ph bue elevado


Recommended Posts

boas pexoal...

o ph do meu aqua anda semp á volta dos 8 ou até mais acima e por ixo n consigo reproduzir os escalares e os anabantideos k tnh.. ;)

kual é a melhor maneira de o baixar? vinagre????? agua da fonte???? :crazyeyes:

 

agradecia k me ajudaxem...

 

cumpts..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Bemisso ta mesmo mau... Admira-m que os escalares ainda não tenham morrido...

 

Coloca o setup do aquário. Não tens rochas calcárias?

 

Para acabar com isso podes usar turfa no filtro ou lã de vidro, e é claro tambem produtos. Mas é sempre preferivel deixar estes para o fim, caso precises experimenta o sra ph minus...

 

O aquário está montado à quanto tempo?

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb tenho o ph a 8 (é o q sai da tornira) e tenho os peixes lá bem saudaveis e contentes...

n tenho nenhum esclar no aqua...

mas casais ainda so tenho um casal de plattys... e esses é mato ... estao la desde o final de dezembro, e esta semana ja foia segunda vez q tive peixinhos.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

thn o aqua montado á mais de 6 meses...o aqua tem 200l n é facil fazer alteraçoes nakilo.. eu tnh 3 filtros internos... e tnh troncos e tnh montes de pedra por causa dos esconderijos pos labeos e pos ciclidoes africanos... eu tnha posto extractos de turfa da sera mesmo na agua mas akilo ñ baixa nem por nada e agora tnh feito tpa's d 2 em 2 dias com agua da fonte k tem ph 7.2 k é mt fixe mas akilo ñ baixa.. e ja agora... é um semi plantado... prk as plantas é k ñ se conseguem adaptar msm a este ph... :P me please..

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Que tipo de pedras são? Não foi dito de são calcárias ou não. O areão no fundo: é areia da praia? Há conchas?

Se não for nada disto então é porque o KH (dureza carbonatada) da água é tão alta que está a fazer um efeito tampão no ph impedindo-o de se alterar para cima ou para baixo. A solução será arranjar um produto para baixar o pH/Kh. O pH minus da JBL baixa ambos os valores em 24 a 48 horas conforme a dosagem e a "baixa" pretendida.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb tenho o ph a 8 (é o q sai da tornira) e tenho os peixes lá bem saudaveis e contentes...

n tenho nenhum esclar no aqua...

mas casais ainda so tenho um casal de plattys... e esses é mato ... estao la desde o final de dezembro, e esta semana ja foia segunda vez q tive peixinhos.

Isso é porque os platys são peixes de águas alcalinas... Os escalares preferem águas ligeiramente ácidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O pH minus de que falei à pouco também baixa o KH. Ambos os valores costumam estar interligados. Na própria embalagem de pH minus da JBL aparece a referência a pH/Kh minus.

Penso que com a aplicação deste produto o problema se resolverá.

Poderá haver outras marcas que proporcionem o mesmo efeito. Menciono esta porque estou habituado a ela e sei de várias fontes, e por experiência própria ser fidedigna.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

thn o aqua montado á mais de 6 meses...o aqua tem 200l n é facil fazer alteraçoes nakilo.. eu tnh 3 filtros internos... e tnh troncos e tnh montes de pedra por causa dos esconderijos pos labeos e pos ciclidoes africanos... eu tnha posto extractos de turfa da sera mesmo na agua mas akilo ñ baixa nem por nada e agora tnh feito tpa's d 2 em 2 dias com agua da fonte k tem ph 7.2 k é mt fixe mas akilo ñ baixa.. e ja agora... é um semi plantado... prk as plantas é k ñ se conseguem adaptar msm a este ph... me please...

 

Tens ciclideos africanos misturados com escalares!???? E labeos tambem?? Isso é um grande misturada de de peixes. Os ciclideos africanos gostam de ph alcalino e os escalares de ácido, nunca vais conseguir manter ambas as espécies confortáveis... O melhor é decidires com quais peixes queres ficar e acertares o p.h. com base neles. As rochas que usas são calcárias (cinzentas)? Tens conchas ou areão calcário?

 

Abx

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya tnh tudo misturado... e tinha viviparos mas meti-os no aqua de 60l k fiz pa minha mulher.. yap as rochas são calcarias... e já agora.. o k é o efeito tampão??? tnh 24 escalares.. um labeo bicolor.. um labeo frenatus.. um tubarão negro.. um tubarão martelo.. 2 plecostumus.. 3 coridoras.. uma khuly.. uma enguia espinhosa.. 4 pseudotropheus.. 2 tricoghasters.. 5 colisas.. 8 viuvas.. um gourami beijador.. um barbo tigre verde.. axo k é só... no fundo tnh uma cada de substrato.. uma camada de areão preto por cima e dpois tnha uma camada de areia branca peneirada... e thna uma pedra difusora de 40 cm.. n sei se faz diferença.. max axo k o oxigenio alcaliniza a agua...

