placa de fundo


Jose Antunes

Recommended Posts

usar so para dar altura para assim usar menos areao

o espaço morto (no fundo do aquário, entre o vidro e a placa, irá acumular tamanha sujidade ao fim dum certo tempo, que nem com TPAs diárias conseguirias reduzir os níveis de nitratos!

usar so para dar altura para assim usar menos areao

com a variedade actual de sistemas de filtragem, não se justifica o uso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Utilizar ou não filtro de fundo?

 

Se o aquário que estas a montar se destina a ter peixes que por norma escavam o substrato este tipo de filtro é desaconselhável.

 

Se esse não é o caso este tipo de filtro pode ser montado perfeitamente.

 

Vamos a um exemplo prático um aquário com 60x30x30 com uma capacidade máximo de54L. Montamos uma placa de fundo e colocamos 2 tubos de Saída e 10cm de substrato, (60x30x10) ficamos assim com uma capacidade filtrante de 18L.

 

Se parte do substrato usado for poroso ainda vai facilitar mais o desenvolvimento de bactérias. Os dois tubos que colocamos inicialmente na placa podem se usados de varias formas mas vamos partir do princípio que a placa de fundo é o nosso único filtro então como temos uma capacidade de 54L temos que ter uma capacidade filtrante de mais ou menos 270l/h, para fazer esse debito pode se colocar uma ou duas cabeças motorizadas.

 

Desta forma temos um filtro com uma grande capacidade:

 

Para além disso pode sempre utilizar-se em conjunto com a placa de fundo um filtro exterior ligado ao filtro de fundo, usando um ou os dois tubos do filtro de fundo.

 

Algumas Questões?

 

Sempre ouvi dizer que com este tipo de filtro vou ter problemas com os nitratos devido a acumulação de lixo no fundo?

 

Bem vamos ver as coisas deste ponto de vista um aquário sem filtro de fundo não tem também deposição de lixo no substrato, e nesse caso embora também lá estejam bactérias, estas não estão a trabalhar de forma tão eficiente pois a corrente através delas é menor.

 

Mas com um filtro de fundo não posso usar substrato fértil?

 

Claro que se pode simplesmente temos que ter mais alguns cuidados escolher um substrato mais fino (2 ou 3 mm) para colocar em cima d placa de fundo e de seguida aplicar a camada de solo fértil em conjunto ou separadamente do substrato que ira servir para favorecer o desenvolvimento das raízes de seguida colocar o substrato pertencido para o acabamento.

 

Na altura em que se ligar o conjunto é natural que aja algum arrastamento do solo fértil e que a agua posa ficar um pouco turva, se na altura da colocação do solo fértil deixarmos um espaço de 4 ou 5cm em volta dos tubos de saída reduz-se esse efeito.

 

Mas placas que são colocadas têm tendência a entupir?

 

Em relação a isso a única coisa que posso afirmar é que em montagens com vários anos nunca vim isso acontecer.

 

Mas se tiver só placa de fundo não posso colocar carvão activado ou outro material filtrante?

 

Na realidade pode-se colocar essas massas nos tubos em pequenos cilindros de rede, a capacidade é que é reduzida, a não ser que se faça um tubo de saída mais largo.

 

 

Esta é a minha modesta opinião em relação a filtros de fundo não quer dizer que seja a mais correcta.

 

Cumprimentos

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e porque não usar somente um filtro exterior?

 

É claro que se pode usar somente filtro exterior.

Mas porque não usar todo o fundo como filtro biológico?

 

Se tenho por exemplo um Fluval 404 que tem um volume de filtragem biológica de aproximadamente 4,2L e tenho um aquário com 150*50*50 e lhe coloco um filtro de fundo accionado pelo Filtro exterior.

Supondo que uso 10 cm de substrato (150*50*10) fico com mais 75L de filtragem biológica.

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não quero por em causa a eficácia dos filtros de fundo que foram (e continuam a ser) usados durante tanto tempo com sucesso. Acontece que com uma cerâmica simples (da menos porosa) consigo num litro uma área equivalente a 400 m2 onde as bactérias se podem depositar. Qual a área deste fundo de 75 l.

Por outro lado tenho uma dúvida. Uma vez que a água passa muito lentamente pelo areão será que não perde oxigénio pelo caminho? As bactérias nitrificadoras exigem muito O2, consumindo-o à medida que a água desce. Sem ele esses 10 cms de espessura poderão ser reduzidos a menos?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Em relação a área disponível para fixação de bactérias é muito difícil de calcular e depende muito to tipo de substrato que se usa, mas um substrato bastante poroso que se coloque para favorecer o bom enraizar das plantas tem de certeza uma área bastante grande, é claro que o substrato escolhido for areão de 3 ou 4 mm esta área e bem menor, para alem de não ser um tão bom para fixar bactérias.

 

Em relação a questão do O2, não posso realmente afirmar se será suficiente para alimentar toda a colónia com valores satisfatórios ou se a parte inferior da colónia terá um menor efeito nitrificador.

 

Mas acredito que não será muito diferente daquilo que se passa em filtro exterior. Pois a agua ao circular atreves dele também deve perder valores de oxigénio que serão absorvidos pelas bactérias que estão instaladas nos primeiros compartimentos do filtro.

 

 

 

Cumprimentos,

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.