Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas, 1 kg de kcl e 1 kg de kh2op4 custaram +/- 24euros. 100gr de kcl na farmácia ao pé do meu work custava 2.5€ Na Horizonte Aquático tens o KCl a menos de 9€/kg (2,5€ por 100 gr é um abuso ) e o KH2PO4 a quase 15€, por isso, preços idênticos aos que o Trocado referiu. Atenção que a estes preços, acrescem os portes de correio,... podes fazer uma simulação de encomenda e ficas logo a saber o preço final. Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas,Na Horizonte Aquático tens o KCl a menos de 9€/kg (2,5€ por 100 gr é um abuso ) e o KH2PO4 a quase 15€, por isso, preços idênticos aos que o Trocado referiu. Atenção que a estes preços, acrescem os portes de correio,... podes fazer uma simulação de encomenda e ficas logo a saber o preço final. entao ... vai dar ao mesmo ... melhor, saiu mais barato ao trocado... se na horizonte sai a 15 + 9 + portes ... sai mais caro q os 24€ q o trocado pagou ! € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Não tens nada que agradecer, estamos cá para isto mesmo KNO3= Nitrato de Potássio. (para Nitratos) KH2PO4= Mono Fosfato de Potássio. (é para os Fosfatos). KCL= Cloreto de Potássio (para Potássio). Geralmente vem com os micros sim. Há quem fertilize tb em separado, mas penso serem as excepções do que a regra entretanto ainda me surgiu uma dúvida... no horizonte aquatico diz: "Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 0.5ppm de Fosfato (PO4) e 0.21ppm de Potássio (K)." e se nósp recisarmos adicionar PO4, mas não precisarmos adicionar Potássio ? bem ... quer dizer, por outro lado, como os valor de K aconselhados sao entre entre 20 e 30 ppm... pode-se dizer q 0.21ppm é desprezivel... nao ? € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas, entao ... vai dar ao mesmo ... melhor, saiu mais barato ao trocado...se na horizonte sai a 15 + 9 + portes ... sai mais caro q os 24€ q o trocado pagou ! Pode não ser mais caro... o Trocado diz que 100gr de KCl são 2,5€, logo 25€/kg (na HA fica a menos de 9€/kg)! Provavelmente é por ser uma quantidade pequena... Além disso, nem sempre é fácil encontrar uma farmácia que venda estes produtos (pelo menos no interior do país), por isso, pode funcionar sempre como alternativa e para comparação de preços. entretanto ainda me surgiu uma dúvida... no horizonte aquatico diz: "Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 0.5ppm de Fosfato (PO4) e 0.21ppm de Potássio (K)." e se nósp recisarmos adicionar PO4, mas não precisarmos adicionar Potássio ? bem ... quer dizer, por outro lado, como os valor de K aconselhados sao entre entre 20 e 30 ppm... pode-se dizer q 0.21ppm é desprezivel... nao ? Supondo que tens os Fosfatos a 0, precisas de adicionar 2ml de KH2PO4 para ter 1 ppm (valor máximo recomendado de Fosfatos). Ora esses mesmos 2ml, correspondem a 0,42ppm's de K; se tens como referência que o K deve estar entre 20 e 30 ppm, 0,42ppm não são significativos. Não sei se consegui ser claro... Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Supondo que tens os Fosfatos a 0, precisas de adicionar 2ml de KH2PO4 para ter 1 ppm (valor máximo recomendado de Fosfatos). Ora esses mesmos 2ml, correspondem a 0,42ppm's de K; se tens como referência que o K deve estar entre 20 e 30 ppm, 0,42ppm não são significativos. Não sei se consegui ser claro... .png' alt=':biggn:'> sim... o q dizes ja estava subentendido no meu post... mas obirgado pla resposta na mesma € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Vasco Matos Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Olá.Hmm... .png' alt=':biggn:'> Será Zogli? Olha que eu e mais gente, já matou invertebrados por fertilizar excessivamente com Micro-Nutrientes... e não falo dos casos de fertilizantes de marca branca. Eu já fiz isso, e com TMG. Acho que querias dizer é que são raros os problemas com ligeiros excessos... agora dizer que nunca há problemas com excessos... na minha opinião, isso já não é bem assim. Cumprimentos Luís Fortunato Sim,tens razão,erro meu. Com camarões também já tive problemas com excesso de Micros,por