 

ajudem-m pexoal... cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o efeito tampao e a cpacidade que a agua tem de manter o ph, independentemente

de adicionar pordutos acidos ou basicos.

Eu tambem tive esse problema ao inicio e tb nao sabia do termo, e por mais produto que eu pusesse

para baixar nunca baixava,e disseram-me que e normal,é bom sinal.

Mas com o tempo e provavel que vá baixando.

experimenta ir adicionando produto para baixar , se nao baixar é por que é isso do efeito tampao.

 

 

 

 

ya tnh tudo misturado... e tinha viviparos mas meti-os no aqua de 60l k fiz pa minha mulher.. yap as rochas são calcarias... e já agora.. o k é o efeito tampão??? tnh 24 escalares.. um labeo bicolor.. um labeo frenatus.. um tubarão negro.. um tubarão martelo.. 2 plecostumus.. 3 coridoras.. uma khuly.. uma enguia espinhosa.. 4 pseudotropheus.. 2 tricoghasters.. 5 colisas.. 8 viuvas.. um gourami beijador.. um barbo tigre verde.. axo k é só... no fundo tnh uma cada de substrato.. uma camada de areão preto por cima e dpois tnha uma camada de areia branca peneirada... e thna uma pedra difusora de 40 cm.. n sei se faz diferença.. max axo k o oxigenio alcaliniza a agua...

 

ajudem-m pexoal... cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya tnh tudo misturado... e tinha viviparos mas meti-os no aqua de 60l k fiz pa minha mulher.. yap as rochas são calcarias... e já agora.. o k é o efeito tampão??? tnh 24 escalares.. um labeo bicolor.. um labeo frenatus.. um tubarão negro.. um tubarão martelo.. 2 plecostumus.. 3 coridoras.. uma khuly.. uma enguia espinhosa.. 4 pseudotropheus.. 2 tricoghasters.. 5 colisas.. 8 viuvas.. um gourami beijador.. um barbo tigre verde.. axo k é só... no fundo tnh uma cada de substrato.. uma camada de areão preto por cima e dpois tnha uma camada de areia branca peneirada... e thna uma pedra difusora de 40 cm.. n sei se faz diferença.. max axo k o oxigenio alcaliniza a agua...

 

ajudem-m pexoal... cumpts

 

 

Está aqui a causa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya tnh tudo misturado... e tinha viviparos mas meti-os no aqua de 60l k fiz pa minha mulher.. yap as rochas são calcarias... e já agora.. o k é o efeito tampão??? tnh 24 escalares.. um labeo bicolor.. um labeo frenatus.. um tubarão negro.. um tubarão martelo.. 2 plecostumus.. 3 coridoras.. uma khuly.. uma enguia espinhosa.. 4 pseudotropheus.. 2 tricoghasters.. 5 colisas.. 8 viuvas.. um gourami beijador.. um barbo tigre verde.. axo k é só... no fundo tnh uma cada de substrato.. uma camada de areão preto por cima e dpois tnha uma camada de areia branca peneirada... e thna uma pedra difusora de 40 cm.. n sei se faz diferença.. max axo k o oxigenio alcaliniza a agua...

 

ajudem-m pexoal... cumpts

 

Como ja te disse o membro João Lopes, ai está o problema...

 

1º tens misturas de espécies totalmente incompativeies, como por exemplo ciclideos americanos com africanos, são totalmente de habitats diferentes e gostam de água totalmente diferentes.

2º Tens MUITOS peixes a mais mesmo para 200l, esses 24 escalares são todos adultos ou ainda bébes, e estão com que tamanho?

3º Tens de reorganizar essa fauna, e olha que vais ter de dar alguns peixes ou arranjar outro aquário para eles... Ou ficas com os ciclideos africanos, ou com os americanos (escalares)...

4º 24 Escalares são muitos mesmo sendo pequenos porque vão crescer, alguns vão ter de sair...

5º Não sei se é oa ideia manter escalares com tricogasters e colisas, mas podes tentar, mas mesmo assim tens de diminuir os escalares. Tambem não sei, mas não acho boa ideia manter tubaroes com ciclideos...

