Tronco de Videira


José Matias

Recommended Posts

Estou a montar um aquário de 100.30.40, estou a montar um aquário que vai ser para pequenos peixes de cardume, de ph baixo. Em principio vou começar com Pristelas.

 

Nos ultimos 2 meses, tenho tido uns troncos de videira velha de "molho", com cerca de 10cm de diametro, que entretanto ja fervi e coloquei no aquário. Eles já não flutuam mas deixam-me a água amarelada.

 

Este "chá", fara mal aos peixes?

Há alguma coisa que possa fazer para evitar isto?

Editado por jose_matias

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a montar um aquário de 100.30.40, estou a montar um aquário que vai ser para pequenos peixes de cardume, de ph baixo. Em principio vou começar com Pristelas.

 

Nos ultimos 2 meses, tenho tido uns troncos de videira velha de "molho", com cerca de 10cm de diametro, que entretanto ja fervi e coloquei no aquário. Eles já não flutuam mas deixam-me a água amarelada.

 

Este "chá", fara mal aos peixes?

Há alguma coisa que possa fazer para evitar isto?

 

Não faz mal, quanto muito pode-te baixar um pouco o pH se o teu kH for baixo.

Acaba por passar com o tempo, se não gostas terás de deixar o tronco de molho durante mais tempo à parte até passar.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Serão provavelmente taninos, substâncias inofensivas para os peixes e que, creio eu, podem ser retiradas da água com carvão activo. Ou então espera-se. Curiosamente, os taninos também se encontram no chá.

Quanto ao bichinho... não perde por esperar.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a montar um aquário de 100.30.40, estou a montar um aquário que vai ser para pequenos peixes de cardume, de ph baixo. Em principio vou começar com Pristelas.

 

Nos ultimos 2 meses, tenho tido uns troncos de videira velha de "molho", com cerca de 10cm de diametro, que entretanto ja fervi e coloquei no aquário. Eles já não flutuam mas deixam-me a água amarelada.

 

Este "chá", fara mal aos peixes?

Há alguma coisa que possa fazer para evitar isto?

 

Isso não faz mal aos peixes tal como já te foi dito e a água só ganha essa tonalidade amarelada nos primeiros tempos. Se não gostares dessa cor podes sempre fazer tpas com mais frequência, é isso que costumo fazer nos meus aquas pelo menos nos dois primeiros meses

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito este meu tópico, para informar que as videiras têm mais um surpresa, que não sei se será boa se má.

As videiras estiveram de molho durante 2 meses, e nunca houve qualquer indicio de fungo. Agora após as ter fervido e as ter colocado no aquário, apareceu-me algo ao longo de toda a videira, que parece uns pequenos fungos esbranquiçados.

Que será isto? Fara mal?

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora aproveito este meu tópico, para informar que as videiras têm mais um surpresa, que não sei se será boa se má.

As videiras estiveram de molho durante 2 meses, e nunca houve qualquer indicio de fungo. Agora após as ter fervido e as ter colocado no aquário, apareceu-me algo ao longo de toda a videira, que parece uns pequenos fungos esbranquiçados.

Que será isto? Fara mal?

 

 

Tira esfrega, esfrega e esfrega, ferve em água com sal, tira e esfrega, ferve em várias mudas de água sem sal e volta a colocar no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por experiência própria, os troncos de videira, mesmo pré-tratados, são muito mais chatos em relação aos fungos do que os outros, sejam eles mopani ou malayan wood.

para resolveres isso, fazes o que o Jota-T te aconselhou ou introduzes peixes de ventosa (otos, LDa025, etc) ou neritinas natalensis e eles tratam do assunto :)

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.