Recommended Posts

Publicado:

Olá de novo.

Ola Luis,

Questionar-me e, nao concordar com os outros ja o faco ha muito tempo...

Apenas coloquei estas questoes, porque da para ''ver'' que muitos classificam aquarios plantados, quando possuem apenas aquarios com plantas... sendo assim, sera que necessitam de colocar macros, quando teem peixes mais que suficientes para producao de N e P? Nao e por acaso que a manutencao de plantados com peixes ditos exigentes e relativamente dificil. Encontra-se bem documentado neste forum.

Sera que a maioria de nos sabe o que implica um aquario ''hi-tech''? Varias TPA's por semana acima dos 50%, controlo diario de inumeras variaveis, resistir a tentacao de comprar aquele peixe porque ate nunca o viu na sua loja de fim de semana, ou ate mesmo de superpovoar o aquario?

Caracois e camaroes nao adicionam tambem materia organica ao aquario? Quando dizem que tem poucos peixes, mas uma quantidade enorme destes invertebrados nos aquarios, tambem nao e valido?

Nao ha muito tempo, era impensavel a colocacao destes nutrientes num aquario, so pela probabilidade de algumas algas aparecerem?

Sera que sabem quem e Diana Walstad? Ou Tom Barr? Que metodologias defendem? Nao continuam a ter belissimos aquarios plantados?

Apenas fiz aquelas perguntas, porque muita gente nao se da ao trabalho de pensar nos ''pros'' e ''contras'' de alguns tipos de manutencao, ou de pesquisar na net sobre o assunto... apenas querem ter um igual porque ate e bonito...

Depois desistem do hobby porque da muito trabalho, apareceu um surto de algas incontrolavel e a unica solucao possivel, sera desmontar o aquario e comecar de novo e/ou dedicarem-se a coleccionar selos, porque a ''Maria'' la em casa achou que foi uma enorme quantidade de dinheiro mal gasto.

Penso apenas que a adicao de fertilizante liquido, com todos os micros essenciais as plantas sera suficiente para a maior dos aquarios com plantas e, os macros serao facultados pela populacao do aquario e respectiva alimentacao.

Cumprimentos,

Jose Faria.

surprised:sad2:nyah

Ora nem mais... só um pequeno reparo à tua última frase: o potássio dificilmente será introduzido no aquário pela alimentação dada aos animais :-D

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

• Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Olá de novo.

surprised:sad2:nyah

Ora nem mais... só um pequeno reparo à tua última frase: o potássio dificilmente será introduzido no aquário pela alimentação dada aos animais :-D

Cumprimentos

Luís Fortunato

Ola,

Mais acima escrevi que a fauna era suficiente para a producao de N e P.

Indico entao para o mais distraidos, o melhor sera mesmo comprar apenas K.

Cumprimentos,

Jose faria.

Publicado:
Há que saber procurar :twisted:

quando disse 100gr 2.5 € foi na primeira farmácia que fui e pq ia lá a passar e lembrei-me.

Os kg podes comprar na Vaz pereira e/ou na Farmácia Azevedos.

Farmacia Vaz Pereria, existe uma em Salgueiro do Campo (Castelo Branco)... era esta q te referias? cheers.gif' class='bbc_emoticon' alt='bigsmile' />

Farmacias Azevedo ... existem imensas (Azevedos não existe nenhuma).

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Publicado:
Farmacia Vaz Pereria, existe uma em Salgueiro do Campo (Castelo Branco)... era esta q te referias? cheers.gif' class='bbc_emoticon' alt='bigsmile' />

Farmacias Azevedo ... existem imensas (Azevedos não existe nenhuma).

Boas, são as duas em Lisboa, uma na baixa (Rossio) e a outra nem sei bem mas penso que é para Sintra ou algo assim.

Publicado:

Joe faria, nem sempre a fauna é suficiente para a produção de N e P em quantidades suficientes necessárias.

Temos que ver que cada aquário é um aquário por isso não se deve generalizar nada.

Publicado:
Boas, são as duas em Lisboa, uma na baixa (Rossio) e a outra nem sei bem mas penso que é para Sintra ou algo assim.

