Iluminação


Rui Ribas

Recommended Posts

Olá pessoal

 

Tenho um aquário de 100x45x45 comunitário com rochas e plantas ( valisnerias e anubias ).A ilumunação é fornecida por 2 daylight de 30w.Sendo as plantas de pouca manutenção será que não poderia realçar as cores presentes no aquário com uma outra combinação de lampadas?Ou outras potências?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

 

Tenho um aquário de 100x45x45 comunitário com rochas e plantas ( valisnerias e anubias ).A ilumunação é fornecida por 2 daylight de 30w.Sendo as plantas de pouca manutenção será que não poderia realçar as cores presentes no aquário com uma outra combinação de lampadas?Ou outras potências?

 

Cumps.

NAo e muito aconselhavel mas o que eu tenho no meu aqua e realça IMENSO as cores dos peixes é uma luz de agua salgada coral sun.

 

Tenho dpeois também uma plant gro e bio gro (para splantas e fauna.

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Agora sim, ver se lhe digo o que acho àcerca disto.

Penso que poderia substituir a lâmpada de trás por uma JBL Solar Tropic 4000K. Para a altura do aquário e necessidades dessas plantas deve chegar. À frente poderia por uma JBL Solar Color que realça os azuis e os vermelhos.

Haverá com certeza outras marcas mais em conta que podem surtir o mesmo efeito. Falo muito desta marca porque a uso à muito tempo e habituei-me a ela. Também nunca me deixou ficar mal. Pena é que por vezes seja tão cara.

É verdade que uma lâmpada para água salgada é pouco aconselhável pois emite um espectro de luz semelhante ao marinho e não ao de água doce.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou então vais à loja e por 1/4 do preço compras uma lâmpada de 8000K ou 10000K e ficas bem servido. Não tens é peixinhos na caixa da lampada.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença não está só nos peixinhos na caixa e no preço. Ou se tem em condições ou se vai a uma loja de material electrico e compram-se lâmpadas ao calhas. Isso já não é aquariofila.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença não está só nos peixinhos na caixa e no preço. Ou se tem em condições ou se vai a uma loja de material electrico e compram-se lâmpadas ao calhas. Isso já não é aquariofila.

 

 

As lâmpadas são iguaizinhas. Tirando a caixa e o preço.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

È assim por exemplo eu em vez de ocmprar calhas também as vou buscar ao electrecista e faço-as!!!!!!

 

Quanto ás lampadas acho que sao iguaizinhas, os peixes noa se importam quanto ás plantas devias por uma aprpriada(comprada numa loja de aquariofilia) uma plant gro ou assim e dpeois a outra vais a uma loja de electricidade e compras uma potente. Eu no meu tenho de aguasalgada (25 euros) cabecadura e as cores dos peixes realçam imenso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que o Ricardo Diogo diz é verdade, a unica diferença entre as lampadas das lojas de aquariofilia e as outras, é mesmo a caixa e o preço.

Eu no sabado comprei 2 lampadas de 18W - 6500k da Osram e custaram-me as duas 3.75 euros, se vou a uma loja de aquariofilia e compro 2 lampadas identicas não me chegavam 35 euros.

 

Mas cada um é que sabe o que faz com o seu dinheiro e como a mim custa-me a ganha-lo.....

 

E já agora aquariofilia é dar boas condições aos nossos peixes e plantas, para isso não é obrigatório gastar rios de dinheiro.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEm dito andorina!!!!

 

Acredito que para grandes aquarios plantados o resusltado nao seja o mesmo...... Sei que para a aagua salgada nao pode ser qualquer luz tambem. MAs também sei que para um aqua como o teu fazes como eu te disse compras uma para plantas e a outra compras no electrecista.............. se poderes comprar com uma luz um pouco azul melhor realça muito as corews.............!!!!!!!

