Nleitao Publicado Fevereiro 24, 2008 Publicado Fevereiro 24, 2008 tenho com regularidade os nitritos elevado, penso nao ter o aqua super povoado digam me voces, 5 gracilis, 2 gupies, 2 arco iris, 2 coridoras, 2 barbos tigre verdes( todos os peixes sao muito jovens, nenhum passa os 3 cm) fazendo com regularidade pequenos tpa´s, de 5 litros de 2 em 2 dias, num aquario de 55 litros uteis, os nitritos ja estao a 1,0mg/l passadas 24 horas do tpa. é sobrepovoamento? ou sera do filtro de ma qualidade? que é o easy crystal filter box 300 da tetra, que faz 300 litros por hora. qual sera a causa dos nitritos? Citar Cumprimentos Nuno Leitão
Murkas Publicado: Fevereiro 24, 2008 Publicado: Fevereiro 24, 2008 tenho com regularidade os nitritos elevado, penso nao ter o aqua super povoado digam me voces, 5 gracilis, 2 gupies, 2 arco iris, 2 coridoras, 2 barbos tigre verdes( todos os peixes sao muito jovens, nenhum passa os 3 cm) fazendo com regularidade pequenos tpa´s, de 5 litros de 2 em 2 dias, num aquario de 55 litros uteis, os nitritos ja estao a 1,0mg/l passadas 24 horas do tpa. é sobrepovoamento? ou sera do filtro de ma qualidade? que é o easy crystal filter box 300 da tetra, que faz 300 litros por hora. qual sera a causa dos nitritos? Boas, ciclaste o teu aqua? caso o tenhas ciclado pode ter acontecido as bacterias nitrificantes presentes no filtro terem morrido por uma razão qualquer... Aconselho a inserires bacterias nitrificantes (á venda em qq loja da especialidade) ha varias marcas á venda ma a que eu conheço é da waterlife e chama-se bacterlife. Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Dusk Publicado: Fevereiro 24, 2008 Publicado: Fevereiro 24, 2008 Ou o teu aquario esta na fase final do ciclo (no pico alto) caso n tenha o ciclo completo, podes ter posto muitos peixes de uma vez ó ou excesso de comida. Cumps, Rui Citar
Nleitao Publicado: Fevereiro 24, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2008 bom obrigado, vou dar ouvido a todos, ja adicionei 5ml de "bater life", vou tomar atencao á alimentacao p.ex, quantas vezes ao dia? 1 floco por peixe ou menos? eles estao sempre prontos para comer e comem tudo em 10 segundos dou em media 1 floco por peixe 3xs ao dia, será muito? ou o numero de peixes sera demasiado? Citar Cumprimentos Nuno Leitão
Dusk Publicado: Fevereiro 24, 2008 Publicado: Fevereiro 24, 2008 Eu dou 1x por dia... ha peixes que comem, comem e comem ate arrebentar por isso tens de ter cuidado se nao morrem de intoxicação alimentar... Boa sorte. Cumps, Rui Citar
Neon Tetra Publicado: Fevereiro 24, 2008 Publicado: Fevereiro 24, 2008 Não te esqueças que a água para as TPA's não deve ter cloro- se bnão estás sempre a matar as bactérias nitrificantes do filtro e do substrato. Três hipóteses: 1) ou adicionas um anti-cloro à água da torneira ( tipo AquaSafe ou Sera Aqutan), 2) ou deixas a água da torneira num recipiente de boca larga ao ar durante um dia antes de a deitar no aqua (para deixar o cloro evaporar) ou 3) usas água engarrada que não contém cloro. Pela mesma razão não deves lavar o material do filtro com água da torneira ( usa a água que tiras nas TPA's. Se fizeres mais TPAs maiores até 15 litros de 3 em 3 dias vais conseguir baixar isso. Vai adicionando mais Bacterlife.... Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Nleitao Publicado: Fevereiro 25, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2008 ok vou tomar atencao a tudo isso eu ja tenho um anti cloro da jbl, mas n tenho tirado o cloro nos tpa´s. entao acham que um floco a cada peixe por dia chega? uma ervilha da para alimentar 10 gupies, ou nao? Citar Cumprimentos Nuno Leitão
Rui J. Rocha Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 Epá ... tu é que tens de controlar a comida que dás ... os guppys comem na boa 4 ou 5 vezes por dia, em quantidades acertadas. Vê lá se eles comem todos e mantém a dose. Citar - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
Nleitao Publicado: Fevereiro 25, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2008 fiz hoje os testes de amonia e esta a zero, os nitritos estao um pouco acima do zero o que ´r que isto quer dizer? ja tenho o ciclo feito? ou ainda nem comecou ja li muita coisa mas cada vez estou menos ciente, de saber alguma coisa e se alguem sabe ao certo o funcionamento do ciclo. (isto e um bocado, irregular certo?) Citar Cumprimentos Nuno Leitão
Murkas Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 fiz hoje os testes de amonia e esta a zero, os nitritos estao um pouco acima do zero o que ´r que isto quer dizer? ja tenho o ciclo feito? ou ainda nem comecou ja li muita coisa mas cada vez estou menos ciente, de saber alguma coisa e se alguem sabe ao certo o funcionamento do ciclo. (isto e um bocado, irregular certo?) Boas, resumidamente o aqua tem um pico de amónia, um pico de nitritos e começa a produzir nitratos, o aqua diz-se em ciclo quando tanto a amónia como os nitritos depois do pico inicial voltam a valores nulos... segue o link http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html#cycle Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Nleitao Publicado: Fevereiro 25, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2008 tenho o aqua com 15 dias, o ciclo ja acabou ou nao comecou? se nao comecou quando a amonia atingir os valores maximos os peixes morrem me todos certo? Citar Cumprimentos Nuno Leitão
