3, sera suficiente?

já agora sabes qual a diferença entre T5 e T4?

Suficiente para? tudo depende do que vais lá colocar, mas para as plantas ditas normais deve ser.

Não sei qual a diferença. Vou tentar pesquisar algo.

Publicado:

Com umas plantas mais exigentes poderias colocar uma Pll de 36watts. Não me lembro do comprimento mas acho que dá.

One Fish Standing

Kurichiba

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!