AMeneses Publicado Fevereiro 20, 2008 Publicado Fevereiro 20, 2008 Boas a Todos. Tenho neste momento um camarão com o corpo, desde o fim da cabeça até à cauda, no interior a todo o comprimento esta branco opaco. Alguem sabe dizer o que se passa? Obrigado.
André Silvestre Publicado: Fevereiro 20, 2008 Publicado: Fevereiro 20, 2008 Viva Armando. Sim, é perfeitamente normal, não te preocupes. Quer dizer que os Blue ainda têm alguma variabilidade genética que permite, de vez em quando, manifestar outro tipo de características, nomeadamente a cor branca/opaca, na descedência. Pode ser bom, pode ser mau, depende do ponto de vista. Com os Blue Pearl, podes, em futuras descendências, isolar os brancos noutro aquário e criá-los separadamente de modo a estabilizares a cor branca e ficares com White Pearl. Agora, se deixares esses brancos na colónia de azuis e, posteriormente, esses mesmos brancos criarem com azuis, estás a perder a colónia de azuis aos poucos pois a descendência será praticamente toda branca, e por aí fora O contrário já não consegues ter ou seja, se tiveres White Pearl, não consegues ter Blue Pearl na descendência o que me leva a crer que a cor azul é recessiva e só se manifesta quando se juntam genes recessivos do macho e da fêmea que codificam para essa cor. A cor branca é também mais estável, portanto, dominante. A minha colónia de White Pearl está intacta, nunca tendo observado qualquer outra cor senão o branco. Já na colónia de Blue Pearl, acontece o mesmo que te aconteceu. Neste momento, estou a apurar os Blue Pearl através de criação selectiva de modo a estabilizar a cor azul e tentar aumentar a sua intensidade... Vamos ver no que dá. Abraço, André
Claudio Cabral Publicado: Fevereiro 24, 2008 Publicado: Fevereiro 24, 2008 Boas! no caso dos blue pearl não posso garantir (porque nao tenho nenhum), mas nos snowball de vez em quando acontece que têm um parasita que vai criando nodulos no interior do corpo do camarão ficando este totalmente branco... têm atenção, que se ele morrer disso convem ser retirado logo do aquario para não infectar os restantes atraves do canibalismo... outro sintoma para tu estares atento, será ele ir ficando cada vez mais lento ao longo do tempo, poderá demorar algumas semanas até ele ficar completamente paralizado... esperemos que o palpite do andre esteja certo.
Recommended Posts