Farmacia Azevedos não existe,

no Rossio, o mais parecido que há com o q disseste é:

Farmácia Azevedo & Filhos

Rossio, 31

1100-200 Santa Justa

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Publicado: (editado)
Sorry, é isso, aqui dizemos azevedos

tá certo... são vários... é o pai, e os filhos azevedos ;)

Consegues indicar-me exactamente onde é ? ao pé de quê ?... é q a morada "Rossio, 31" n é mto esclarecedora ;)

Editado por frelip

banner.gif

Publicado:
fica mesmo no rossio (praça D. pedro IV) ao lado do café nicola.

thankx ;)

banner.gif

Publicado:

ja agora...

para fazer as soluções estava a pensar fazê-las adaptadas aos níveis admitidos no aqua... isto é, mais ppm's por ML para o K e menos ppm's por ML para o PO4

por exmeplo:

o meu aqua é de 180L, e segundo a calculadora de chuck, com 171g de KCL em 500ml de agua destilada obtenho a solução q adiciona 1ppm por cada ML.

sendo q o valor do K é entre 20 a 30 ppm, terei q adicionar alguns ML (mesmo q sejam poucos).

ja para o PO4, n da jeito uma solução q adiciona 1ppm por ML, pois 1ppm é o valor máximo do PO4, e pode ser necessário adicionar menos q isso, e torna-se complicado medir menos que 1ML

sendo assim, estava a pensar fazer a solução para o PO4 da seguinte forma:

13g de KH2PO4 em 500 ml de água destilada, obtenho a solução q adiciona 0,1ppm por cada ML.

o q é q diz a experiência de quem ja fertiliza á mais tempo ? devo fazer uma solução "fraquinha" ? faço com 0,2ppm por ML ? ou mesmo com os 0,5 ppm por ML ?

Claro q sei q me vão dizer q é conforme cada um preferir e tal ... mas o q eu queria mesmo saber, era o que é mais prático, dado a ordem do valor admitido de PO4 ser tão baixo.

[]

banner.gif

Ola,

Mais acima escrevi que a fauna era suficiente para a producao de N e P.

Indico entao para o mais distraidos, o melhor sera mesmo comprar apenas K.

Penso que dizer que um aquário plantado apenas precisa de K é incorrecto.

Primeiro no inicio de qualquer aquário plantado,a primeira coisa a pôr são as plantas,muito depois vêm os peixes.No inicio não há nem Nitrato nem Fosfato disponivel para estas,e é imperial que o aqua seja fertilizado com estes 2 Macros.

Depois do aqua maturar,a adição de NO3 e/ou PO4 deve ser administrada,mas de acordo com as necessidades do aqua,e devemos fazê-lo através de testes de NO3 e PO4,por isso é que penso que é incorrecto dizer que qualquer aquário precisa só de K. Tudo depende de muita coisa,da quantidade de Fauna,da capacidade do filtro Vs litragem do aqua,etc.

Por ex. no meu aqua densamente plantado,tenho normalmente carências de NO3,tenho de colocar diariamente,e faço-o em relação ao que meto de K. Se não colocasse NO3 no meu aqua,e apenas K como afirmas teria sérios problemas.

Devemos também ter a sensatez de determinar a quantidade de fertilizante a colocar de acordo com a quantidade de Flora que temos no aqua.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Joe faria, nem sempre a fauna é suficiente para a produção de N e P em quantidades suficientes necessárias.

Temos que ver que cada aquário é um aquário por isso não se deve generalizar nada.

Ola,

Por isso escrevi, pesquisem ''pros'' e ''contras'' da manutencao de cada tipo de aquario.

Penso que dizer que um aquário plantado apenas precisa de K é incorrecto.

Primeiro no inicio de qualquer aquário plantado,a primeira coisa a pôr são as plantas,muito depois vêm os peixes.No inicio não há nem Nitrato nem Fosfato disponivel para estas,e é imperial que o aqua seja fertilizado com estes 2 Macros.

Depois do aqua maturar,a adição de NO3 e/ou PO4 deve ser administrada,mas de acordo com as necessidades do aqua,e devemos fazê-lo através de testes de NO3 e PO4,por isso é que penso que é incorrecto dizer que qualquer aquário precisa só de K. Tudo depende de muita coisa,da quantidade de Fauna,da capacidade do filtro Vs litragem do aqua,etc.

