Recommended Posts

Publicado

Eu fui à pouco tempo ao oceanário e fiquei maravilhado com as cores dos corais e dos peixes de recife, e gostava de ter um pequeno aquário de 50L só de corais, porque acho um aquário pequeno para manter peixes, e tinha em mente corais fáceis de manter e para isso tenho lido algumas coisas sobre aquários de água salgada e de algum material necessário e gostava de saber quais o tipo de lâmpadas que aconselham, qual a potencia das bombas de circulação(acho que é 5x a litragem), o esqumador é imprescendivel como já percebi, e como li e se percebi bem é preciso dar suplementos de cálcio e alimentaçao aos corais e qual a melhor maneira para o fazer?

este aquário vai ser feito com muita ,mas mesmo muita calma, por isso só está previsto ser finalizado lá para o fim do ano, porque vou comprar as coisas aos poucos e planear bem as coisas antes de o povoar

Publicado:

E que tal um aqua de 80lts? A diferença de preço é minima e já dá para teres 2 ou 3 peixes pequenos.

Sobre equipamentos.....podes abdicar do escumador se fizeres TPAs semanais sem faltar, e caso seja necessário fazer 3 TPAs a cada 2 semanas, faz. Mesmo assim, é sempre bom ter um escumador.

Deves ter cerca de 18% do volume do aqua de rocha viva e ter uns 10% de circulação, dependendo dos corais que colocas, pois alguns não gostam de corrente muito forte.

Para alimentares os corais, tudo depende do que vais ter, mas há alimentos liquidos ou em pó para os corais, uns bons e outros muito bons.

Publicado:

muito obrigado pela a ajuda, vou ver se arranjo um aquario de 80Ls, só que ainda não me esclareceram qual o tipo de lâmpadas necessário para ter uma boa variedade de corais(não muito difíceis)

Publicado: (editado)

para o aquario que pretendes t5 e o suficiente

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

só mais uma pergunta:alguém conhece uma loja online que venda aquarios de 80Ls?é que a minha loja das proximidades que vende material para aquariofilia doce e salgada de qualidade só tem aquas de 50Ls e depois de 100Ls

Publicado:

custam 112€, eu penso que seja um bocado caro, para uma pessoa que só tem 14anos e depende da semanada,eu tinha em principio pensado no aquario de 50Ls porque assim desmontava o de agua doce(que já mantenho à +/- ano e meio),porque a ideia era manter só corais e talvez um ou outro camarão já que é muito pequeno para peixes, o espaço também não ajuda, a ideia é mesmo ser um aquario lowcost para me iniciar

eu vou pensar com calma primeiro e depois vejo a melhor solução

Publicado:

É de louvar ver jovens como tu com essa maneira de pensar... aquário pequeno, nem pensar em peixes!

Parabéns mesmo!

Quando o montares, se puderes dar um salto com o teu pai à zona da malveira, poderei arranjar-te qualquer coisinha para te ajudar a povoar o aquário, dependendo do que eu tiver para aqui, e do que tu quiseres.

Abraço

Publicado:

eu vou tentar arranjar um aquario um pouco maior mas em princípio vai ser o de 50Ls, octopus o teu aquário é muito fixe e vou usá-lo como mudê-lo se não te importares :snipersmile:

Publicado:

Boas,

Claro que estamos aqui para partilhar. Podes usar o meu, ( que ja nao existe ), como modelo, mas, quero ver o teu muito melhor. Quando o tiveres montado e estabilizado, tambem se arranja umas mudazitas.

Abraco,

Paulo

Publicado:

quantos Ws de luz eu precisaria para manter corais moles?é que a iluminação parece ser o maior investimento, porque é uma parte muito importante nos reefs,e eu como não tenho jeitinho nenhum para trabalhos manuais(penso que teria de pedir ajuda ao meu avô) poderia usar lâmpadas de halogénio?eu sei que é desaconselhado mas eu cá em casa tenho alguns candeeiros de parede para lâmpadas de halogénio e assim podiam ficar numa posição em que não ficassem muito perto da água(para não aquecer a água) nem muito longe do topo do aquário, assim saía-me mais barato a iluminação

Publicado:

Boas

Sempre podes ver aquas a preço mais em conta, no "Oferta".

Em relação, às lampadas de halogéneo não são indicadas para reefs, porque há corais bastante exigentes. O melhor mesmo era tentares optar por lampadas t5.

Cumps

Publicado:

eu sei que há corais muito exigentes, mas só penso em manter corais moles que nao sejam muito exigentes na quantidade de luz, por isso ter pensado no halogenio

Publicado:

já descartei a ideia de fazer um nano já ando a planear um aquario de 1m para o final do ano para me iniciar bem nos salgados, como ainda estamos no principio do ano tenho muito tempo para aprender mais coisas sobre aquarios de água salgada

o aquário que está previsto vai ser low-tech já que como é grande as despesas são maiores

obrigado a todos os que me ajudaram neste tópico e já aprendi muito, mas o melhor mesmo é um aquario grande e talvez use este como sump

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!