Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!

Quero começar a fertelizar o meu aquário para um bom crescimento das plantas.. Já tenho Fosfatos, Potássio e Nitratos, falta-me o Ferro..

Alguém sabe onde posso comprar?

Aconselham-me a fertelizar com mais alguma coisa?

Obrigado!

Cumps.

Dário Santos

entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

• Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Boas pessoal!

Quero começar a fertelizar o meu aquário para um bom crescimento das plantas.. Já tenho Fosfatos, Potássio e Nitratos, falta-me o Ferro..

Obrigado!

Cumps.

Já tens um fertilizante de micros?

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:
Boas pessoal!

Obrigado!

Cumps.

Ferro, da seachem, podes comprar em diversas lojas de aquáriofilia, na aquaristic ou na Horizonte Aquático.

O mesmo para os Micros que não referiste.

Publicado: (editado)

Obrigado pessoal!

Vou ver nessas lojas bang

Tinha-me esquecido de referir os micros, também é o que falta...

Sugiram :(

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:
Obrigado pessoal!

Vou ver nessas lojas bang

Tinha-me esquecido de referir os micros, também é o que falta...

Sugiram :(

Cumps.

Horizonte aquático tem sempre bons produtos!

Publicado:

aproveitando este topico...

na horizonte aquático vejo lá ferro, magnésio, micros, potassio, fosfatos ... e nitratos ? não têm ?

apesar de haver fontes de nitratos vindos das fezes dos peixes, pode acontecer ser preciso adicionar nitratos na mesma...

nao vejo á venda lá na horizonte aquatico

ainda na horizonte aquativo, tem uma enbalagem de micros que já contem ferro e magnésio... ainda assim é necesario adicionar o ferro e o magnesio isoladamente ?

e como saber as quantidades necessárias e em falta dos micros ?

ao adicionarmos o produto denomidando "micros" (que contem varios) n poderá acontecer estarmos a adicionar alguns nutrientes q n façam falta, e q possa até prejudicar quando estão em excesoo ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

aproveitando este topico...

na horizonte aquático vejo lá ferro, magnésio, micros, potassio, fosfatos ... e nitratos ? não têm ?

apesar de haver fontes de nitratos vindos das fezes dos peixes, pode acontecer ser preciso adicionar nitratos na mesma...

nao vejo á venda lá na horizonte aquatico

Tens nitrato de potássio por exemplo que adiciona potássio e nitratos ao aqua, para tirar dúvidas podes sempre verificar a calculadora de Chuck

Como está no site deles :

Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 2.5ppm de Nitrato (NO3) e 1.58ppm de Potássio (K).

ainda na horizonte aquativo, tem uma enbalagem de micros que já contem ferro e magnésio... ainda assim é necesario adicionar o ferro e o magnesio isoladamente ?

Conforme descobri no forum, os níveis aceitáveis serão :

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

e como saber as quantidades necessárias e em falta dos micros ?

ao adicionarmos o produto denomidando "micros" (que contem varios) n poderá acontecer estarmos a adicionar alguns nutrientes q n façam falta, e q possa até prejudicar quando estão em excesoo ?

A quantidade aconselhada é mínima e não te trará nenhum problema com excessos, desde que respeites a dosagem referenciada por eles:

Utilização:

Normal: 5ml /100l de água semanal

Pro: 1ml/100l de agua/dia

Carências: 1.5ml/100l de agua

Observe as suas plantas para ajustar as doses

Editado por Jota-T
Publicado:
Tens nitrato de potássio por exemplo que adiciona potássio e nitratos ao aqua, para tirar dúvidas podes sempre verificar a calculadora de Chuck

Como está no site deles :

Cada ml da solução adiciona a um aquário de 100l, 2.5ppm de Nitrato (NO3) e 1.58ppm de Potássio (K).

mas isso leva-nos ao problema dos produtos do tipo "5 em 1", em q podes estar a repor alguns nívies, mas a exagerar noutros. estou errado ?

Conforme descobri no forum, os níveis aceitáveis serão :

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

devo deduzir entao, q se também há valores com pouca margem para o ferro e o magnésio, mesmo nos micros, n devem ser feitos com um produto do género "tudo em 1" ... !? estou errado ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

mas isso leva-nos ao problema dos produtos do tipo "5 em 1", em q podes estar a repor alguns níveis, mas a exagerar noutros. estou errado ?

Estás errado pq nos macros a quantidade de introdução de K será muito insignificante e não traz qualquer problema.

devo deduzir entao, q se também há valores com pouca margem para o ferro e o magnésio, mesmo nos micros, n devem ser feitos com um produto do género "tudo em 1" ... !? estou errado ?

