Aqua ciclideos Kribensis

Recommended Posts

Olá,

Tenho um aqua de 54L só com areão de coral e rocha calcária

com Ciclídeos Áfricanos (Kribensis junior) montado hà duas semanas,

a rocha que era branquinha esta a ficar com uma tonalidade amarela

o que não é muito agradável.

Existe alguma coisa que se possa fazer para impedir ou reduzir o crescimento desta coloração amarelada?

Muito obrigado!

Partilhar nas redes sociais

O aqua foi montado hà duas semanas, com areão de coral e rocha calcária, a água esta cristalina.

Fizeste o ciclo? isso pode acontecer com alguma destabilização dos parâmetros.

olá!

penso que essa tonalidade amarela nas pedras deverá ser o aparecimento das primeiras allgas...

com a introdução de novas plantas, estas irão, depois de adaptadas, começar a absorver os nutrientes existentes na água, e pode ser que as algas não avancem...

mas é normal as pedras perderem o branco total...

abraço

Existe alguma coisa que se possa fazer para impedir ou reduzir o crescimento desta coloração amarelada?

Excesso de fosfatos! É natural que no início tenhas alguns problemas de algas no areão. De qualquer forma, com o tempo irá estabilizar. Introduz algumas plantas (vão combater esse excesso de fosfatos), uma boa equipa de limpeza, manutenção com TPA's e ficas com o assunto resolvido...

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog

Olá,

Relativamente ao escurecimento da areia é normal ocorrer no inicio do arranque dos aquários.

Agora algo que ainda ninguém comentou e portanto vou aproveitar para o fazer!

Estás a pensar manter os kribensis nesse aquário? Só pergunto porque pelo que dizes no inicio, tens no fundo areia de coral e rocha calcárea, e consequentemente esses dois elementos vão aumentar a dureza da água. Como os kribs habitam os rios da zona central de África em que as águas são ligeiramente ácidas (p. ex.: 6,5-6,8 ) e moles (kh inferior a 10).

Obviamente que eles suportam condições fora desses parâmetros, mas acho que devemos tentar recriar o mais proximo possível o habitat natural.

Cumps,

José

Editado por Jose Ferraz

Olá,

Relativamente ao escurecimento da areia é normal ocorrer no inicio do arranque dos aquários.

Agora algo que ainda ninguém comentou e portanto vou aproveitar para o fazer!

Estás a pensar manter os kribensis nesse aquário? Só pergunto porque pelo que dizes no inicio, tens no fundo areia de coral e rocha calcárea, e consequentemente esses dois elementos vão aumentar a dureza da água. Como os kribs habitam os rios da zona central de África em que as águas são ligeiramente ácidas (p. ex.: 6,5-6,8 ) e moles (kh inferior a 10).

Obviamente que eles suportam condições fora desses parâmetros, mas acho que devemos tentar recriar o mais proximo possível o habitat natural.

Cumps,

José

Olá

Agradeço desde já a pertinente questão sobre o PH e KH do aqua.

Foi montado só com areia de coral e rocha calcária, mas fui adicionando plantas e turfa, estou a tentar arranjar um tronco adequado.

Hoje fiz o teste da água: PH 7, KH 6, GH >10<15, NO 2 0, NO 3 25.

Vou estar atento aos valores.

Obrigado

olá Carlos!

esses nitratos estão um pouco elevados, daí o amarelecimento do substrato = algas... com o desenvolvimento das (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e umas boas TPAs, isso vai ao sítio.

de qualquer forma, uns neritinas natalensis ou uns sucker fish (otos ou pitbull), deixavam isso mais branco :)

abraço