frelip Publicado Fevereiro 25, 2008 Publicado Fevereiro 25, 2008 (editado) Boas, Decidi plantar mais o meu aqua, e na tentativa de ter plantas saudaveis, e dp de mto investigar aqui no forum, decidi comprar o reactor de Co2 da nutrafin e pus a funcionar sexta á noite. (Ainda nao esotu, mas também é para fazer fertilização separada). Acontece que ja muito se falou aqui no forum, quer da solução da garrafa, quer da nutrafin, mas penso q estou com algum problema... apliquei os produtos tal como indicam nas intruções, e ao fim de umas boas horas, lá começaram a sair as primeiras bolhas. Ao fim de mais de 48 horas, o meu reactor está a deitar uma bolha por minuto (+/-) Ora, já li aqui pessoas com o mesmo reactor que contam bolhas ao segundo... O que é normal nestes sistemas da ntrafin ? qual a quantidade de bolhas que deveria ter ? qual a quantidade de bolhas necessárias para fazerem algum efeito, para um aqua de 180L ? Ajudem-me ... pois neste momento penso q tudo está como antes de ter o reactor... o PH mantém-se inalterado (PH 8 - é o mesmo valor q sai da torneira)... aquilo de uma bolha minuto a minuto, é só para inglês ver. Tenho o reactor pousado ao lado do aquário. Nao cortei tudo do q vinha no kit. deve ter cerca de 2mt de tubo (isto faz diferença) ? [] NOTA: Se calhar pus este post no sitio errado... se algum admin quiser move-lo talvez para "EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO", tá á vontade. Editado Fevereiro 25, 2008 por frelip Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
SergioNeves Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 Boas Nao sei se te consigo ajudar fiz o meu proprio sistema de c02 da garrafinha e esta a dar muito resultado... Tenho imensas bolhas a sair ate tive que cortar a entrada de co2... tenho o meu aqua com ph 6.6 e so consegui atingir este ph com a garrafinha a agua que utilizo da torneira esta a sair com ph de 7.8 Tem a garrafa muito abaixo do nivel do aquario? Citar
frelip Publicado: Fevereiro 25, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2008 o reactor (garrafa) está pousado ao lado do aquario... portanto, base do aquario ao mesmo nivel da base da garrafa. Em todo o caso, n creio q o sitio onde a garrafa está, tenha muita influencia nisso... a pressão é gerada dentro da garrafa, e com mais dificuldade ou com menos (daí começar as bolhas entre e a 24 horas), mas em chegando á ponta do tubo que está dentro do aqua ja tem a pressão necessário criada. Neste momento, com 72 horas após a montagem, tenho bolhas +/- de 20 em 20 segundos. Aguardo ajuda de quem tem o CO2 da nutrafin, ou que me possa ajudar de alguma forma. [] Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 hoje de manhã (ao fim de quase 5 dias de ter o nutrafin montado) já tinha a sair bolhas de 10 em 10 segundos, chegando a ver até 3 bolhas em todo o percurso do difusor. apesar de já ter lido relatos de mais bolhas em menos tempo, vejo q está a ganhar "andamento". Reparo que a bolha começa com um tamanho e com uma velocidade, que não sao os mesmo quando a bolha atinge o final do percurso no difusor. Quando chega ao fim do difusor, a bolha ja é minuscula, e vai a uma velocidade de... digamos... muito lenta :D Isto é normal ? significa q o CO2 está a passar para água ? No entanto... antes de por o CO2 (e desde sempre... á 5 meses q tenho o aqua) o PH sempre foi 8.1/8.2 medido com caneta digital (é também o valor q sai da torneira - Póvoa de Sta. Iria) Hoje de manhã medi um PH de 8.0 com o CO2, o PH baixa logo o q tem a baixar assim q começa a ter um deteminado fluxo das bolhas de CO2 ? ou vai baixando lentamente ? Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 hoje de manhã (ao fim de quase 5 dias de ter o nutrafin montado) já tinha a sair bolhas de 10 em 10 segundos, chegando a ver até 3 bolhas em todo o percurso do difusor.apesar de já ter lido relatos de mais bolhas em menos tempo, vejo q está a ganhar "andamento". Reparo que a bolha começa com um tamanho e com uma velocidade, que não sao os mesmo quando a bolha atinge o final do percurso no difusor. Quando chega ao fim do difusor, a bolha ja é minuscula, e vai a uma velocidade de... digamos... muito lenta :D Isto é normal ? significa q o CO2 está a passar para água ? É normal e bom sinal, pois significa que está a ser dissolvido na água, que é o que se pretende. No entanto... antes de por o CO2 (e desde sempre... á 5 meses q tenho o aqua) o PH sempre foi 8.1/8.2 medido com caneta digital (é também o valor q sai da torneira - Póvoa de Sta. Iria)Hoje de manhã medi um PH de 8.0 com o CO2, o PH baixa logo o q tem a baixar assim q começa a ter um deteminado fluxo das bolhas de CO2 ? ou vai baixando lentamente ? A entrada de CO2 baixa sempre o pH, agora não convem mesmo nada o pH andar a oscilar, tem cuidado quando o CO2 acabar. O pH baixa conforme o co2 vai aumentando na água, logo quanto mais entrar mais vai baixar (claro que temos que contabilizar o que vai ser consumido pelas plantas). Mas até as bolhas entrarem sempre de igual forma, vai baixando. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 A entrada de CO2 baixa sempre o pH, agora não convem mesmo nada o pH andar a oscilar, tem cuidado quando o CO2 acabar. O pH baixa conforme o co2 vai aumentando na água, logo quanto mais entrar mais vai baixar (claro que temos que contabilizar o que vai ser consumido pelas plantas). Mas até as bolhas entrarem sempre de igual forma, vai baixando. o q axo estranho, montei o nutrafin à 5 dias, e o PH só baixou 0,1. E segundo a calculador de chuck só irei conseguir resultados minimamente bons de CO2, qd tiver o PH em 7,6, e mesmo assim para atingir esses resultados minimos, tenho q ter um KH de 14... Acho q vou começar a fazer as TPAs com agua de garrafão...pq ela da torneira ja vem com PH 8. Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas, tenho dúvidas que para um auqário de 180 litros o sistema de co2 da nutrafin seja suficiente. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas, tenho dúvidas que para um auqário de 180 litros o sistema de co2 da nutrafin seja suficiente. Nas instruções diz para usar em aquarios até 180L... :D sendo q 180L é a capacidade bruta... va q leve 165/170 litros de agua... Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
andre_inacio Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Olá. O meu aquário também tem 180L (brutos), e também uso um sistema de co2 caseiro, mas com esse difusor da nutrafin. O que eu faço é, preparo uma garrafa no domingo, e meto-a no aquário, e praí na 4ª ou 5ª feira, preparo outra garrafa, e coloco-a também no aquário, deste modo, o co2 nunca acaba totalmente, e há menos variações de ph. Pelo menos para mim este método tem resultado banana rock Citar
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Olá.O meu aquário também tem 180L (brutos), e também uso um sistema de co2 caseiro, mas com esse difusor da nutrafin. O que eu faço é, preparo uma garrafa no domingo, e meto-a no aquário, e praí na 4ª ou 5ª feira, preparo outra garrafa, e coloco-a também no aquário, deste modo, o co2 nunca acaba totalmente, e há menos variações de ph. Pelo menos para mim este método tem resultado :D e repetes o processo todas as quartas e domingos ? dizem q pode durar entre 2 a 4 semanas... !!! Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 partindo deste exemplo difusor nutrafin a bombar o meu não está a bombar assim nem nada que se pareça !!! alguém tem isto a bombar assim ? era assim q devia ser ? Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
andre_inacio Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Normalmente os meus duram sempre perto de duas semanas, quando começam a perder a força, faço uma nova mistura, e sim, fica tal e qual o vídeo Não sei como funciona o sistema da nutrafin, (só tenho mesmo o difusor), mas pelo menos no sistema caseiro, a duração e intensidade da mistura dependem também das dosagens dos ingredientes. Citar