 

Tens mesmo de rever isso tudo e reorganizar o aquário, ou então vais ter problemas mais graves do que pH... Se as rochas são calcárias, então são elas que estão a causar o pH alto, visto que ja as tens podes optar por ciclideos africanos, mas tu é que sabes, se forem muitas vais ter de tirar algumas para ficar com os tricogasters e escalares...

 

 

Eu sei que é chato o que te estou a dizer e espero que não interpretes como uma reprimenda, são apenas conselhos... Eu sei que vai ser dificil dar alguns peixes, mas tens de o fazer pelo menos os escalares, ou então monta outro aquário para eles se puderes... É possivel manter um aquário com peixes a mais do que ele aguenta, embora exiga trabalho e é sempre preferivel não o fazer, mas o teu tem mesmo muitos peixes a mais...

Tenta colocar alguns peixes no aquário onde colocaste os viviparos, so tem la viviparos ou mais alguma coisa? Podes dizer quais são os peixes/viviparos?

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda me pergunto é como tens tantos escalares ainda... Esse pH está completamente ao contrario do recomendado para um ciclideo americano! Se fores alterar o pH, altera-o de forma lenta, senão poderás perder muitos peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya tnh tudo misturado... e tinha viviparos mas meti-os no aqua de 60l k fiz pa minha mulher.. yap as rochas são calcarias... e já agora.. o k é o efeito tampão??? tnh 24 escalares.. um labeo bicolor.. um labeo frenatus.. um tubarão negro.. um tubarão martelo.. 2 plecostumus.. 3 coridoras.. uma khuly.. uma enguia espinhosa.. 4 pseudotropheus.. 2 tricoghasters.. 5 colisas.. 8 viuvas.. um gourami beijador.. um barbo tigre verde.. axo k é só... no fundo tnh uma cada de substrato.. uma camada de areão preto por cima e dpois tnha uma camada de areia branca peneirada... e thna uma pedra difusora de 40 cm.. n sei se faz diferença.. max axo k o oxigenio alcaliniza a agua...

don

 

acredito que consigas meter esses peixes todos dentro do mesmo aquário, mas custa-me a crer que alguns deles durem muito mais tempo...

tu tens aí uma bomba relógio pronta a explodir a qualquer momento!... para alem do excesso da fauna (o aqua só tem 200L), tu tens aí peixes com necessidades e comportamentos antagónicos, que mais tarde ou mais cedo irão revelar-se catastróficos... neste momento a qualidade da água favorece os ciclideos africanos, mas se inverteres a tendencia do ph de modo a favorecer os peixes de águas ácidas, como pensas tu conseguir reprodução de qualquer espécie, no meio dessa futura batalha campal?

revê a tua fauna, com urgência...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa... temos aqui um caso grave.

 

Tá tudo mal.

 

Eu aconselhava-te a arranjares quem te fique com os peixes, e depois de leres umas coisas, ponderas em montar algo em condições.

 

Dizes não conseguir reproduzir escalares por causa do pH... Talvez tenhas razão, porque se o pH fosse 6,5 morriam os ciclideos africanos e aumentavas as hipóteses de ter escalares.

 

Pedras calcarias e pH baixo... A única hipótese é tirares os peixes e ocupares o espaço que eles ocupavam com troncos... mesmo assim não sei se chega.

 

Ainda agora tive num tópico em que se discutia a regra de 1cm de peixe por cada litro de água... Se nesse caso disse que era uma regra estapafúrdia, aqui nem sei o que te diga.

 

Digamos que metade dos teus erros eram aceitáveis antes de te responderem a este tópico. Está nas tuas mãos leres umas coisitas e teres bom senso.

 

(...)neste momento a qualidade da água favorece os ciclideos africanos(...)

 

Neste momento não se favorece nada... Filtros internos são complementos aos filtros externos, ou para aquários de pequenas dimensões. Só os dois plecos debitam matéria orgânica suficiente para exigir aspirações diárias do areão.

 

Não querendo arriscar neste pedido, se puseres umas fotos talvez recebas mais conselhos.

 

abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 dos escalares são adultos.. os outros 22 são bebes... mt pekenos msm.. eu neste momento ñ tenho problemas dentro aqua e toda a fauna k tenho xe da bem uns com os outros... efectivamente os unicos k ñ se vão conseguir adptar bem ao h mais baixo serão msm os ciclideos africanos.. xo k eu ñ tnh onde os por nem a kem os dar!!!!!!

 

relativamente ao excesso de funa ixo ñ acontece porke eu tenho bastante espaxo livre la dentro.. e relativamente aos 24 escalares tou só á espera k crem casais para depois poder dar alguns mas ainda nem seker da pa ver os k xão machos e femeas...

