Recommended Posts

Publicado (editado)

Parece que desta vez a ideia de montar o aqua para o ou os meus oscar, vai avante, parece que o T2 já chegou !!!

Chegou hoje o áqua, tem as medidas 1.20 / 40 / 57, leva a volta de 250 Litros de água, quinta feira vou enche lo, e fazer a ciclagem, mas precisava de algumas indicações do pessoal mais experiente nesta espécie.

Queria saber quanto tempo de ciclagem é que me aconselham, se há nessecidade de usar químicos na ciclagem.

Estou a pensar pôr 2 Oscar tigre, 1 ou 2 plecos, e gostava de pôr outra espécie de peixe, mas que não entrasse em conflito com os oscar, qual a especie que se dá melhor, com eles ???

Para este aqua, 4 peixes, contando com o plecos é muito ????

Desculpem as muitas perguntas ao mesmo tempo, mas pretendo não falhar em nada !!!

Editado por P-Mota
Publicado: (editado)

Boas,

Não sou entendido em Óscares, mas diria que ao fim de um tempo vai ficar apertado para 2 oscares e 2 plecos, porque não só 2 oscares? Cresceriam melhor e mais saudáveis do que estando apertados... Digo eu que não percebo muito de oscares mas pelo que vejo são bichos que crescem bastante.

Editado por João Lopes
Publicado:

Se a tua ideia é manteres esse aquário mais uns anos então coloca apenas os 2 Oscares. Não é o ideal a litragem, mas já não ficam mal de todo :mrgreen:

Quanto á ciclagem, é o normal para qualquer aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Se a tua ideia é manteres esse aquário mais uns anos então coloca apenas os 2 Oscares. Não é o ideal a litragem, mas já não ficam mal de todo :puppydogeyes:

Quanto á ciclagem, é o normal para qualquer aquário.

Mas não é aconselhável pelo menos 1 peixe para limpeza ??

Só me referi ao pleco porque me disseram que era aconselhável, e como já tive uma má experiência com algas, queria que não se voltasse a repetir !!!!

Pelo que vejo tens um aquário com oscar, quanto tempo costumas ter a luz ligada para ele ou eles ?

O que lhes dás a comer ???

Tens alguma planta, ou alguma coisa a enfeitar o áqua ??

Tens ai algum tópico com fotos do teu aqua ?

Editado por P-Mota
Publicado:
Mas não é aconselhável pelo menos 1 peixe para limpeza ??

Só me referi ao pleco porque me disseram que era aconselhável, e como já tive uma má experiência com algas, queria que não se voltasse a repetir !!!!

Até é aconselhável mais do plecos para equipa de limpeza, mas não podes te esquecer que não tens assim tanta água disponivel para quando o pleco crescer.

É tudo uma questão de manutenção da qualidade da água. Quantos mais peixes tiveres mais vezes vais ter de trocar a água. Idealmente um pleco e um synodontis iam ajudar bastante na limpeza dos restos e algas. Mas são peixes que crescem bastante também :)

Pelo que vejo tens um aquário com oscar, quanto tempo costumas ter a luz ligada para ele ou eles ?

As normais 8 horas.

Tens alguma planta, ou alguma coisa a enfeitar o áqua ??

Sim. Algumas plantas se estiverem bem enraízadas eles não chateiam muito. Mas geralmente levam sempre umas boas trincas...

Tens ai algum tópico com fotos do teu aqua ?

Tenho :puppydogeyes:

Já não está assim, nem com esses peixes, porque o estou a preparar para outra paixão minha ;)

Aquário

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:

bom dia

Eu tenho um aqua com 200 lts com 2 oscares (eram 3), 1 pleco enorme e 2 tubarões bicolor. e para não arriscar ficar só com um oscar tive q dividir o aqua ao meio com um vidro, e mesmo assim os oscares medem forças.

O pleco aguenta-se porque é tão agressivo quanto o oscar e tem um cone que é o refúgio dele. os tubarões também se aguentam porque têm refúgios e nadam bem rápido.

Por isso, e por experiência própria de não gostar de ver peixes mais fracos a serem atacados até a morte, aconselho-te a teres no máximo dois oscares que cresçam juntos ( se bem que acho que ao fim de um tempo fica só um) e um pleco...mantém os vidros limpos...o fundo ás vezes nem por isso.

Boa sorte com os oscares, são peixes bastante interactivos :P ...costumo chama-los de cães.

Publicado:

Bom dia.

Esse aqua dá perfeitamente para os dois oscares, desde que tenhas uma boa filtragem e faças tpa's com regularidade.

Também podes ter um pleco sem problemas. No entanto acho que mais do que isso é que é errado. Na minha opinião e experiencia, para essa quantidade de água não deves ter mais peixes, esses chegam e já te vão dar muita felicidade :sleep:

As condições e parametros de agua são os normais para qualquer outra especie, tendo no entanto atenção que apesar dos oscares serem peixes muito resistentes, também são verdadeiros suinos com barbatanas.