isso é que no meu aqua de camarões fertilizo sempre com metade da dose. Eu estava a falar mais em termos de carências,se colocarmos 1x ou 2x por semana a dose indicada de Micros é raro haver carências. zogli, comprando o cloreto de potássio, como fazer a mistura par obtermos o fertilizante ? Olá Frelip! Eu faço a mistura de KCl da seguinte forma: misturo 200gr de KCl em 1L de água. Ora no meu aqua de 100L cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K no aqua. Ora se o nivel aceitavel de K no aqua é 20ppm,então eu coloco 10ml diarios,o que no meu aqua de 100L aumenta 10ppm. Com esta dose não noto nenhuma carência de potassio. Em relação ao Ferro. Recentemente acabou-se o meu Ferro da Horizonte Aquático e então comprei outra marca a da Flourish Iron.Reparei que a concentração deste ultimo em relação ao Fe da HA é muito inferior. No Fe da HA - 1ml aumenta 0.20ppm de Ferro em 100L No Fe da Flourish - 2.5ml aumenta 0.10pp de Ferro em 100L Isto só para dizer que é necessário verem bem as concentrações no rotulo,de modo a decidirem qual compensa mais.Não estou a dizer que os produtos da Flourish são maus,(eu gosto),mas em relação ao Ferro,o da Horizonte Aquático fica mais em conta. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Dário Santos Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 (editado) Bem pessoal, as vossas perguntas e respostas estão a esclarecer as minhas dúvidas Agora a questão é a seguinte: Estou a pensar mandar vir da H.A. isto: 1 x Ferro2+ G 1L ______________________________________ 20.00EUR 1 x Micro+ 1L __________________________________________ 18.00EUR 1 x Sulfato de Magnésio heptahidratado- MgSO4.7H2O - 500g ___ 3.59EUR Sub-Total: 41.59EUR Tarifa por zona (A enviar para Portugal-Continente: 3.1 Kg(s)): 5.80EUR Total: 47.39EUR Acham um preço razoavel? Tendo em conta que já tenho Fosfatos, Nitrátos e Potássio, fica a faltar alguma coisa? Cumps. Editado Fevereiro 27, 2008 por dfilp Dário Santos Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa De volta!!!
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 (editado) Olá Frelip! Eu faço a mistura de KCl da seguinte forma: misturo 200gr de KCl em 1L de água. Ora no meu aqua de 100L cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K no aqua. Ora se o nivel aceitavel de K no aqua é 20ppm,então eu coloco 10ml diarios,o que no meu aqua de 100L aumenta 10ppm. Com esta dose não noto nenhuma carência de potassio. dizes q metes 10ppm de potassio, mas n sei quanto tinhas antes de meteres (se é q fazes o teste diariamente). Editado Fevereiro 27, 2008 por frelip € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Em relação ao Ferro. Recentemente acabou-se o meu Ferro da Horizonte Aquático e então comprei outra marca a da Flourish Iron.Reparei que a concentração deste ultimo em relação ao Fe da HA é muito inferior.No Fe da HA - 1ml aumenta 0.20ppm de Ferro em 100L No Fe da Flourish - 2.5ml aumenta 0.10pp de Ferro em 100L Onde viste os dados da HA? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Murkas Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Onde viste os dados da HA? No rótulo da embalagem A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 No site não encontrei essa informação e nos meus tb não tem, o que achei um pouco estranho. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 No rótulo da embalagem Confirmo Trocado, está no rótulo da embalagem. Tenho uma aqui ao lado com essa informação! Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 E de micros alguém tem que possa indicar? Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 E de micros alguém tem que possa indicar? Na embalagem que tenho, a informação é igual à que está no site! Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