Os micros é um produto tudo em 1 essencialmente pq cada um deles é constituido por quantidades muito mas muito pequenas logo não são sobredoseados.

Editado por Trocado

No caso dos Micros nunca há excessos,não há problema em relação a isso.

É preciso ter em atenção que há Micros que não têm incluido Magnésio,e por isso é necessário fertilizar à parte.

No caso dos Micros que também têm Ferro penso que se deve mesmo assim fazer um reforço com um fertilizante apenas de Ferro.

Na minha opinião o Potassio pelo menos,que é aquele que é usado em maior quantidade,ir à farmacia e arranjar KCl (Cloreto de Potassio)é de longe a melhor e mais económica solução. Se eu não fizesse isso podia vir frascos de K semanalmente...

Editado por Zogli

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:

Olá.

Hmm... bigsmile Será Zogli?

Olha que eu e mais gente, já matou invertebrados por fertilizar excessivamente com Micro-Nutrientes... e não falo dos casos de fertilizantes de marca branca. Eu já fiz isso, e com TMG.

Acho que querias dizer é que são raros os problemas com ligeiros excessos... agora dizer que nunca há problemas com excessos... na minha opinião, isso já não é bem assim.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Na minha opinião o Potassio pelo menos,que é aquele que é usado em maior quantidade,ir à farmacia e arranjar KCl (Cloreto de Potassio)é de longe a melhor e mais económica solução. Se eu não fizesse isso podia vir frascos de K semanalmente...

Era mesmo a isto que me referia..

Não existe á venda Ferro no estado sólido para dissolver?

Era capaz de sair mais económico.. Serve para o que queremos? Ou só mesmo já diluido?

Dário Santos

De volta!!!

Publicado:

Olá de novo.

Não existe á venda Ferro no estado sólido para dissolver?

Era capaz de sair mais económico.. Serve para o que queremos? Ou só mesmo já diluido?

Já respondido...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...85186&st=10

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas,

e então quanto a algas? tendo em conta que alguns tipos de algas proliferam mais facilmente em aguas com altos teores de ferro e que este é um dos componentes dos fertilizantes de micros, há que ter isso em conta.

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

É preciso ter em atenção que há Micros que não têm incluido Magnésio,e por isso é necessário fertilizar à parte.

No caso dos Micros que também têm Ferro penso que se deve mesmo assim fazer um reforço com um fertilizante apenas de Ferro.

zogli, comprando o cloreto de potássio, como fazer a mistura par obtermos o fertilizante ?

por exemplo, compramos 1Kg de cloreto de potássio.

quanto temos q adicionar e misturar (com água destilada) para obtermos 1L de fertilizante de potássio ? para utilizarmos esse L durante uns dias... qd acabar, faz-se mais !

Editado por frelip

banner.gif

Publicado:
zogli, comprando o cloreto de potássio, como fazer a mistura par obtermos o fertilizante ?

por exemplo, compramos 1Kg de cloreto de potássio.

quanto temos q adicionar e misturar (com água destilada) para obtermos 1L de fertilizante de potássio ? para utilizarmos esse L durante uns dias... qd acabar, faz-se mais !

Podes e deves utilizar uma calculadora para esse fim, tens por exemplo a Calculadora do Chuck.

A quantidade a adicionar de KCL depende de dois factores, os PPM's que desejas obter e o facto de acima de um determinado valor ser insolúvel na água. (a calculador indica-te se isso acontecer).

Publicado:
Podes e deves utilizar uma calculadora para esse fim, tens por exemplo a Calculadora do Chuck.

A quantidade a adicionar de KCL depende de dois factores, os PPM's que desejas obter e o facto de acima de um determinado valor ser insolúvel na água. (a calculador indica-te se isso acontecer).

Segundo a calculadora do chuck, se eu comprar 350g de cloreto de potassio, e misturar com 1000 ml de água obtenho uma solução em q com cada ML que se adicione ao aqua (de 180L), adicionamos ~1ppm de potassio.

em baixo vem "suggested tank target level" e indica um valor de 20ppm ... isto é o quê ??? é a quantidade de potássio q deve existir no aquario ?

não sei q quantidades de potássio se costumam adicionar (ainda n tenho os testes, nem sei quais os valores recomendáveis... ja os vi algures por aqui pelo forum, tenho q os procurar novamente), mas se eu so precisar adicionar 1 ou 2 ppm da minha solução descrita em cima, como é q raio eu meço 1 ou 2 ML da solução ? assim de repente, axo q só com uma seringa é q consigo medir ML.