frelip Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Normalmente os meus duram sempre perto de duas semanas, quando começam a perder a força, faço uma nova mistura, e sim, fica tal e qual o vídeo .png' alt=':biggn:'>Não sei como funciona o sistema da nutrafin, (só tenho mesmo o difusor), mas pelo menos no sistema caseiro, a duração e intensidade da mistura dependem também das dosagens dos ingredientes. a garrafa da nutrafin leva o mesmo q a receita caseira, mas metade das doses de tudo ! é igual Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Fish3rman Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Boas! O meu sistema (nutrafin) esta com Co2 Caseiro e bomba como o do video. A RECEITA pode ser alterada conforme a necessidade do Co2 tendo em conta que mais potencia implica menos duração. Mais bicarbonato mais potencia, mais açucar maior duração. Eu costumo fazer proporção para +- 500ml e dura cerca de 1 semana. Quanto ao Ph baixou e depois estabilizou.... Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
frelip Publicado: Fevereiro 29, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 29, 2008 boas ! neste momento, e ao fim de praticamente uma semana com o CO2 da nutrafin a funcionar, (com a mistura dos ingredientes que vem com o reactor), ainda vejo aceleração na saída das bolhas. neste momento está com uma bolha de 5 em 5 segundos. o que continuo a achar estranho, é q o PH ... continua na mesma... 8.0/8.1 porque é q o meu PH n baixa ? será o nutrafin insuficiente para um aqua de 180L (cerca de 160L reais) ? Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Fish3rman Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 boas ! neste momento, e ao fim de praticamente uma semana com o CO2 da nutrafin a funcionar, (com a mistura dos ingredientes que vem com o reactor), ainda vejo aceleração na saída das bolhas. neste momento está com uma bolha de 5 em 5 segundos. o que continuo a achar estranho, é q o PH ... continua na mesma... 8.0/8.1 porque é q o meu PH n baixa ? será o nutrafin insuficiente para um aqua de 180L (cerca de 160L reais) ? Onde tens ligado o tubo? (nivel de altura) Como deves saber quanto mais em baixo o nivel de co2 maior a quantidade diluida na agua. Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
frelip Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 Onde tens ligado o tubo? (nivel de altura) Como deves saber quanto mais em baixo o nivel de co2 maior a quantidade diluida na agua. tenho-o no vidro traseiro do aqua, jutno a uma canto. está exacamente no meio do aqua (em altura)... sobram cerca de 10cm até ao areão e outros tantos até á superficie da agua. o tubo meti no último nivel, portanto, as bolhas percorrem todo o difusor. aliás... elas nascem em baixo bolhas grandes, e chegam bolhinhas tipo cabeça de alfinete ao cimo do difusor, depois de o percorrer todo. tenho uma bolha de 6 em 6 segundos neste momento, e está a fazer agora tb neste momento 1 semana de funcionamento. ph... 8 na mesma, medido com caneta digital com o teste da nutrafin, algures entre 7,8 e 8 ... é dificil ver o tom exacto. Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
Fish3rman Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Baixa o difusor o maximo possivel. MAs se te dilui o Co2 ..... devia baixar o ph Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
frelip Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 Baixa o difusor o maximo possivel. MAs se te dilui o Co2 ..... devia baixar o ph pois ... as bolinhas quase q desaparecem antes de chegar ao fim do labirinto... por isso éq tb esperava q o PH descesse qualquer coisa... nem q fosse só uns pozinhos... Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
