Recommended Posts

Publicado

boas pessoal

é o seguinte, eu trabalho na industria açucareira onde nos utilizamos para retirar cor e algumas substancias indesejaveis ao açucar bruto (fasse liquida) umas resinas aniónicas, são umas pequenas esferas ai com 1mm e que não se disolvem que retiram até 97% da cor existente e o melhor é que são reaproveitáveis, a minha pergunta é sera que se pode uzar em aquariofilia no lugar do carvão activado? em italia em vez de usarem estas resinas usam carvão activado para retirar a cor ao açucar.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

Olá Nuno.

Quimicamente, uma resina de permuta aniónica não tem nada a ver com Carvão Activado... aliás, o Carvão activado, tanto quanto sei não adsorve iões... mesmo em soluções aquosas.

O carvão é usado para remover substâncias apolares (Cloro Cl2, por exemplo). O que tu indicas (resina aniónica), é para trocar, por exemplo NO3 e/ou PO4 por Cl-.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá de novo.

ok luis obrigado, então o porquê da utilização do carvão activado para o mesmo proposito?

Boa questão...

Antes de mais, deixa-me dizer que eu vou falar sem ter certezas nem ter pesquisado sobre tal...

Vocês quando 'refinam' o açúcar, basicamente só querem os cristais de sacarose, certo?

Acontece que desde a planta/cana até ao que aparece nos pacotinhos ainda vai um grande processo (e tu sabes disso muito melhor que eu). E quem já viu açúcar amarelo/mascavado sabe que não se dissolve tão bem... ora tal, leva-me a querer que há moléculas, muito provavelmente catiónicas, que têm parte apolares/fracamente apolares. Ora a sua extração pode ser feita de duas formas... tanto pela parte aniónica como pela parte apolar/fracamente polar. Pelos vistos, cá em Portugal faz-se pela parte aniónica, já em Itália faz-se pela parte apolar...

Bem... o importante é que fiques/fiquem esclarecidos que o carvão activado não é uma resina de permuta aniónica nem catiónica.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

obrigado luis acabei de me lembrar de um factor importante para o bom funcionamento das resinas que não é aplicável na aquariofilia a temperatura, as resinas para serem eficientes têm de trabalhar a uma temperatura de 83º. :crazyeyes:

so um esclarecimento off topic quanto ao açucar, estas resinas são novidade antes trabalhava-mos com beterraba agora como muda-mos para cana (cor muito mais elevada)temos de as utilizar.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!