frelip Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 (editado) KNO3= Nitrato de Potássio. (para Nitratos)KH2PO4= Mono Fosfato de Potássio. (é para os Fosfatos). KCL= Cloreto de Potássio (para Potássio). Fui a uma farmácia... Entre o KH2PO4, e o KCL q n tinham.... quando falei em nitrato de potássio, o homem ficou a olhar para mim com uma cara... perguntou-me para que queria o nitrato de potássio... se era para fazer explodir algum edificio Acrescentou que n se vendem nitratos de nada !!!! Editado Fevereiro 28, 2008 por frelip € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Fui a uma farmácia...Entre o KH2PO4, e o KCL q n tinham.... : Acrescentou que n se vendem nitratos de nada !!!! Boas, Também me aconteceu o mesmo! Fui a 3 ou 4 farmácias em Setúbal e não tinham nem sabiam onde encontrar. Não estive para procurar mais, encomendei à HA! Daí ter feito esta sugestão acima... Se, por acaso, alguém conhecer uma farmácia em Setúbal que venda, agradeço... pode ser alguma que não fui! Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
frelip Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Boas, Também me aconteceu o mesmo! Fui a 3 ou 4 farmácias em Setúbal e não tinham nem sabiam onde encontrar. Não estive para procurar mais, encomendei à HA! Daí ter feito esta sugestão acima... Se, por acaso, alguém conhecer uma farmácia em Setúbal que venda, agradeço... pode ser alguma que não fui! a questão nem é ter ou nao ... é q ele deu-me a entender q isso n se vende... e q serve para fabricar bombas € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Vasco Matos Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 (editado) dizes q metes 10ppm de potassio, mas n sei quanto tinhas antes de meteres (se é q fazes o teste diariamente). O Potassio não se consegue saber ao certo quanto o aqua tem no momento,pois os testes de Potassio são muito caros e não há à venda aqui em Portugal,temos de supor. Contudo o Potassio é daqueles nutrientes que é raro estarem em excesso,as plantas dão conta. Eu meto 10ml de K (que equivalem no meu aqua de 100L a 10ppm) pois é metade do valor aceitavel (20ppm). É um valor que cheguei por ver que as plantas não têm carências de K. E é a partir deste valor que fertilizo com NO3 e PO4. a questão nem é ter ou nao ... é q ele deu-me a entender q isso n se vende... e q serve para fabricar bombas Sim,disseram-me o mesmo,aliás a senhora ficou desconfiada de mim! O pessoal da aquariofilia está a passar por fdp bombistas! Resumindo agora na farmacia só compro KCl , KH2PO4 e Mg. Editado Fevereiro 28, 2008 por Zogli Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
frelip Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Sim,disseram-me o mesmo,aliás a senhora ficou desconfiada de mim! O pessoal da aquariofilia está a passar por fdp bombistas! Resumindo agora na farmacia só compro KCl , KH2PO4 e Mg. tou a ver q sim... e mm assim, o kcl e o kh2po4 tb sao dificieis de encontrar. € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Vasco Matos Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 tou a ver q sim... e mm assim, o kcl e o kh2po4 tb sao dificieis de encontrar. Qualquer farmacia que seja ao mesmo tempo laboratório tem estes quimicos. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Há que saber procurar quando disse 100gr 2.5 € foi na primeira farmácia que fui e pq ia lá a passar e lembrei-me. Os kg podes comprar na Vaz pereira e/ou na Farmácia Azevedos. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Os kg podes comprar na Vaz pereira e/ou na Farmácia Azevedos. Pois Lisboa..., e em Setúbal ou arredores alguém sabe onde se pode comprar? Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
joe faria Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 O Potassio não se consegue saber ao certo quanto o aqua tem no momento,pois os testes de Potassio são muito caros e não há à venda aqui em Portugal,temos de supor. Contudo o Potassio é daqueles nutrientes que é raro estarem em excesso,as plantas dão conta. Sera que Potassio em excesso nao provocara atrasos no crescimentos das plantas? Sera que desequilibrios com este macro, nao desencadeara problemas na normal assimilacao de macros e/ou micros por parte das plantas? Sera que todos estes nutrientes adicionados em aquarios, que muitas vezes encontram-se mal plantados (refiro-me a nao haver plantas suficientes capazes de absorver toda a quantidade adicionada diariamente), nao provocara um envenenamento lento e letal para toda a fauna? Desculpem, mas surgiram-me estas duvidas... Cumprimentos, Jose Faria. The Crypt's Place Nano Reef II nanoworld - o meu blog
