Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá.

Tenho vindo a ficar bastante interessado por estas beldades, os ramirezis, e estou a pensar comprar pra já um casalinho para o meu aquário. A minha questão é se o deva fazer ou não, porque, pelo que já tenho lido por aqui, eles são peixes bastante sensíveis, e a água da minha torneira sai com um ph de 7.6, no entanto, ela não fica assim muito tempo, pois com a inejcção de CO2 (caseiro), passado um dia +/- ela desce para os 6.0 Ou seja, eu de domingo a domingo, faço uma TPA de 20 a 30% +-, e a água que lá meto (ph 7.6) fica pelo menos um dia misturada com a de ph6, mas depois é claro que desce e volta tudo aos 6. Será que os ramirezis aguentam isto? No aquário, um comunitario de 180L, tenho no momento dois escalares, 4 peixes arlequins, e uma colisa. E todos eles estão de perfeita saúde há já mais de um ano, e sempre com o mesmo sistema de TPA que descrevi anteriormente.

Abraço.

Editado por andre_inacio
Publicado:

Boas.

Acho que não haverá grande problema, embora não seja o melhor né. Se um dia tiveres alevins é que é pior!

Mas porque não arranjas um reservatório grande e metes um bocado de turfa? Assim quando metesses a água no aqua já iria com um ph mais próximo da água do aquário.

Abraço

Publicado:

Sim também já pensei nisso, mas é que eu quando faço as TPAs, trago a água já quente do esquentador, para não afectar mais os peixes devido á diferença da temperatura, e os termostatos ainda levam um bocado até atingir a temperatura "normal" e estabilizá-la. Tenho medo que faça pior ela já vir fria.

Publicado:

Olá de novo.

Olha, por experiência própria digo te que uma tpa de 20 ou 30% não é muito mau. Sempre fiz com água fria, vinda do reservatório, e nunca tive problemas!

Há até quem tenha discus e meta água fria, directamente da torneira, sem qualquer tipo de tratamento, e dizem que os peixes gostam! O FAAO por exemplo... E o que é certo é que os peixes estão de perfeita saúde.

Nos meus nunca notei nada fora do normal e a água vai fria!

Mas agora lembrei-me, ve lá se depois meteres turfa se isso não desce demais o ph, pois a turfa irá descê-lo, e posteriormente no aqua o que lá tens e provoca a descida também irá descer, e provavelmente fica abaixo dos 6.

O melhor secalhar é tu meteres a água assim, mas a decisão final é tua, isto é só uma opinião!

Abraço

Publicado:

Mais vale uma água com pH alta e estável do que uma com pH baixo e instável...

Eles abituam-se ao pH, às variações constantes é que é pior!

Estou a achar essa descida de pH com co2 caseiro muito grande. De que tamanho é o teu aqua?

E não te esqueças que o fluxo de co2 caseiro vai diminuindo ao longo do tempo, logo o pH terá tendência a aumentar.

Qto à tpa's de 30%, se ela vai a 7.6 vai-te fazer subir o pH de certeza, pq o CO2 th desce o kH. Não consegues fazer tpa's mais pequenas e mais frequentes? Tipo 10% dia sim dia não.

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Publicado: (editado)
Mais vale uma água com pH alta e estável do que uma com pH baixo e instável...

Eles abituam-se ao pH, às variações constantes é que é pior!

Estou a achar essa descida de pH com co2 caseiro muito grande. De que tamanho é o teu aqua?

E não te esqueças que o fluxo de co2 caseiro vai diminuindo ao longo do tempo, logo o pH terá tendência a aumentar.

Qto à tpa's de 30%, se ela vai a 7.6 vai-te fazer subir o pH de certeza, pq o CO2 th desce o kH. Não consegues fazer tpa's mais pequenas e mais frequentes? Tipo 10% dia sim dia não.

abx

Ok, então em relação á água fria pelo que tenho lido em princípio não deverá haver problema. Em relação á turfa fazer descer mais o ph, penso que o CO2 não o fará descer muito mais, pois ele nunca baixa mais que 6, e tenho troncos e akadama novos que segundo o que tenho lido também ajudam a baixar o ph.

O meu aqua tem 90x40x50 (CxLxA) e leva 180L brutos (uns 140 reais).

Em relação ao fluxo do co2, também constatei isso no início quando comecei com o co2, pelo que a solução que encontrei foi ter duas garrafas com co2 caseiro, e adicionar uma no início da semana, e a outra no meio da semana, assim nunca há perca de fluxo nem mais variações de ph :P

Quanto ás tpa's, não tenho oportunidade de o fazer dia sim dia não como gostava, devido á faculdade. Só ao fim de semana é que disponho de tempo para o fazer (e ás vezes nem isso).

