sergito Publicado Fevereiro 22, 2008 Publicado Fevereiro 22, 2008 Tenho um aquario da juwel de 120l e gostaria de quanto as matérias filtrantes que tenho. http://www.juwel-aquarium.de/en/filtermedien44.htm - Na parte de baixo tenho as duas esponjas azuis que aparece no site. - A seguir tenho a esponja verde - depois tenho o carvão activo ( esponja preto ) que vou deixar mais 2 semanas - tenho lá filtrante - em no topo tenho turfa detro de uma meia de vidro Duvidas: - estas esponjas azuis fazem o mesmo trabalho das ceramicas ou devo trocar? - De quanto em qt tempo devo troncar estes componente ou lavar? - Sei que o carvão activo deve ser trocado de mes a mes. Posso utiliza-lo sempre? visto que quero ter a agua cristalina! - E a turfa deve ser trocada de quanto em quanto? - A matéria verde de ser retirada ou posso lava-la somente e tornar a repo-la? Tenho o aquario montado há cerca de duas semanas e acho que ja deu inicio o ciclo. Fiz todos os porcedimentos que devem ser feitos e para acelerar o ciclo pus uma porção de substrato de uma aquario ja ciclado e um tronco de um aquario antigo. Tenho um tetra cardinal a cerca de uma semana lá e está muito bem adaptado. Agradecia opiniões sff muito obrigado Citar
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 O carvão activo retirava, pessoalmente só uso para retirar medicamentos da agua e por um curto periodo de tempo. Segundo o que sempre li, o cavão retira à agua elementos fundamentais para o bom desenvolvimento dos peixes, ou seja este retira o que é mau mas tambem retira o que é bom. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
PedroCrazy Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 (editado) Ola O carvão ativo não tem quase nenhuma utilidade se não retirar os medicamentos e outros, oque limpa a água mesmo dos detritos pesados são as esponjas e substratos porosos, esses abrigam as bacterias e as mesmas decompoe os detritos, eu, a cada mes, uso o carvão a cerca de 3 dias seguidos. O carvão deve ser trocado tanto quanto foi usado, quanto mais for usado mais rapido deve ser trocado, pois ele perde sua finalidade, eu usava 3 dias em um mes, e trocava quando ele alcançava 12 dias, quanto as esponjas em geral, não precisas troca-las de mes em mes, eu as troco a cada 6 meses, pois ja estao ficando frageis e apodrecendo, podes lava-las a cada 15 dias, nunca as tire do aquario por mais de 1 hora, pois as bacterias que estão nela morrem, tente as lavar o mais rapido possivel, e com a mesma água do aquario, onde ja estão acostumadas com os parametros e etc. Tirando a esponja e o carvão, não intendo de outros materiais, eu ja coloquei algodao no meu nano de 27 litros, e deu muito certo, eu pensava que a agua estava limpa, em 1 semana o algodao estava verde, depois disso sempe passei a utiliza-lo, é um material barato, encontrasse em qualquer farmacia ou parecido, e filtra qualquer coisa que passe por ele, por ser tão compacto ele é muito eficiente, mas o problema é que dependendo da quantidade de algodâo, o filtro se não for bom, perde um pouco de vazão, o meu perdeu cerca de 30%. Editado Fevereiro 23, 2008 por PedroCrazy Citar
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 Um dos meus filtros é da JBL, não sei a qualidade das esponjas de algumas marcas, mas as minhas já têm dois anos e nunca comprei novas, não apresentam o mínimo sinal de deterioração agora o "algodão" esse já tive de trocar mais que uma vez! Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
sergito Publicado: Fevereiro 23, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2008 O algodão que voçes falam é lã de vidro? obrigado pelas opiniões. Vou segui-las. Citar
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 O algodão que voçes falam é lã de vidro? sim Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
joaoadias Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 oi pode-se meter algodao em vez de la de vidro? comprimentos Citar
Daniel Fortes Publicado: Março 3, 2008 Publicado: Março 3, 2008 oipode-se meter algodao em vez de la de vidro? comprimentos banana rock Não aconselho, penso que o algodão pode entupir com muita facilidade. a lã de vidro para os filtros não é muito cara, penso que não vale a pena arriscar. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Recommended Posts