Dusk Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 tenho o aqua com 15 dias, o ciclo ja acabou ou nao comecou? se nao comecou quando a amonia atingir os valores maximos os peixes morrem me todos certo? Bem 15 dias e ja com esses peixes todos e normal que tenhas valores altos. Se os peixes estiverem muito tempo com valores altos sim vao talvez morrer, depede, pois se forem resistentes e fizeres TPA's regulares talvez consigas. Mas Aguarda por melhor ajuda Boa sorte Citar
Nleitao Publicado: Fevereiro 25, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2008 mas eu n tenho valores muito altos, os nitritos nao estao e a zero, segundo a tabela estao na segunda cor. a amonia tenho a zero. Citar Cumprimentos Nuno Leitão
João Faria Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 Boas, Com 15 dias, a amónia a zero, os nitritos a notarem-se pouco, então suponho que o ciclo já esteja adiantado. Estará terminado quando os nitritos estiverem também a zero. Com a ajuda do bacter life é provável que os nitritos nem sequer cheguem a subir (ou pelo menos subir a níveis perigosos). Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Nleitao Publicado: Fevereiro 25, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2008 obrigado. que assim seja ja fico mais descansado. nao posso ver peixes morrer Citar Cumprimentos Nuno Leitão
AGA Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 obrigado. que assim seja ja fico mais descansado. nao posso ver peixes morrer Boas! Se não queres usar químicos, aumenta as TPA´s. Estás a fazer 5 litros de 2 em 2 dias. Podes fazer, com segurança, 15 litros, nem que seja diário. (em último caso até mais que uma vez por dia). Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Faria Publicado: Fevereiro 26, 2008 Publicado: Fevereiro 26, 2008 Boas, Parece-me que de momento é mais importante seguir com atenção os valores da amónia (ver se se mantêm no 0) e o dos nitritos (ver se não atigem valores perigosos). As TPAs serão apenas necessárias se estes valores voltarem a aumentar. Pelo que vi do Bacterlife, já introduziu bactérias que se alimentam de amónia e de nitritos, daí o meu conselho de apenas seguir com cuidado estes valores. Claro que não convém esquecer as TPAs regulares quinzenais (ou semanais conforme o hábito de cada um). Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Eu_Pedra Publicado: Fevereiro 26, 2008 Publicado: Fevereiro 26, 2008 No ciclo do Azoto existem 2 tipos de bactérias, as que se alimentam de amónia - crescem muito rapidamente e como a amónia ao acrescentares os peixes aparce logo "rápidamente" elas começam a fazer o seu trabalho e transformam a amónia em nitritos As segundas bactérias nitificantes que consomem os nitritos em nitratos crescem menos rapidamente e por esse motivo tens uns valores de nitritos mais elevados. Sempre que limpo o filtro dos meus aquários isto acontece , o que faço é colocar Denitrol da Jbl em dose dupla e os valores voltam a 0 em cerca de 1 semana. Mudas de água durante estes dias ajudam a manter este valores mais baixos e a adição de sal ajuda a consumir os Nitritos. Se não tiveres nenhuma espécie que não tolere o Sal podes e deves adicionar Sal 1ppm 3.8 gramas por cada 40 litros 3 ppm 11.4 Gramas por cada 40 Litros ao fim de alguns dias os valores devem voltar ao Pedro Soromenho Citar
fjabrantes Publicado: Fevereiro 26, 2008 Publicado: Fevereiro 26, 2008 eu quando faço tpa ao aqua , ao colocar a agua ,vai directamente da torneira morna para dentro, adiciono e logo sera aquatan, mas se nao quiseres ter a agua em descanso para tirar o cloro, pode-se tb adicionar o aquatan primeiro e de seguida encher directo da torneira. Adiciono tb bacterias com o sera nitrivec. e com isto nunca tenho tido problemas Citar
Nleitao Publicado: Fevereiro 26, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2008 epah por incrivel que pareca hoje quando li os nitritos no2, eles nao tinham subido sera que o aqua ball ja ta a funcionar? amanha logo direi. isto da aquarofilia e pura investigaçao, cada um sabe do seu, nada é certo. obrigado a todos Citar Cumprimentos Nuno Leitão
João Faria Publicado: Fevereiro 26, 2008 Publicado: Fevereiro 26, 2008 Boas, O Aquaball e o Bacterlife. Nenhum deles funciona sozinho. As bactérias introduzidas estão a fixar-se e a reproduzir-se no filtro. É só continuar a verificar os níveis. Cumps. P.S.: descansar a água não adianta. O cloro pode evaporar mas a cloramina não, nem tão pouco os metais pesados e ambos são tóxicos. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
Nleitao Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 ja tenho os niveis todos a zero, decerteza q estava a usar o filtro errado, ja estava a ficar com muitos peixes. pois foi quando introduzi mais peixes q subiram os valores de no2, agora com este os niveis ja estao a zero e estaveis. Citar Cumprimentos Nuno Leitão
Recommended Posts