Por ex. no meu aqua densamente plantado,tenho normalmente carências de NO3,tenho de colocar diariamente,e faço-o em relação ao que meto de K. Se não colocasse NO3 no meu aqua,e apenas K como afirmas teria sérios problemas.

Devemos também ter a sensatez de determinar a quantidade de fertilizante a colocar de acordo com a quantidade de Flora que temos no aqua.

A minha resposta tambem foi dada na resposta acima... estava a falar nos ditos aquarios com plantas, densamente povoados.

''Primeiro no inicio de qualquer aquário plantado,a primeira coisa a pôr são as plantas,muito depois vêm os peixes.No inicio não há nem Nitrato nem Fosfato disponivel para estas,e é imperial que o aqua seja fertilizado com estes 2 Macros.''

Sera mesmo que e assim? Podes confirmar aquilo que dizes? Caracois que introduzes para fazer a ciclagem nao adicionam estes macros?

Tens mesmo necessidade de efectuar a sua introducao?

Cumprimentos,

Jose Faria.

Editado por joe faria
[/i]Sera mesmo que e assim? Podes confirmar aquilo que dizes? Caracois que introduzes para fazer a ciclagem nao adicionam estes macros?

Tens mesmo necessidade de efectuar a sua introducao?

No inicio de um aquário,os dejectos dos caracois que possamos colocar podem não fornecem às plantas a quantidade necessária de NO3 e PO4,porque basicamente o NO3 aparece quando uma colónia de bactérias começa a transformar a Amonia em Nitrato.Ora se estamos a começar a ciclar o aqua ainda não há bactérias de modo a haver Nitrato...Os Fosfatos aparecem muito por causa da alimentação dada à Fauna,ora não acho que seja preciso alimentar assim tanto os caracois.Contudo é testar e ver.

O que eu digo é que não é necessário adicionar estes 2 Macros...caso não seja necessário,e isso não acontece em todos os aquários. Lembro-me à pouco tempo,alguém que disse que no seu aqua, o PO4 era assimilado pelas plantas muito rapidamente,e tinha de fazer fertilizações extra deste Macro.

Por isso cada caso é um caso,nada pode ser considerado verdade Universal,excepto a sensatez de adequar a fertilização certa ao nosso aquário.E os nossos plantados podem ou não precisar de fertilizações diárias de PO4 e NO3.

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

Publicado:

ai credo ia fazer um plantado mas vou desistir, umas anubias e ja está isso e complicado que se farta acho que não vou ser capaz de tanta tecnica :mrgreen:

Publicado:

Olá.

ai credo ia fazer um plantado mas vou desistir, umas anubias e ja está isso e complicado que se farta acho que não vou ser capaz de tanta tecnica

Desistir sem nunca ter experimentado é que é mau...

Isso é uma atitude derrotista. Não é preciso ter um curso superior em química ou bioquímica para entender fertilizações de aquários.

Agora, como é óbvio, também não podemos esperar que as coisas nos caiam do céu. Há que ler, pesquisar muito, raciocinar... e experimentar.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Agora, como é óbvio, também não podemos esperar que as coisas nos caiam do céu. Há que ler, pesquisar muitos, raciocinar... e experimentar.

Concordo a 200%. Uma pessoa não pode ter medo de errar,só experimentando é que se consegue.

Qualquer pessoa pode ter ''o plantado dos seus sonhos'',ninguém é mais apto que ninguém.

Temos é de gostar mesmo,e querer muito fazer bem.Isto leva a que a curiosidade se aguce,o que nos leva a a ler muito sobre o assunto,tirar conclusões.

É necessário também um bom olho,os testes por si só não valem de muito,as plantas vão dando sinais que podem ser interpretados por nós,mas para isso também há que fazer asneiras de vez em quando.E aprender com essas asneiras.

O mais giro disto tudo é que quando pensamos que já sabemos qualquer coisinha sobre o assunto,uma planta,uma alga,ou uma serie de acontecimentos vêm deitar tudo por terra,e ai pensamos: ''Afinal ainda sei pouco''. O que é optimo,pois leva-nos a ler mais e pesquisar mais sobre o assunto...

Zog Li