A mistura do cloreto de potássio com a água destilada... tem ciência ? ou é como meter chá no açucar... mexer até se dissolver completamente ?

Esta mistura caseria, é possivel fazer também para os fosfatos?

a ideia era fabricar em casa os fosfatos e o potássio, e apenas comprar os micros e o ferro.

banner.gif

Publicado:
Segundo a calculadora do chuck, se eu comprar 350g de cloreto de potassio, e misturar com 1000 ml de água obtenho uma solução em q com cada ML que se adicione ao aqua (de 180L), adicionamos ~1ppm de potassio.

em baixo vem "suggested tank target level" e indica um valor de 20ppm ... isto é o quê ??? é a quantidade de potássio q deve existir no aquario ?

sim é a quantidade que o chuck indica que deva existir.

não sei q quantidades de potássio se costumam adicionar (ainda n tenho os testes, nem sei quais os valores recomendáveis... ja os vi algures por aqui pelo forum, tenho q os procurar novamente), mas se eu so precisar adicionar 1 ou 2 ppm da minha solução descrita em cima, como é q raio eu meço 1 ou 2 ML da solução ? assim de repente, axo q só com uma seringa é q consigo medir ML.

Eu utilizo uma seringa para fertilizar (podes comprar nas farmácias).

A mistura do cloreto de potássio com a água destilada... tem ciência ? ou é como meter chá no açucar... mexer até se dissolver completamente ?

Sim mexer até dissolver, com água destilada ou com água do Luso (penso que alguém usa água do Luso), isto pq a água destilada se tiver passado pelos recipientes de cobre não é boa ideia a sua utilização.

Esta mistura caseria, é possivel fazer também para os fosfatos?

a ideia era fabricar em casa os fosfatos e o potássio, e apenas comprar os micros e o ferro.

Sim é. É possível fazer para fosfatos, potássio, nitratos, magnésio.

Publicado:

Trocado

obrigado pelas tuas respostas.

so me resta perguntar uma coisa... sei q para fazer a solução para fertilizar com nitratos precisamos comprar o KNO3, como se chama este composto ?

e para os fosfatos ? é o KH2PO4 ? Como se chama também este composto ?

o magnésio, fetiliza-se separadamente ? n é dakeles que vem nos micros ?

banner.gif

Publicado:
Trocado

obrigado pelas tuas respostas.

Não tens nada que agradecer, estamos cá para isto mesmo :D

so me resta perguntar uma coisa... sei q para fazer a solução para fertilizar com nitratos precisamos comprar o KNO3, como se chama este composto ?

e para os fosfatos ? é o KH2PO4 ? Como se chama também este composto ?

KNO3= Nitrato de Potássio. (para Nitratos)

KH2PO4= Mono Fosfato de Potássio. (é para os Fosfatos).

KCL= Cloreto de Potássio (para Potássio).

o magnésio, fetiliza-se separadamente ? n é dakeles que vem nos micros ?

Geralmente vem com os micros sim. Há quem fertilize tb em separado, mas penso serem as excepções do que a regra biggrin.png' alt=':biggn:'>

Publicado:

5 estrelas.

vou comprar dos 3 (axo q nitratos n devo precisar... com a comida e os dejectos... axo q nitratos devo ter sempre... tenho q fazer os teste)

seringa e frasco de 0.5L para por as minhas soluções

Nas farmácias vendem os compostos ao kilo ? sao ja embalagens fechadas e pesadas ? consegue-se comprar menos de 1Kg ?

e os preços dos compostos? andam na ordem de kê ?

banner.gif

Publicado:
5 estrelas.

vou comprar dos 3 (axo q nitratos n devo precisar... com a comida e os dejectos... axo q nitratos devo ter sempre... tenho q fazer os teste)

seringa e frasco de 0.5L para por as minhas soluções

Nas farmácias vendem os compostos ao kilo ? sao ja embalagens fechadas e pesadas ? consegue-se comprar menos de 1Kg ?

e os preços dos compostos? andam na ordem de kê ?

Algumas farmácias vendem outras não, tens que ir procurando na tua zona ou ires a algumas já conhecidas noutras zonas. há 1 kg , 100 gr (pelo menos de KCL).

Os últimos que comprei foi de 1kg de KH2PO4 e KCL.

Publicado:

e quanto te custaram esses ?

banner.gif

Publicado:
1 kg de kcl e 1 kg de kh2op4 custaram +/- 24euros.

100gr de kcl na farmácia ao pé do meu work custava 2.5€

thanks

banner.gif