Ceramicas


PMarinho

Recommended Posts

Boas pessoal! Tenho aqui uma pequena duvida... As cerâmicas devem ser trocadas ao fim de algum tempo?? Eu sei que se as trocar, irei destruir a minha colónia de bactérias, mas será que se deve trocar uma parte delas ao fim de um tempo?

 

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal! Tenho aqui uma pequena duvida... As cerâmicas devem ser trocadas ao fim de algum tempo?? Eu sei que se as trocar, irei destruir a minha colónia de bactérias, mas será que se deve trocar uma parte delas ao fim de um tempo?

 

Abraço,

 

Marinho

 

A resposta é certamente que se deve trocar parte delas ao fim de algum tempo.

 

Eu nunca troquei em 2 anos. Bem ou mal... parece que muitos dirão que mal, mas não há de ser pior do que ter filtro interno.

 

Já ouvi falar em trocar ao fim de 6meses. Alguns dirão mais, outros dirão menos.

 

Se não fossem tão caras eu trocaria metade de 6 em 6 meses.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é certamente que se deve trocar parte delas ao fim de algum tempo.

 

Eu nunca troquei em 2 anos. Bem ou mal... parece que muitos dirão que mal, mas não há de ser pior do que ter filtro interno.

 

Já ouvi falar em trocar ao fim de 6meses. Alguns dirão mais, outros dirão menos.

 

Se não fossem tão caras eu trocaria metade de 6 em 6 meses.

 

abraço

 

Pois... É esse o meu problema... É que são realmente caras :s Mas se é aconselhado mudar, acho que vou seguir o teu conselho e trocar para já 50%.

Obrigado pela ajuda!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta lavar ... caso as queiras como novas. Daí é tirar as conclusões e ver se é mesmo preciso comprar de x em x tempo...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta lavar ... caso as queiras como novas. Daí é tirar as conclusões e ver se é mesmo preciso comprar de x em x tempo...

 

Da minha experiencia (ja tenho aquas há algum tempo) so troquei uma vez as ceramicas e foi porque já estavam bastante sujas...

 

Apesar de haver quem defenda a troca destas de 6 em 6 meses, nunca o fiz e até agora não me queixo. Mas cada um sabe de si...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Não é necessária a troca durante uns bons anos. A cerâmica não se gasta em 6 meses.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca troquei as minhas, vejo aqui muitas vezes membros a dizer que se devem trocar as cerâmicas, esponjas, etc, com uma determinada regularidade. Até podem ter razão, apenas gostava de perceber no que se fundamentam para o fazer.

As cerâmicas deixam de ser porosas e daí já não serem adequadas para o desenvolvimento das colónias de bactérias?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Exactamente. As porosidades microscópicas da cerâmica são desgastadas pela erosão da constante passagem da água. Algumas cerâmicas mais "simples" têm o equivalente a 400 m2 num litro de volume de cerâmica e outras mais porosas chegam a atingir 1500 m2. É uma área muito grande que se vai perdendo com o tempo e a quantidade de bactérias que se fixam também se perdem. Eu costumo, sem problemas até agora, substituir a cerâmicas em 1,5 vezes o prazo dado pelo fabricante. Para obter esta área em tão pouco volume é necessário mesmo micro poros tão pequenos (e sensíveis à erosão) que prefiro não arriscar mais do que o que já faço.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso as cerâmicas por 2 anos, efectuo lavagens das mesmas quando estão sujas, como verifico os níveis constantemente, não tenho reparado em variações nenhumas pelo seu uso bianual!

 

Convém dizer que uso cerâmicas da eheim, nomeadamente:

 

Mech

EhFilav

SUBSTRATpro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Exactamente. As porosidades microscópicas da cerâmica são desgastadas pela erosão da constante passagem da água. Algumas cerâmicas mais "simples" têm o equivalente a 400 m2 num litro de volume de cerâmica e outras mais porosas chegam a atingir 1500 m2. É uma área muito grande que se vai perdendo com o tempo e a quantidade de bactérias que se fixam também se perdem. Eu costumo, sem problemas até agora, substituir a cerâmicas em 1,5 vezes o prazo dado pelo fabricante. Para obter esta área em tão pouco volume é necessário mesmo micro poros tão pequenos (e sensíveis à erosão) que prefiro não arriscar mais do que o que já faço.

Cumps.

 

Era a única coisa que para mim poderia fazer algum sentido, mas mesmo que não troquemos as cerâmicas não quer dizer que as colónias de bactérias não se desenvolvam, podemos sim não estar a optimizar ao máximo a filtragem do nosso aquário.

Qualquer material que seja poroso serve para a colonização de bactérias, embora uns possam ser mais indicados que outros. Eu já tive um filtro a funcionar com pedaços de rocha vulcânica e funcionava.

O que volto a perguntar é o seguinte; na prática se temos o nosso filtro a fazer o efeito desejado independentemente do tempo de utilização das matérias filtrantes, porquê mudar?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apesar de lavar as esponjas e a lã de vidro na água do aquário para evitar perder bactérias, elas perdem-se em parte para essa água. Ao repor essas matérias filtrantes elas estarão com muito menor capacidade de filtragem biológica. Daí eu não lavar as cerâmicas (a não ser que estejam mesmo muito sujas e só metade e sem mexer nas outras matérias filtrantes).

 

Ficamos então com a principal filtragem biológica a ser feita quase exclusivamente pelas cerâmicas, durante alguns dias.

Verifiquei à uns anos atrás, e após 18 meses de uso das mesmas cerâmicas, que após lavagem das esponjas e lã de vidro, houve um aumento de 0,05 mg/l para 0,2 mg/l de amónia durante carca de 2 dias. Não é muito, sobretudo a um pH de 7,2 em que a amónia tóxica NH3 já se tansformou em grande parte em relativamente inofensivo NH4. Houve um subsequente aumento de nitritos para 0,5 mg/l quando o máximo aconselhado é de 0,1 mg/l.

 

Os peixes não demonstraram qualquer incómodo aparente, mas se calhar foi só mesmo aparente. Preferi, desde então não sujeitá-los a um eventual stress indetectável com observação a olho nu. Os níveis de amónia e nitritos, apesar de não muito perigosos são perfeitamente evitáveis com nova cerâmica de 18 em 18 meses. Não me parece ser assim tão caro.

 

As rochas vulcânicas são uma opção mais barata e resistente à erosão mas, tanto quanto sei, não fornecem a mesma área para as bactérias se desenvolverem.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.