 

reltivamente ás colisas e tricogasters e os tubaroes ñ existe kulker problema porke eles ñ disputam territorio nem seker disputam a alimentação e inclusivé a alimentaxão k lhes dou é de acordo com as varias necessidades de todas as especies k tenho dentro do aqua... agora o k tambem gostava de saber é como poxo reproduzir os anabantideos e os escalares.. visto k pelo k voces dizem vou ter mesmo de tirar de lá os ciclideos africanos...

 

eu pus aki estas kestoes porke penso k a melhor maneir de as resolver é com ajudar de outros aquaristas porke varias opinioes são melhores ke uma....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá don!

 

Antes de mais, peço-te que tentes escrever português corrente e não adoptes a maneira mais rápida da escrita SMS/MSN. Primeiro, porque está nas Regras do Fórum e segundo, porque se está nas Regras do Fórum é porque tem razão de ser, nomeadamente, facilidade na pesquisa, compreensão na informação que queres transmitir, etc.

 

Posto isto e voltando ao teu problema, todas as sugestões/indicações que te deram aqui de modo a criares um ambiente mais propício dentro do teu aquário me pareceram bastante válidas e oportunas, menos uma que falarei mais adiante. Tens, sem dúvida alguma, um aquário sobrepopulado, uma mistura imprópria de espécies ( quer pelas diferentes origens, quer pela agressividade de alguns) o que, mais tarde ou mais cedo, vai-te dar problemas e desgostos.

 

No entanto, e perdoa-me a franqueza, pelo teu último post, noto alguma leviandade na maneira como levaste os conselhos que te deram. Heis ao que me refiro:

 

2 dos escalares são adultos.. os outros 22 são bebes... mt pekenos msm.. eu neste momento ñ tenho problemas dentro aqua e toda a fauna k tenho xe da bem uns com os outros... efectivamente os unicos k ñ se vão conseguir adptar bem ao h mais baixo serão msm os ciclideos africanos.. xo k eu ñ tnh onde os por nem a kem os dar!!!!!!

 

Só os escalares, mesmo tendo apenas 2 adultos, precisam de muito espaço e à medida que vão crescendo vão ficando cada vez mais territoriais. Isto, se conseguirem crescer em condições num meio tão exageradamente cheio de peixes. Foi um erro colocares aí tantos escalares, mesmo sendo pequenos.

 

relativamente ao excesso de funa ixo ñ acontece porke eu tenho bastante espaxo livre la dentro.. e relativamente aos 24 escalares tou só á espera k crem casais para depois poder dar alguns mas ainda nem seker da pa ver os k xão machos e femeas...

 

Bom, não há uma ciência certa quanto ao espaço e à quantidade de fauna que se podem colocar dentro de um aquário. Há, sim, bom senso por parte do aquariofilista em proporcionar espaço abundante aos animais para que eles se possam desenvolver em harmonia uns com os outros, sem que haja invasão de territórios e consequentes stresses que levam ao aparecimento de doenças. Olhar para dentro do aquário e ver " espaço livre" não me parece, de longe, o bom senso a que me refiro. É que, espaço livre lá dentro haverá sempre a não ser, claro, que se encha o aquário de peixes e fiquem de tal maneira apertados e encostados uns aos outros que, quando se olha lá para dentro, não se vejam espaços livres. Não queiras ir por aí... Há, e não tenhas a menor dúvida disso, excesso de fauna nesse aquário!

 

reltivamente ás colisas e tricogasters e os tubaroes ñ existe kulker problema porke eles ñ disputam territorio nem seker disputam a alimentação e inclusivé a alimentaxão k lhes dou é de acordo com as varias necessidades de todas as especies k tenho dentro do aqua... agora o k tambem gostava de saber é como poxo reproduzir os anabantideos e os escalares.. visto k pelo k voces dizem vou ter mesmo de tirar de lá os ciclideos africanos...