 

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas normais contêm uma mistura gasosa que produz luz quando atravessada por electricidade. As lâmpadas de aquariofilia, para além disso, contêm cristais que quando atravessados pela luz "fitram-na", emitindo um espectro o mais parecido possível (consoante as marcas) com o que os peixes e as plantas têm na natureza. Daí também eu dizer que uma lâmpada para corais não é o mais aconselhável para peixes de água doce. Embora obviamente não os mate,também não lhes dá as condições mais propícias à sua vida.

 

E voltamos então à definição de aquariofilia que diz que é preciso dar boas condições aos peixes e às plantas.

Talvez seja um preciosismo da minha parte mas gosto de oferecer as condições mais próximas possível do habitat natural aos peixes.

As lâmpadas que mencionei duram até 5000 horas com este espectro modificado o que me dá 500 dias continuando a dar luz branca subsequentemente. Não me parece ser assim tão caro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lâmpadas normais contêm uma mistura gasosa que produz luz quando atravessada por electricidade. As lâmpadas de aquariofilia, para além disso, contêm cristais que quando atravessados pela luz "fitram-na", emitindo um espectro o mais parecido possível (consoante as marcas) com o que os peixes e as plantas têm na natureza. Daí também eu dizer que uma lâmpada para corais não é o mais aconselhável para peixes de água doce. Embora obviamente não os mate,também não lhes dá as condições mais propícias à sua vida.

 

E voltamos então à definição de aquariofilia que diz que é preciso dar boas condições aos peixes e às plantas.

Talvez seja um preciosismo da minha parte mas gosto de oferecer as condições mais próximas possível do habitat natural aos peixes.

As lâmpadas que mencionei duram até 5000 horas com este espectro modificado o que me dá 500 dias continuando a dar luz branca subsequentemente. Não me parece ser assim tão caro.

Cumps.

Isso sao tretas para venderem. Toda a gente sabe que a unica deiferença soa os peixnhos na caixa e o PREÇO! mas cada um sabe do seu bolso............

 

Quanto á durabilidade uma pessoa tao profissional cmo vc em lampadas devia saber que elas nao duram 500 dias mas ssim que devem devem ser trocadas de ano em ano =)

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo o número máximo de horas de duração das lâmpadas e dividindo-o pelo número de horas diário tenho o número de dias. Se trocasse de lâmpada de ano a ano estaria, aí sim, a cair na treta para venderem.

 

Já vi numa loja um catálogo da JBL que mostrava gráficos dos diversos espectros emitidos por diversas lâmpadas (catálogo só acessível a lojistas). Parece-me uma fraude demasiado elaborada. Sim, porque estaremos a falar de fraude e não de publicidade enganosa, perpretada por diversas marcas e não só pela que mencionei, levada a cabo impunemente há diversos anos e em diversos países, sempre indetectada. Parece-me bem complicado por parte destes fabricantes todos.

 

Não pensem que estou a querer impingir a minha maneira de tratar dos meus aquários. Fizeram-me uma pergunta e eu respondi conforme sei e faço. Cada um é livre de optar pelo equipamento ou tratamento dado aos seus peixes e plantas. Apenas e tão só me parece descabido e leviano avançar com afirmações dessas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEm dito andorina!!!!

 

Acredito que para grandes aquarios plantados o resusltado nao seja o mesmo...... Sei que para a aagua salgada nao pode ser qualquer luz tambem. MAs também sei que para um aqua como o teu fazes como eu te disse compras uma para plantas e a outra compras no electrecista.............. se poderes comprar com uma luz um pouco azul melhor realça muito as corews.............!!!!!!!

Cumps

 

Mas isso tambem há nas lojas normais de electricidade. Pedes uma lâmpada de 10.000K ou 12.000 ou 18.000 ou 25.000... E custam 1/4 do preço.

 

Tendo o número máximo de horas de duração das lâmpadas e dividindo-o pelo número de horas diário tenho o número de dias. Se trocasse de lâmpada de ano a ano estaria, aí sim, a cair na treta para venderem.

