Fernando Gonçalves Publicado Junho 4, 2004 Publicado Junho 4, 2004 Boa Noite, Gostaria que me tentacem ajudar se possivel por favor. tenho um aquario de recife com 360 lts de agua feita com sal arteficial e agua da torneira. 45kg de rocha viva + 12 rocha morta iluminação 2 hqi 150w 2 aticnicas bomba de reposição heiem 2400 L/H que faz circulação. sump com 60 lts. escumador Azoo com bomba heim 1200 L/H Estou a montar as tubagens para colocar uma bomba heiem 2400 l/h ou 3400 L/H dentro do tanque principal com 5 saidas, acham que terei algum problema de sucção de peixes? o aquario tem um mês e a iluminação uma semana, acesa e agora apareceram-me as famosas algas castanhas (cinobacterias penso eu) na areia e nas rochas, será que estou a fazer bem o ciclo? as lampadas têm que estar acesas ou apagadas? quanto tempo? os parametros parecem-me bem. nitritos-0 nitratos-0 fosfatos-0 Ph-8,5 Kh-7 calcio-460 dencidade-1024 obrigado pelas respostas. Fiquem bem
A l e x a n d r e Publicado: Junho 5, 2004 Publicado: Junho 5, 2004 com 360 lts de agua feita com sal arteficial e agua da torneiraAssim que puderes compra uma osmose inversa. Estou a montar as tubagens para colocar uma bomba heiem 2400 l/h ou 3400 L/H dentro do tanque principal com 5 saidas, acham que terei algum problema de sucção de peixes? Vais colocar a bomba mesmo dentro do aquário? Não te aconselho. Vai roubar-te muito espaço e é muito provável que não a limpes com a mesma frequencia que limparias se estivesse cá fora em "closed loop". Para movimentares a água as maxijets 1200 são mais indicadas ou melhor ainda uma Tunze stream. o aquario tem um mês e a iluminação uma semana, acesa e agora apareceram-me as famosas algas castanhas (cinobacterias penso eu) na areia e nas rochas, será que estou a fazer bem o ciclo? as lampadas têm que estar acesas ou apagadas? quanto tempo? Sim, o ciclo é mesmo assim. Em relação às lâmpadas eu defendo que devem estar acesas nesta altura. Podes ter a sorte de na rocha via ter vindo algum animal que necessite de luz. Não te esqueças de introduzir cálcio regularmente e repôr diariamente a água doce que se evapora, de preferência com água desmineralizada e hidróxido de cálcio. O objectivo é manter todos os parametros o mais estáveis possível. Deste modo a "ciclagem" do aquário demora menos tempo e as algas problemáticas desaparecem mais facimente, desde que se limite ao máximo a introdução de nutrientes e se promova a sua remoção indirectamente através dos detritos e através do escumador. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Fernando Gonçalves Publicado: Junho 6, 2004 Autor Publicado: Junho 6, 2004 a ideia é colocar a bomba dentro do aquario preincipal. não gosto de ver os fios e as bombas coladas nos vidros. entretanto já fiz as tubagens e revestias com poliuretano e coloquei tudo a funcionar, com a bomba heiem 2400L/H, e parece ter bastante circulação. acho que vai ficar assim com a bomba la dentro, só tenho duvidas se não me vai sugar os peixes, quanto a limpeza, a bomba esta num sitio que facilmente meto a mão na grade e retiro qualquer sujidade que ali fique depositada. Só o futuro o dirá se sera mesmo assim. Fiquem bem
Hugo RSF Publicado: Junho 6, 2004 Publicado: Junho 6, 2004 Vais colocar a bomba mesmo dentro do aquário? Não te aconselho. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Nonnu Publicado: Junho 8, 2004 Publicado: Junho 8, 2004 Olha em relação ás algas castanhas, bem isso é mesmo assim no principio, mas...... a osmose inversa teria resolvido isso de inicio de certeza, eu tambem nao usava osmose ate a pouco tempo, agora ja uso, embora nao tenha, mas compro agua de osmose numa loja. Aconçelho-te a fazer a mesma coisa..! Em relação á luz, bem eu não sou nenhum expert, mas eu ao contrario do que aqui ja foi dito, não teria as luzes ligadas durante muitas horas por dia, talvez umas 5 ou 6 só ate essas algas acalmarem, pois se reparares de manha tens menos algas do que ao fim do dia, isso deve-se a que , com o alimento que o teu aquario tem para elas e a boa iluminação, elas estão contentissimas e então vai de crescerem muitoooo, com menos luz (atenção que não é nenhuma luz, é menos horas de luz) evitarias algum do crescimento, pelo menos eu sempre fiz assim... outra coisa, não coloques essa bomba ""gigante "" no tanque principal, não é so peixes que podem ser aspirados, é camaroes, caranguejos, minhoscas do areao, corais etc etc etc, coloca power heads que é melhor... mas tu é que sabes...
SD Publicado: Junho 8, 2004 Publicado: Junho 8, 2004 Viva, Fernando, quase já tudo foi dito relativamente ao ciclo que se resume a deixa estar tudo como está e espera pelo menos um a dois meses. Quanto à bomba dentro do aquario eu sou um pouco mais drástico não a coloques dentro do aqua! Não faças isso! Só vais ter grandes dores de cabeça no futuro! Acredita que é verdade. Não coloques mesmo! Sérgio Dantas Abraços
Fernando Gonçalves Publicado: Junho 8, 2004 Autor Publicado: Junho 8, 2004 Boas... obrigado a todos pelo esclaricimento, em relação as algas já estou a ver preços das osmoses para tentar resolver este problema. e em relação á bomba não se fala mais, já a vou tirar e colocar power heads. Fiquem bem
Recommended Posts