Recommended Posts

Publicado

Viva,

gostava de saber se alguém já se deparou com uma situação idêntica á que passo a relatar e se sabe o motivo da mesma;

tinha um casal de kribensis num aqua de 30l juntos com uma criação de +/- 20 alevins com 15 dias. Quem costumava andar mais perto dos alevins era a fémea, que ia dando uns empurrões no macho para ele se afastar dos alevins (nada de violento). Hoje quando olhei para o aqua reparei que já só existem 8 alevins, a fémea está escondida num canto com as barbatanas roídas, o macho dá-lhe valentes mordidelas e agora é ele que anda de volta dos alevins. O que terá acontecido de repente? Terá algum dos pais comido os alevins (desapareceram cerca de 12 de ontem para hoje). O comportamento protector que eu via na fémea, agora vejo no macho. Será que a fémea se passou, comeu os alevins, e o macho não gostou e afastou-a da prole?

Aguardo ansiosamente comentários, pois estou a pensar retirar um dos pais do aqua e não sei qual.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Publicado:

Olá,

Ipahh tenho um clone! :o

Esse comportamento é normal e, por acaso, quase todos os casais de kribensis que tive faziam isso nas primeiras posturas. Ou porque o macho não gostava do local onde a femea tinha desovado, ou a fêmea não gostava do local onde o macho levava os filhos, ou a fêmea resolvia embirrar com o macho e comia meia duzia de filhos, enfim, eram muitos os motivos para o casal romper. Concerteza nas próximas ninhadas vão aprender a respeitar-se, sendo que nos ciclideos é normal que as primeiras desovas sejam uma espécie de teste. O mais provável foi a fêmea ter-se assustado e comido alguns alevins e, vendo isto, o macho atacou-a...

O que podes fazer é separar a fêmea para outro aquário e esperar que o macho tome conta dos filhos. Se não resultar, da próxima vais ver que cuidam dos filhos em conjunto.

Um truque que se usa muitas vezes é colocar peixes rápidos e de superficie (apenas em aquários a partir de 50-60 litros), como dânios-zebra, de modo a que o casal vá aprendendo a defender os filhos e o território em conjunto ou alternadamente.

Boa sorte!

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Olá!

Cada caso é um caso. Eu pessoalmente nunca verifiquei um comportamento desses nos meus kribs, mesmo na primeira postura dos casais jovens. Mas se a fêmea está em "mau estado" se calhar é melhor colocá-la noutro aquário até recuperar. Se quiseres podes também aspirar os alevins para um aquário de criação não vá o macho ficar também agressivo para com eles e comê-los...

Actualmente tenho um casal que já nasceu no meu aquário (100x30x40) há cerca de um ano (há um mês ficaram sózinhos no aquário já que os irmãos foram mudados). Há cerca de duas semanas efectuei uma limpeza profunda no aquário com mudança de 50% de água, agitação do areão e recolocação de algumas pedras e reparei que eles ficaram bastante stressados (especialmente a fêmea) aparentemente há procura de ovos ou alevins. Penso que este comportamento foi desencadeado pelo facto de ter mudado a pedra debaixo da qual tinham escavado uma toca.

Qual foi o meu espanto quando passados alguns dias verifiquei que o macho estava bastante agressivo e encontrei alguns alevins junto à femea! Mesmo com as remodelações parece que ela conseguiu recuperar alguns ovos ou alevins e agora tenho seis pequenotes (no início eram sete a dez) já com cerca de 0,5 cm a passear pelo aquário! Esta foi a primeira postura deles...

Em relação ao comportamento actual, eles alternam a guarda dos alevins, com o macho a guardar o território (que é o fundo todo do aquário :o ) e portanto bastante mais agressivo para com os outros peixes (escalares, néons, tetras limão e plecos) do que a fêmea (não a vejo a incomodar os outros peixes). O que eles gostam é de escavar! Parecem autênticos mineiros! Para uns peixitos com aquele tamanho (macho 6 cm e fêmea com 4 cm) o aquário parece um estaleiro de obras... :wink:

Também é curioso observar os pais a transportar os pequenotes quando eles se afastam demasiado. No outro dia vi dois que se tinham afastado e quando o pai se aproximou para os levar para outro lado começaram a "bicá-lo" a semelhança do que fazem nas suas excursões pelo aquário em busca de comida (parecem uma brigada de pequenos limpadores). O pai então engoliu-os e só os largou junto ao fundo. Houve outra vez em que a fêmea parece que "limpou" um pois apenas lhe engoliu metade do corpo largando-o de seguida.

Para terminar este aquário está com pH entre 6,0 e 6,5 e a temperatura entre 25º-26º (temperatura ambiente, tenho o termostato desligado) e os pequenotes comem o que apanham ou seja os restos dos flocos (mea culpa pois estou preguiçoso para lhes dar artemia... :))

Pedro

Publicado:

Boas pessoal,

Já faço criação destes bichinhos à perto de 5 anos e cada vez mais me surpreendem.

O comportamento que referes é bastante observado por outros criadores, não só de kribs, mas também em algumas outras espécies.

O que se passa é que tens um aquário muito pequeno e a fêmea faz uma coisa que no seu habitat natural não o faz já que neste a espaço suficiente para todos os elevins.

Ela selecciona os melhores do seu prol e principalmente machos para não haver hipótese de superpopulação do espaço.

Ou seja se deixares os elevins todos com a fêmea esta acabara por deixar apenas machos para que não aja mais nenhuma desova.

Este comportamento foi observado por mim também e apenas conseguia ½ dúzia de elvins de cada desova, optei 1º por colocar os casais num aquário de 1metro e em 2º aspirar os elvins após eclodirem para um aquário a parte.

Depois destas alterações comecei a ter criações regulares de 50 a 80 elvins.

Atenção nunca retirar todos os elvins pois isso pode resultar na morte de um dos progenitores pois vão culpar-se um ao outro pelo desaparecimento dos pequeninos. :)

Espero ter dado alguma ajuda.

Abraço

FLECHANEGRA

Publicado:

Viva,

obrigado a todos por esclarecerem as minhas dúvidas. pelos vistos este comportamento não é assim tão estranho.

Eu separei a fémea para outro aqua mas não resistiu e acabou por morrer. Agora tenho o macho e uns 7 ou 8 alevins.

Vou ver se arranjo outra fémea e ter mais alguns cuidados numa próxima postura.

Um abraço.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Publicado:

Olá!

Se quiseres posso dar-te uma fêmea :cry: ... diz qq coisa...

Um abraço,

Pedro