C Mocho Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Olá Frelip, desculpa se isto é um pouco off topic. Eu tenho o Ph perto de 7.0, sem ter CO2 (talvez ligeiramente abaixo, mas com os testes da Sera não dá para ser muito exacto). Tens a certeza que não tens uma pedrita ou outra coisa qualquer que não deixe o teu PH descer um bocadito mais? Citar Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos
Fish3rman Publicado: Março 1, 2008 Publicado: Março 1, 2008 Sim tambem pode ser um dos factores por exemplo pedras calcarias dificultam a diminuição do ph, tal como valores de GH e KH muito altos. Para aumentar a velocidade das bolhas coloca um bocado (tipo uma colher de cafe mal cheia) de bicarbonato de sodio, vai acabar a preparação da nutrafin bastante mais cedo mas bolhas não te vao faltar , agora lembrei-me de uma outra coisa, a que temperatura colocas-te a agua? se foi com agua fria esta resolvido o problema das bolhas, não o do Ph banana rock Citar Cumprimentos Adão Pesqueira Fisherman's Palace Fisherman's Reef
frelip Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 Olá Frelip, desculpa se isto é um pouco off topic.Eu tenho o Ph perto de 7.0, sem ter CO2 (talvez ligeiramente abaixo, mas com os testes da Sera não dá para ser muito exacto). Tens a certeza que não tens uma pedrita ou outra coisa qualquer que não deixe o teu PH descer um bocadito mais? Tenh pedras, mas axo q é tudo basaltos... antes de as por, na loja, fizeram-me o teste e viu.se q n eram calcárias.... á parte disso... axo q já referi... o ph sai da torneira com 8, e eu tenho no aqua com 8, portanto, deduzo q n há nada dentro do aqua q infleuncie o aumento do ph... eu esperava era q ele baixasse um pouco, ao por o CO2 Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
frelip Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 Sim tambem pode ser um dos factores por exemplo pedras calcarias dificultam a diminuição do ph, tal como valores de GH e KH muito altos.Para aumentar a velocidade das bolhas coloca um bocado (tipo uma colher de cafe mal cheia) de bicarbonato de sodio, vai acabar a preparação da nutrafin bastante mais cedo mas bolhas não te vao faltar , agora lembrei-me de uma outra coisa, a que temperatura colocas-te a agua? se foi com agua fria esta resolvido o problema das bolhas, não o do Ph GH: 5.6 ºdH KH: 3.92 ºgH medidos ontem á noite n sei se sao altos... se sao baixos... foi a primeira vez q medi quanto a temperatura... ~29º costumava ter 28... mas agra tá nos 29! Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
frelip Publicado: Março 1, 2008 Autor Publicado: Março 1, 2008 Na TPA de amanhã, em vez de por agua da torneira, vou por água de garrafão. Ja a tenho aqui, e esta tem PH 5,5 com erro de 0,5. Ja fiz a expriencia num copo, com as mesmas partes de agua com que costumo fazer a TPA. no aqua com mais ou menos 160L reais troco semanalmente 25L Calculei uma proporção, e meti num copo 13 pipetas de agua do aqua (12,8 na realidade) e depois acrescentei mais 2 pipetas de agua do garrafão (a tal do PH 5,5). Com as primeiras 13 pipetas medi o PH e deu 8,1 Dp adicionei as 2 pipetas de agua do garrafao, e o PH deu 7,5 / 7,6 Será q os meus peixinhos vão sentir esta descida de PH ? não há risco de o descer cerca de 0,6 ? o objectivo é ver se ele depois da TPA marca mesmo os 7,5 / 7,6 e se o mantem, ou se ela volta a subir para os 8 / 8,1. [] Citar € Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas
fmcrespo Publicado: Março 4, 2008 Publicado: Março 4, 2008 Boas amigos Eu tenho uma coisa dessas la em casa parada mas ja funcionou num aqua de 200l e é assim kuanto maior e o aqua mais a baixo tens de por a saida das bolhas tens de ter akilo sempre bem limpo, outro problema quanto maior e o aqua mais vezes tens de andar a comprar o pó magico porque as bolhas perdem intensidade e deixa de ajudar o PH da so uma ajudinha pouca as plantas faz assim a 2ª bolha tem de estar mais ou menos a sair kuando a outra passa pela 3 ou 4 subida mas conta so as da frente(lol granda confusão) lol boa sorte a todos Citar
Recommended Posts