 

Sinceramente, não sei o que dizer disto... Ainda nem sequer tens as condições minimamente aceitáveis dentro do aquário e já queres fazer reprodução? Lamento, mas é complicado, para dizer o mínimo. Para começar, tens aí o que chamas de tubarões que, a meu ver, são dos peixes mais nervosos e agressivos para com outras espécies que conheço, já para não falar do tamanho que atingem em adultos, e isto, sem querer aprofundar muito. Quanto a mim, seriam logo dos primeiros peixes a sair do aquário, sem pensar duas vezes! Quanto aos africanos e pelo teu tópico inicial, em termos de parâmetros, tens boas condições para mantê-los, tal como também já te sugeriram. Logo, para teres sucesso com peixes, ou fazes as coisas como deve ser e tiras todos os peixes que não deveriam ser mantidos nesses parâmetros ( tudo o que não é ciclídeo africano) ou então, tratas a água como deve ser através de uma unidade de osmose ou arranjas uma água com menos durezas. A adição de produtos que baixem o pH ( e é a isto que me refiro quando digo que não me parece oportuno transmitir isso a uma pessoa com pouca experiência) pode dar resultado apenas momentâneamente. É algo que exige constante controle sobre os parâmetros que se querem alterar e, se esse controle for mal feito, haverá oscilações bruscas de parâmetros dentro do aquário que não é nada bom para os peixes. Assim, a minha sugestão vai para: manter os africanos e oferecer/vender/devolver à loja ou a quem compraste os outros peixes. Preocupa-te primeiro em teres a fauna apropriada para esse aquário e, depois de resolveres esse ponto, é seguro focares a tua atenção nos parâmetros da água.

 

 

eu pus aki estas kestoes porke penso k a melhor maneir de as resolver é com ajudar de outros aquaristas porke varias opinioes são melhores ke uma....

 

Gosto desta tua frase mas parece-me que não estás a levar em conta a ajuda que te têm dado. Digo isto porque, neste teu último post, tens tentado justificar estes erros de principiante como se tivesse tudo bem e os peixes estivessem na melhor das condições. Está errado! Não o deves fazer! Se há pior coisa que se pode fazer no início do hobbie é enganares-te a ti próprio, dizendo que tudo está bem, que não há caso para alarme, que o que te aconselharam não se aplica ao teu aquário e que vais dar a volta por cima sem recorrer ao que te sugeriram. É com o aprender dos teus erros e com o conselho dos outros que vais ganhar experiência no futuro e o primeiro passo para isso aocntecer é dizeres a ti próprio " eles têm razão, realmente o aquário não tem as melhores condições para os peixes, vou tentar mudar isso da melhor forma". Por isso, continuares com essa atitude não te leva a lado nenhum.

 

Se fui directo ou brusco demais neste post, não foi para te desmotivar. Foi apenas para te abrir os olhos pois, pelo que tenho lindo neste tópico, continuas focado naquilo que menos importa neste momento e negligencias aquilo que nos chamou mais a atenção: o problema dos peixes. Muito sinceramente, se o caso não fosse tão grave, não perderia tanto tempo a escrever isto ( já há tantos casos semelhantes a este no fórum que cansa estar sempre a dizer a mesmo coisa), mas perdi porque achei que faltava adicionar alguns ponto de vista/comentários e porque espero que este post te faça olhar para os outros todos com mais calma de modo a fazeres as coisas com pés e cabeça.

 

 

Para terminar, volto a pedir-te para reveres a tua maneira de escrever no fórum e evites escrever como se de uma SMS ou MSN se tratasse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela explicação a todos e a ti andré..

 

basicamente o que mais me interessa ter no aquario são os escalares.. os anabantideos e os labeos... os escalares e os anabantideos porke os acho lindiximos.. e os labeos porque os tenho desde muito pequenos.. eu ja estou a tentar vender os ciclideos africanos ou da-los e paralelamente estou tambem a tentar construir um habitat mais "habitavel" para os restantes habitantes... tenho tado a usar quimicos lentamente e tambem a fazer tpa's com uma agua mais acida..

 

e outra kestão.. eu sei que os peixes que tenho são territorias mas vivem em comunidade porque foram habituados desde muito pequenos.. e é o facto de serem territorias que tambem me faz gostar deles...

 

cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que os peixes que tenho são territorias mas vivem em comunidade porque foram habituados desde muito pequenos..

não te deixes enganar por isso! como qualquer animal, quando o instinto 'lhes bater à porta', já não vais a tempo de remediar a situação!...

é o facto de serem territorias que tambem me faz gostar deles...

é perfeitamente compreensível e muito mais gente tem essa paixão... mas para isso é que são criados áquários específicos (e não comunitários onde, mais tarde ou mais cedo, irá certamemte haver grande sofrimento por parte dos outros habitantes incapazes de se defenderem em tão limitado espaço...)!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pexoal...

o ph do meu aqua anda semp á volta dos 8 ou até mais acima e por ixo n consigo reproduzir os escalares e os anabantideos k tnh.. :wacko:

kual é a melhor maneira de o baixar? vinagre????? agua da fonte???? cheers

 

agradecia k me ajudaxem...

 

cumpts..

oi o meu irmao tem um aqua e ele usa sera ph minus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.