Recommended Posts

Publicado

Boas

Precisava da ajuda dos mais experientes no que toca a reprodução de bettas , é assim tenho um macho e duas femeas bettas as duas já apresentam o sinal que têm ovos (um ponto branco) ,as femas estão num aquário aparte do macho .

A minha duvida é a seguinte ,devo colocar as femeas junto do macho por quanto tempo?

Abraço

Publicado:

BOAS;

deves colocalas no mesmo aquario mas separados o macho e a femea( ha quem ponha 2 femeas eu consigo sempre com 1)o macho vai fazer um ninho (deve durar uma semana mas ha quem dure menos ) e depois podes solta la (vigia a sempre porque as vezes o macho rejeita a)se tudo correr bem da se o abraço nupcial e eles coloca os ovos no ninho e em 48hrs eles eclodem ....

espero ter ajudad(n sei se percebi mutio bem a pergunta)

boa sorte!!

cumps,,

Publicado:
Boas

Precisava da ajuda dos mais experientes no que toca a reprodução de bettas , é assim tenho um macho e duas femeas bettas as duas já apresentam o sinal que têm ovos (um ponto branco) ,as femas estão num aquário aparte do macho .

A minha duvida é a seguinte ,devo colocar as femeas junto do macho por quanto tempo?

Abraço

Olá

A 1º passo é escolher uma das duas depois é preparar o acasalamento. Se já tem o ovipositor visivel basta que eles se vejam por periodos de 15 minutos. No aquario do onde está o macho a temp: +-27 a 28º e a coluna de agua a 10 cm. Após o macho fazer o ninho +- 2 dias. Juntas a femea e vês o que acontece porque podes ter que intervir e retirar a femea. Numa primeira fase a femea passa sempre um mau bocado até que ela segue o macho para debaixo do ninho. Nesta fase (ou até antes qdo os dois observam-se) vais ver as riscas verticais em vez de as horijontais que são sinal de stress.

Isto é o que eu faço. Espero ter ajudado.

cumpr.

Publicado:
BOAS;

deves colocalas no mesmo aquario mas separados o macho e a femea( ha quem ponha 2 femeas eu consigo sempre com 1)o macho vai fazer um ninho (deve durar uma semana mas ha quem dure menos ) e depois podes solta la (vigia a sempre porque as vezes o macho rejeita a)se tudo correr bem da se o abraço nupcial e eles coloca os ovos no ninho e em 48hrs eles eclodem ....

espero ter ajudad(n sei se percebi mutio bem a pergunta)

boa sorte!!

cumps,,

Eu tenho o macho num aquario a parte das femeas ,mas com contacto visual , a minha duvida é quando é que posso colocar a femea no aquario do macho.

Devo colocar a femea junto com o macho mesmo que ele não tenha feito o ninho?

Olá

A 1º passo é escolher uma das duas depois é preparar o acasalamento. Se já tem o ovipositor visivel basta que eles se vejam por periodos de 15 minutos. No aquario do onde está o macho a temp: +-27 a 28º e a coluna de agua a 10 cm. Após o macho fazer o ninho +- 2 dias. Juntas a femea e vês o que acontece porque podes ter que intervir e retirar a femea. Numa primeira fase a femea passa sempre um mau bocado até que ela segue o macho para debaixo do ninho. Nesta fase (ou até antes qdo os dois observam-se) vais ver as riscas verticais em vez de as horijontais que são sinal de stress.

Isto é o que eu faço. Espero ter ajudado.

cumpr.

O macho faz o ninho durante dois dias ,mas a femea não pode estar junto ao macho? têm que estar só com contacto visual é isso?

Quanto tempo depois é que a femea têm que estar junto com o macho depois do ninho estar feito?

Publicado:
... têm que estar só com contacto visual é isso?

Quanto tempo depois é que a femea têm que estar junto com o macho depois do ninho estar feito?

não sei se ainda tens dúvidas mas aqui vai:O contacto visual serve para estimular os dois e para ser mais fácil o acasalamento

Isto depende do tempo que a femea leva a se submeter ao macho depois disso a desova é +-2 horas como é logico isto depende de casal para casal.Depois de desovar é hora de retirares a femea.

Cumpr.

Publicado:
não sei se ainda tens dúvidas mas aqui vai:O contacto visual serve para estimular os dois e para ser mais fácil o acasalamento

Isto depende do tempo que a femea leva a se submeter ao macho depois disso a desova é +-2 horas como é logico isto depende de casal para casal.Depois de desovar é hora de retirares a femea.

Cumpr.

Boas

Duvidas ainda tenho algumas :smile2: ,mas agora só com a experiência com os meus bettas é que posso ir tirando essas duvidas.

Abraço

Publicado:
Ontem, mal coloquei um betta macho, 5 ou 6 horas depois já tinha um ninho construído, e sem ver a fêmea!

Olá os machos estão sempre a fazer "pseudo" ninhos desde que sejam motivados às vezes basta que haja uma TPA, uma alteração de temperatura, comida viva, etc. Mas é diferente qdo estão perante uma situação onde vejam realmente uma femea... o ninho chega atingir uma altura de 1 cm.

Cumpr. e boa sorte com o betta.

• 3 semanas depois...
Publicado:

E mais o quê?

Sim, mas motivado ao ver a fêmea. Há 2 dias nova ninhada, agora é esperar.

Desde que o casal esteja bem cuidado, é sempre a andar.

- Legend of Lusitanian Pride -

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Publicado:
E mais o quê?

Sim, mas motivado ao ver a fêmea. Há 2 dias nova ninhada, agora é esperar.

Desde que o casal esteja bem cuidado, é sempre a andar.

Boas Seal

como tens os teus bettas? tens com filtro? fazes tpa's de quanto em quanto tempo?

Utilizas a mesma técnica do Martinho na reprodução dos teus bettas?

Abraço

Publicado:
Boas Seal

como tens os teus bettas? tens com filtro? fazes tpa's de quanto em quanto tempo?

Utilizas a mesma técnica do Martinho na reprodução dos teus bettas?

Abraço

Boa Tarde amigo...

Pelos vistos não sou só eu andar as cabeçadas com a reprodução destes animais... algures aqui no fórum já existe o meu tópico sobre o assunto...

Os meus ja vao na 3ª moradia e nada... Mas com a orientação do membro antelou que tem tido uma paciência para me aturar penso chegar la... :mrgreen:

Femea colocada numa caixa vodafone (coisa que por aqui nao falta ) Termostato a 28G

Macho numa tartarugueira (40x22x30) termostato a 28G com agua a 10cm de altura e meio copo de plástico branco colado ao nível da agua para o macho construir o ninho...

Por baixo da tartarugueira fundo preto (para facilitar a visão dos ovos para o macho os recolher... recomendação do membro antlou)

Sem filtro mas recomenda-se filtro de esponja a baixas velocidades

faço TPA duas x por semana visto nao ter filtro... (macho /fêmea)

Alimentação...

Artemia

Flocos

mais uns bichos secos (agora nao sei o nome)

Técnica..

Caixa com a fêmea encostada ao vidro da tartarugueira mas com uma folha a tapar que é retirada so durante 15m para incentivar o macho...

Penso que não falta nada mas caso falte... os mais experientes que me corrijam... ;)

Por enquanto criação nada...

Mas desde ontem que o macho esta a construir o ninho(nao escolheu o copo) nyah

Vamos ver como corre....

Boa Sorte para si amigo... o importante é nao desistir...

Qualquer coisa disponha... ;)

Cumprimentos