 

Já vi numa loja um catálogo da JBL que mostrava gráficos dos diversos espectros emitidos por diversas lâmpadas (catálogo só acessível a lojistas). Parece-me uma fraude demasiado elaborada. Sim, porque estaremos a falar de fraude e não de publicidade enganosa, perpretada por diversas marcas e não só pela que mencionei, levada a cabo impunemente há diversos anos e em diversos países, sempre indetectada. Parece-me bem complicado por parte destes fabricantes todos.

 

Não pensem que estou a querer impingir a minha maneira de tratar dos meus aquários. Fizeram-me uma pergunta e eu respondi conforme sei e faço. Cada um é livre de optar pelo equipamento ou tratamento dado aos seus peixes e plantas. Apenas e tão só me parece descabido e leviano avançar com afirmações dessas.

Cumps.

 

 

Sinceramente, achas que a JBL, SERA ou outra marca qualquer de aquas faz lâmpadas melhores que a Osram ou a Phillips? Todas as lampadas emitem num espectro predominante. Existem n discussões no forum acerca disto e chegou-se sempre à mesma conclusão. As lampadas são iguais, se não piores.

 

E ninguem está a achar que estás a impingir nada. Estás a partilhar a tua experiência. Mas não é por meteres uma lâmpada "de aquariofilia" que o vais fazer...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Osram, a Phillips, a Silvania entre outras são as que fabricam as lâmpadas da JBL, Sera, Tetra, etc. A patente dos cristais contidos lá dentro é que é detida pelas marcas e as lâmpadas são encomendadas para contê-los de modo a emitirem um determinado espectro.

Mas é claro que cada um acredita no que quer. Eu acredito que faz diferença e vocês acreditam que é aldrabice. Pois seja.

Sinceramente, não me ocorre mais nada para dizer a este respeito.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas devem sim ser trocadas de ano a aano...... quanto as diferenças ja toda (ou quase) sabe que sao minimas ou inexistentes..............

 

E sim as luzes azuis tambem se comprar numa loja de electrecidade............ !!!! por 1/4 do preço =)(ricardo diogo)

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria aproveitar este tópico para fazer uma pergunta.

 

Encontrei este tipo de lâmpadas que se calhar a carteira de muitos, possivelmente já todos conhecem mas só agora reparei. Estas lâmpadas são económicas(logo poupa-mos mais) são de rosca(por isso o casquilho é bem mais barato, não precisando assim de arrancador nem de balastro) são fluorcentes e com uma boa temperatura de cor(aproximadamente ao ideal para aquário de ambiente fluvial). Aqui neste site tão um pouco caras, mas acredito que se devem encontrar mais barato em grandes superficies.

 

Corrijam-me se tiver errado, porque não tenho bem a certeza em relação a ser preciso balastro e arrancador, se assim for não deve compensar, mas vou-me tentar informar.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas lampadas nao tenho experiencia. MAs tenho elas em casa e dao pouca luz!!!!!!!!!!! E sao caras como esta ai tu para ocmprares das normais gastas 7 euros numa regua e mais 2 ou 3 numa lampada!!!!!!!!!

 

è capaz de te sair mais barato que so a lampada!!!

 

Lol

CUmps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria aproveitar este tópico para fazer uma pergunta.

 

Encontrei este tipo de lâmpadas que se calhar a carteira de muitos, possivelmente já todos conhecem mas só agora reparei. Estas lâmpadas são económicas(logo poupa-mos mais) são de rosca(por isso o casquilho é bem mais barato, não precisando assim de arrancador nem de balastro) são fluorcentes e com uma boa temperatura de cor(aproximadamente ao ideal para aquário de ambiente fluvial). Aqui neste site tão um pouco caras, mas acredito que se devem encontrar mais barato em grandes superficies.

 

Corrijam-me se tiver errado, porque não tenho bem a certeza em relação a ser preciso balastro e arrancador, se assim for não deve compensar, mas vou-me tentar informar.

 

Cumprimentos

 

Não vás por aí. Fluorescentes, projectores. Pensa nestes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.