Quanto às plantas, acho que não vais conseguir.........eu ainda ando a tentar e os resultados não são os melhores........

Outra coisa, compra quatro ou cinco oscares ao mesmo tempo e do mesmo tamanho e deixa que eles escolham quem deve ficar no aquario, depois ofereces os outros...na minha opinião é a melhor garantia que as coisas vão correr bem.......Eu para conseguir ter duas parelhas compativeis iniciei a aventura com 16 e garanto-te que está tudo sobre controle, todos conhecem a hierarquia no aqua e respeitam-na sem grandes dramas............

Cumps

Publicado:

boas!

durante uns anos eu tive 2 oscares que cresceram juntos num aqua de 300L com 2 plecos, sem qualquer problema; no entanto, a certa altura tornou-se notória a necessidade de um espaço maior, onde pudessem continuar a viver condignamente...

Publicado:

Estou a pensar meter só o fundo, e depois ou uma pedra ou ou um tronco alto, sobre um dos lados, e não sei se hei-de pôr umas valisnérias.

O que achão??

Fundo, grosso ou fino, escuro ou claro ???

Tronco ou Pedra ???

Plantas sim ou não ???

Obrigado pela vossa ajuda !!!!

Publicado:

Boas, eu infelizmente tive que vender os meus oscares porque ja nao cabiam no aquario... tinha 2 oscares com 27 cm num aquario 120x40x50a e eles sentiam-se apertados e lutavam muito. Tive-os durante uns 4 anos... só agora é que se lembraram de lutar... Se eles forem pequenos ainda os podes ter durante algum tempo... Depois logo se ve. Quanto ás condiçoes da agua, posso dizer que eles sao como tanques de guerra, todo o terreno. Aguentam tudo. Quanto a companhia.. desde que nao lhe caiba na boca podes juntar.

Boas, eu infelizmente tive que vender os meus oscares porque ja nao cabiam no aquario... tinha 2 oscares com 27 cm num aquario 120x40x50a e eles sentiam-se apertados e lutavam muito. Tive-os durante uns 4 anos... só agora é que se lembraram de lutar... Se eles forem pequenos ainda os podes ter durante algum tempo... Depois logo se ve. Quanto ás condiçoes da agua, posso dizer que eles sao como tanques de guerra, todo o terreno. Aguentam tudo. Quanto a companhia.. desde que nao lhe caiba na boca podes juntar.

Ser´que me podias tu ou alguém responder a estas questões ???

Estou a pensar meter só o fundo, e depois ou uma pedra ou ou um tronco alto, sobre um dos lados, e não sei se hei-de pôr umas valisnérias.

O que achão??

Fundo, grosso ou fino, escuro ou claro ???

Tronco ou Pedra ???

Plantas sim ou não ???

Editado por P-Mota
Publicado:
Ser´que me podias tu ou alguém responder a estas questões ???

O que achão?? Acho que uns troncos ficam sempre bem. Mas quando eles forem grandes, eles proprios vao decorar o teu aquario...

Fundo, grosso ou fino, escuro ou claro ??? Grosso e escuro, eles adoram arrastar predras

Tronco ou Pedra ??? e porque nao ambos?

Plantas sim ou não ??? Plantas so se estiverem muito bem agarradas pois eles arrancam tudo.

É a minha opinião... Boa sorte!

• 1 mês depois...
Publicado:

Tenho um aquário com um óscar (não dá para mais), um Jaguar (Managuense), dois Hemichromis Lifalili (casal), um Butterfly Pleco, um Gibbiceps e um Pimelodus Pictus.

Na minha opinião, pedras só se forem bem grandes, pois o Óscar revira tudo e não convém andarem pedras a passear entre vidros..., já tive valisnerias e foram destruidas sistemáticamente, neste momento já não tenho nenhuma planta. Tenho um tronco enorme apenas que serve para os outros habitantes se irem refugiando do "papão".

O Óscar escolheu um canto do aquário como "quarto de dormir" e escavou um buraco até ficar o vidro do fundo a descoberto, usa a enorme boca como escavadora e despeja os molhos de pedras noutras zonas do aquário, uma autentica catterpilar...

Se votar a colocar pedras no buraco quando da aspiração nas TPAs fica furioso, ataca o tubo de aspiração e logo que pode volta a escavar para deixar tudo ao seu gosto.

Sem palavras...

Publicado:

Para te ajudar vê o meu exemplo:

1º- Iniciei com fundo de areia, pedras e troncos

2º- Tirei os troncos para ganhar espaço

3º- tirei quase todas as pedras para ganhar espaço

4º- tirei metade da areia e mais umas pedras para ganhar espaço

5º- estou seriamente a pensar tirar toda a areia e deixar 3 ou 4 pedras grandes, para ganhar espaço

Resta dizer que estou a falar de um aqua de 570 ltrs com 4 oscares adultos e um mega pleco