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Olá. Boa José... é assim mesmo Questiona-te!! Não aceites o que te digam de mão beijada... até podes concordar com o que te dizem... mas tenta, ou faz por o perceberes. A estratégia é essa mesmo... Quanto às perguntas que enumeraste, vou responder de uma forma muito resumida, pois quase todas elas já foram respondidas aqui no Fórum. Sera que Potassio em excesso nao provocara atrasos no crescimentos das plantas? Atrasos não diria... mas poderá causar carências de Cálcio e Magnésio, mesmo que estes existam em abundância na água do aquário. Sera que desequilibrios com este macro, nao desencadeara problemas na normal assimilacao de macros e/ou micros por parte das plantas? Sim... já respondido. Sera que todos estes nutrientes adicionados em aquarios, que muitas vezes encontram-se mal plantados (refiro-me a nao haver plantas suficientes capazes de absorver toda a quantidade adicionada diariamente), nao provocara um envenenamento lento e letal para toda a fauna? Como é óbvio, ninguém nos garante que os fertilizantes que adicionamos ao nosso aquário estão equilibrados a 100%. Isso é impossível de prever... diferentes plantas; diferentes consumos... Então, vamos lá pensar um bocado... em que situação é que isso é mais problemático? Num aquário de baixa manutenção em que se fertiliza muito pouco, ou num de alta manutenção em que a fertilização é diária, e em doses bem elevadas? Agora já sabem... se é que não sabiam já, porque razão é que eu sou apologista das TPA's de 75% para cima... nos meus aquários, claro está. Quem os conhece, sabe bem que eu gosto de os ter com boas iluminações e com consumos elevados em termos de fertilizantes e CO2. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
joe faria Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Ola Luis, Questionar-me e, nao concordar com os outros ja o faco ha muito tempo... Apenas coloquei estas questoes, porque da para ''ver'' que muitos classificam aquarios plantados, quando possuem apenas aquarios com plantas... sendo assim, sera que necessitam de colocar macros, quando teem peixes mais que suficientes para producao de N e P? Nao e por acaso que a manutencao de plantados com peixes ditos exigentes e relativamente dificil. Encontra-se bem documentado neste forum. Sera que a maioria de nos sabe o que implica um aquario ''hi-tech''? Varias TPA's por semana acima dos 50%, controlo diario de inumeras variaveis, resistir a tentacao de comprar aquele peixe porque ate nunca o viu na sua loja de fim de semana, ou ate mesmo de superpovoar o aquario? Caracois e camaroes nao adicionam tambem materia organica ao aquario? Quando dizem que tem poucos peixes, mas uma quantidade enorme destes invertebrados nos aquarios, tambem nao e valido? Nao ha muito tempo, era impensavel a colocacao destes nutrientes num aquario, so pela probabilidade de algumas algas aparecerem? Sera que sabem quem e Diana Walstad? Ou Tom Barr? Que metodologias defendem? Nao continuam a ter belissimos aquarios plantados? Apenas fiz aquelas perguntas, porque muita gente nao se da ao trabalho de pensar nos ''pros'' e ''contras'' de alguns tipos de manutencao, ou de pesquisar na net sobre o assunto... apenas querem ter um igual porque ate e bonito... Depois desistem do hobby porque da muito trabalho, apareceu um surto de algas incontrolavel e a unica solucao possivel, sera desmontar o aquario e comecar de novo e/ou dedicarem-se a coleccionar selos, porque a ''Maria'' la em casa achou que foi uma enorme quantidade de dinheiro mal gasto. Penso apenas que a adicao de fertilizante liquido, com todos os micros essenciais as plantas sera suficiente para a maior dos aquarios com plantas e, os macros serao facultados pela populacao do aquario e respectiva alimentacao. Cumprimentos, Jose Faria. The Crypt's Place Nano Reef II nanoworld - o meu blog
Recommended Posts