Editado por andre_inacio
Publicado:

Eu tambem estou a pensar em por um casal de ramirezis no meu aqua. So que o ph atualmente é de 5.5. E eu acho que está baixo de mais, mas não tenho a certeza.

Desculpem lá estar a usar este tópico, foi só para não estar a abrir outro com o mesmo tema.

David Salvador

Publicado:
Eu tambem estou a pensar em por um casal de ramirezis no meu aqua. So que o ph atualmente é de 5.5. E eu acho que está baixo de mais, mas não tenho a certeza.

Desculpem lá estar a usar este tópico, foi só para não estar a abrir outro com o mesmo tema.

Boas

Rams 6.5

Boa aquariofilia

cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Publicado:

E se estiver entre os 6.0 e os 6.5 normalmente? (como é o meu caso).

Se não der para eles não há problema, vai ter de ficar para uma próxima.

• 2 semanas depois...
Publicado: (editado)

Olá mais uma vez. No seguimento deste tópico, decidi então experimentar o método que me aconselharam acima. Enchi um jarrican de água, e vazei pra lá 10L de turfa, um resto que tinha aqui pra casa, para tentar baixar o ph da água. A minha dúvida é que, aquilo, tem um aspecto horrível! A mistura ficou uma nhanha tal, que não consigo sequer ver o fundo do jarrican, a água ficou simplesmente preta. Era suposto ter feito algo antes de meter a turfa na água? Ou não estamos a falar do mesmo tipo de turfa :puppydogeyes:?

É que não me parece que vá meter aquela água no meu aquário :wink:

Editado por andre_inacio
Publicado:
Olá mais uma vez. No seguimento deste tópico, decidi então experimentar o método que me aconselharam acima. Enchi um jarrican de água, e vazei pra lá 10L de turfa, um resto que tinha aqui pra casa, para tentar baixar o ph da água. A minha dúvida é que, aquilo, tem um aspecto horrível! A mistura ficou uma nhanha tal, que não consigo sequer ver o fundo do jarrican, a água ficou simplesmente preta. Era suposto ter feito algo antes de meter a turfa na água? Ou não estamos a falar do mesmo tipo de turfa :P?

É que não me parece que vá meter aquela água no meu aquário :P

Boas

que turfa utilizaste ? tens que colocar turfa para aquarofilia ,porque existe para as plantas normais e esse não serve.

Publicado:
Boas

que turfa utilizaste ? tens que colocar turfa para aquarofilia ,porque existe para as plantas normais e esse não serve.

Ok, a resposta está dada. Escapou-se-me esse pequeno pormenor, meti turfa para plantas xD. A turfa para aquariofilia é muito cara? E diga-se que também nunca a vi á venda.

Publicado:

Fora do tópico turfa,

Acho que deves ir pelos conselhos dos que te dizem ph estável.

Se a água é estável num PH, não lhe mexas para pôr no chamado "PH ideal".

Eu tenho o meu a 7,0 normalmente, com tpa de 10 a 20% semanais, e como podes ver por um outro tópico, eles crescem e reproduzem-se.

Tirar dois garrafões de água do aqua demora 10 minutos, logo podes ir fazendo a tpa durante a semana.

Arranja uma mangueira que chegue ao aqua a partir de uma torneira e uma saida de água, e a tpa demora ainda menos.

Inté,

JRA

Publicado:
Fora do tópico turfa,

Acho que deves ir pelos conselhos dos que te dizem ph estável.

Se a água é estável num PH, não lhe mexas para pôr no chamado "PH ideal".

Eu tenho o meu a 7,0 normalmente, com tpa de 10 a 20% semanais, e como podes ver por um outro tópico, eles crescem e reproduzem-se.

Tirar dois garrafões de água do aqua demora 10 minutos, logo podes ir fazendo a tpa durante a semana.

Arranja uma mangueira que chegue ao aqua a partir de uma torneira e uma saida de água, e a tpa demora ainda menos.

Inté,

JRA

Demora menos, mas prejudica mais. Convém deixar a água a "tratar" umas boas horas antes de a colocar no aqua, devido ao cloro e metais pesados e também porque a água da torneira, ou vai-te sair muito quente ou muito fria. Na minha opinião, eu preferia ter mais trabalho, e andar com garrafões de água pela sala do que ir pela maneira mais fácil (que nem sempre é a melhor).

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina