Tiaago Publicado Fevereiro 22, 2008 Publicado Fevereiro 22, 2008 (editado) Bom dia. Tinha no meu aquario, 12 escalares bebes (maior com 3 cm) junto de 7 neons, 5 neons rosa, 1 pleco, 2 bettas femea, 1 macho e 3 paraiso. Durante 4 semanas não houve problema, sem baixas nenhumas. Esta semana, morreram 3 escalares e 5 dos neons. todos eles estavam a comer bem à noite e no dia seguinte já tinham desaparecido. Aconteceu apenas com escalares e neons, todos os outros se encontram na mesma. Que tipo de problema ataca os neons e escalares sem que os outros se ressintam? Durante a semana foi morrendo 1 a 1... não foi tudo de uma so vez... e mão me tinham sinais de ataques por parte de outros peixes, os corpos estavam "limpos" após a morte... Não tenho nenhum teste, por isso não o pude fazer. Logo à noite vou pedir a um amigo para testar nitratos e ph... que é o que tem disponivel.... mais algum que deveria fazer? o aquario é densamente plantado... O aquario tem 2 filtros, tenho feito tpas diarias de 10%, o aquario tem cerca de 470L. Obrigado desde ja pela ajuda, Abraço, Tiago Editado Fevereiro 22, 2008 por Tiaago
José Garcia Publicado: Fevereiro 22, 2008 Publicado: Fevereiro 22, 2008 Bom dia. Tinha no meu aquario, 12 escalares bebes (maior com 3 cm) junto de 7 neons, 5 neons rosa, 1 pleco, 2 bettas femea, 1 macho e 3 paraiso. Durante 4 semanas não houve problema, sem baixas nenhumas. Esta semana, morreram 3 escalares e 5 dos neons. todos eles estavam a comer bem à noite e no dia seguinte já tinham desaparecido. Aconteceu apenas com escalares e neons, todos os outros se encontram na mesma. Que tipo de problema ataca os neons e escalares sem que os outros se ressintam? Durante a semana foi morrendo 1 a 1... não foi tudo de uma so vez... e mão me tinham sinais de ataques por parte de outros peixes, os corpos estavam "limpos" após a morte... Não tenho nenhum teste, por isso não o pude fazer. Logo à noite vou pedir a um amigo para testar nitratos e ph... que é o que tem disponivel.... mais algum que deveria fazer? o aquario é densamente plantado... O aquario tem 2 filtros, tenho feito tpas diarias de 10%, o aquario tem cerca de 470L. Obrigado desde ja pela ajuda, Abraço, Tiago Boas Tiago sem se saber os valores dos testes é muito dificil dizer quais as supostas razões para os teus Escalares terem morrido ,faz os teste do ph dos nitratos ,nitritos e coloca ai para te podermos ajudar. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
Eu_Pedra Publicado: Fevereiro 22, 2008 Publicado: Fevereiro 22, 2008 Boas Tiago sem se saber os valores dos testes é muito dificil dizer quais as supostas razões para os teus Escalares terem morrido ,faz os teste do ph dos nitratos ,nitritos e coloca ai para te podermos ajudar. Citando o já dito sem verificar os parâmetros não se pode identificar o sucedido , mas aparentemente e porque não morreram todos ao mesmo tempo tanto pode ser pela má qualidade da água, como por alguma infenção. Disseste que é um aquário densamente plantado, colocaste algum fertilizante para as plantas ultimamente?? Aconselho-te a fazer o quanto antes uma mudança de 40/60 % de água, com água á mesma temperatura e preferencialmente já tratada. Pedro
Tiaago Publicado: Fevereiro 22, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2008 Não é facil fazer uma troca de 40 a 60%... estamos a falar de 470l de agua..... mesmo metade não é facil... tenho feito 10% diarios... tenho usado 2 fertelizantes, um que se coloca diariamente e cada gota "trata" 50L de agua e é da JBL e coloco 2X por semana um da seachem flourish e não sei o resto. Parei com os dois e parei também de colocar CO2 que punha dia sim dia não uma pastilha da SERA dentro do reactor proprio. Logo ou amanha vou tentar colocar os testes dos nitratos e ph.... desde que mudei o aquario de casa que não verifiquei parametro nenhum.
lmbnb Publicado: Fevereiro 22, 2008 Publicado: Fevereiro 22, 2008 Boas, Pode ser coincidência, e podem rir (o gajo é maluco ) mas o que posso constatar é sempre que há uma trovoada mais forte alguns dos meus escalares sofrem alterações, às vezes fatais. Já por várias vezes tive baixas, esta semana foi apenas um. Abraços Luis
Eu_Pedra Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 Já tive problemas anteriormente num plantado por causa da fertilização das plantas. Nessa altuta também me morreram apenas Escalares e neons, e 1 beta macho ficou com problemas e nunca mais recuperou. Quando parei com a fertilização das plantas por liquidos nunca mais tive mortes. Coloco apenas pastilhas no areão. Claro que fiz uma grande mudança de água, mas o meu aquário tem menos Litros. mas também tenho 1 aquário de 450 Litros e já tive de fazer uma mudanças 50 % mais de 1 vez e não tive problemas É melhor colocar água Nova ( com mangueira directamente da tormeira com um adaptador próprio para encaixe com água morna e anti Cloro) Funciona 5***** mesmo Com Discus , é melhor do que ter água com má qualidade. Há que estar preparado para estas coisas qd se tem aquários grandes
josé mendonça Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 Tiago, os peixe paraíso, macropodus opercularis, não têm boa reputação!... até pode não se essa a causa das mortes, mas aconselho-te a estares atento... 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
koyodu Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 Tiago, os peixe paraíso, macropodus opercularis, não têm boa reputação!... até pode não se essa a causa das mortes, mas aconselho-te a estares atento... Era exactamente o que eu me estava a preparar para responder, acho por bem que testes a água e verifiques se está tudo dentro dos parametros normais, mas tens que ter em conta igualmente, que os peixes paraiso sao bastante territoriais e agressivos para com os mais pequenos, que por coincidencia acabam por ser os teus escalares e neons, se os teus paraisos forem adultos acho que deves considerar essa hipotese CumprimentosRui Alves
Abel Brás Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 Era exactamente o que eu me estava a preparar para responder, acho por bem que testes a água e verifiques se está tudo dentro dos parametros normais, mas tens que ter em conta igualmente, que os peixes paraiso sao bastante territoriais e agressivos para com os mais pequenos, que por coincidencia acabam por ser os teus escalares e neons, se os teus paraisos forem adultos acho que deves considerar essa hipotese Eu não concordo nada Acho os escalares bem faceis de manter , e sem grande manutenção, faço TPA´s de 20% de10 em 10 dias num aqua de 240 litros e tenho 10 Escalares quase adultos com saude de ferro. O segredo , para mim esta numa boa ciclagem inicial . O meu aquario é plantado e nunca tive problemas com a fertilização vs peixes. podem ver o meu aquario e respectiva evolução no link em baixo O meu aqua 260 Deixem os vossos comentários e sugestões! Desovas de Escalares e actualizações !!!
Tiaago Publicado: Fevereiro 28, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2008 Obrigado a todos pelas ajudas. Não me parece que sejam os paraiso, os 2 pequenos não são suficientemente grandes para se meterem com os outros habitantes e o adulto que tenho é muito pacifico. já la tive mtos peixes e ele nunca causou problemas. O aquario tem estado mais estavel, pelo menos nos ultimos 3 dias não tive baixas, pelo menos entre os escalares. De 12 passei a ter 6... =( isto se não houver mais baixas. Tenho feito mudanças de agua de +/- 10 % diarias (agua com aquasafe e 24h de repouso), mas vou alargar o prazo porque ontem fiz teste de NO3 (nitratos) e a agua manteve-se clara, tal como a agua da torneira. pela escala o NO3 está a '0' ou muito proximo disso. Que outro teste deverei fazer para verificar se há alguma coisa na agua (lixos...) ? o PH, se bem que não é mto preciso, encontra-se entre 6 e 7 ... eu não consigo diferenciar na escala... talvez até vá aos 7,5... não tenho a certeza mas fiquei com noção de ser +/- 6.5... Os escalares "aguentam que ph's"? Que outro residuo para alem de nitratos pode afectar os peixes? Poderá ter sido de ter colocado muitas plantas que durante a noite consomem muito oxigenio e ter o aquario completamente tapado o tempo todo? tera sido falta de oxigenio? já coloquei uma pequena bomba de ar para cobrir todos os possiveis problemas. Uns dias antes de começar este problema andava a encher o aquario ( faltavam uns 150 litros) com cerca de 20/30 litros por dia. Como tinha um garrafao apenas, enchia-o, colocava aquasafe (anticloro), e ia directamente para o aquario... Eu sei que os neons são sensiveis a cloro, e os escalares, são muito sensiveis? Desculpem lá tanta pergunta, mas estou a ficar um tanto desesperado.... :S Obrigado desde já pelas ajudas, Abraço Tiago
Recommended Posts