aqua com pouca luz de origem


Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua ehiem scubaline 100 (100 x 45 * 40 - 180L)

No entanto, acho q este aqua tem o defeito de vir com um calha com 2 lampadas de 30W ... sendo que tentando seguir a regra de +/- 1W por L ... fica mto aquém.

 

A minha dúvida é, pode simplesmente levar lampadas mais fortes na mesma calha ? (se é q ha mais fortes dakela medida)

 

Até hoje n tive ainda muitas plantas, mas queria-me aventurar em plantas que necessitam de mais luz, complementando com CO2, de modo a dar uma cor mais verde ao meu aqua...

 

Sendo que as tampas do aqua encaixam na calha das lampadas, que hipotesses tenho para por mais luz no aqua?

 

 

[]

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essas medida existem lâmpadas com mais watts (T5 e PLL). Essa regra de 1 watt/litro serve apenas como guia e depende muito das plantas que queres manter. Provavelmente para plantas mais exigentes não precisarás de chegar ao 1 watt/litro.

 

 

Não sei dá para adaptar, esses têm tipo uma galeria, não é?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, n preciso de nenhum exagero de luz... para estes 160L ou pouco mais, eu diria q se clahar com 120W ja conseguia ter um plantado bem populado de plantas saudáveis (com a respectiva fertilização + CO2)

Não ?

 

 

Não sei o q queres dizer com galeria...

a calha xom as duas lampadas, desliza ao longo de todo o aquario, mas quando ele fica fechado, fica ao meio com uma tapa de cada lado !

 

Mas acho q no manual diz q n pode levar lampadas com mais de 30w !

As T5 regra regral, penso q sejam sempre mias pequenas, logo n darem aqui (estas T8 sao de 93 ou 95cm)

essas PLL n conheço... n sei o q sao ...

 

mas não estou entao limitado aos 30W max por lampada, como diz no manual do aqua ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me pode ilucidar acerca deste assunto ?

 

Consigo adaptar a minha calha para T5 ou PLL ? ou se kisesse outras lampadas diferentes das T8 teria q mudar completamente a calha ?

Ou não arranjo T8 para aqua de 100cm com mais de 30W ?

 

e reflectores ? vi uns reflectores q se prendiam à lampada ... será q por os reflectores para as plantas simula o mesmo q um pouco mais de potência de luz ?

As tampas do meu aqua sao brancas por dentro... tb posso por la umas chapas de metal (a preencher todo o interior da tampa) a fazer de reflectores... será q vale a pena ? ou nem o devo sequer fazer ?

 

 

acho q este aqua da foto n é da mesma marca do meu... mas o esquema é igual.

 

Amazon_Top.jpg

 

tem a calha com duas lamapdas T8 q podem deslizar desde a frente do aqua até á parte de tras, qd está fechado, fica ao centro e tem 2 tampas para cobrir totalmente aprte de cima... e depois de fechado, fica tudo ao mesmo nivel.

 

 

 

pleeease... :)

[]

Editado por frelip

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião tem luz suficiente! Tens cerca de 0.41w/l porque as tuas lampadas são entre 30w a 38w. O ideal é entre 0.5 e 1 W/L. No meu aqua tenho 0.31 W/L e plantas que necessitam de baixa media luz dão-se lindamente. Na minha opinião planta a vontade. Não te esqueças de um bom substrato. abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! olha para os watts que tens eu acho que mais uma dessas de 30watts era suficiente! visto que tens reflector o que dá mais alguma reflexão de luz! depois segundo o que eu axo não existem luzes t8 do mesmo tamanho em centimetros mas com watts diferentes! a potencia aumenta com o tamanho da lampada! mas eu também não tenho certeza disto! espero ter ajudado abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o meu aqua é identico ( é de 80) e o que eu fiz foi:

- coloque 2 travessas em aluminio transversais, presas ás partes laterais da tampa.

-A calha de luz inicialmente vinha suspensa na parte central da tampa (certo?), tirei-a e passou a ficar pusada nas 2 travessas, corria atrás e comprei outra para por na parte da frente (ficam as duas mesmo á medida).

 

As tampas assim continuam a dar, e depois de colocadas nem se nota.

 

cumps

 

PS: a ver pela foto parece-me que a calha é identica á minha

Editado por andorina
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sergito:

eu tenho tido assim para plantas pouco exigentes, e n tenho tido grandes problemas...

agora queria era fazer mesmo um plantado, e passar a ter plantas bemm ais exigentes em luz... axas q 0,41W/L chegam mesmo ??...

 

ruiseta:

visto q tenho reflector ? onde ? as tampas por dentro são brancas... é isso q tu chamas de reflector ?

e como é q eu lá adiciono mais uma lampada de 30w ?

Essa teoria das T8 é o q eu tenho vindo a verificar... de um determinada medida, só há uma potencia... masi potentes, só maiores.

 

 

andorina:

é de 80 que? cm?

 

não percebi bem esse exemplo das travessas em aluminio transversais, podes explicar melhor ?

a minha calha de luz, se eu tirar as tampas, pode deslizar por toda a extensão do aquario, e qd está na posição central as tampas encaixam na calha de luz, patra fechar o aqua.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aqua por cima, é igual a este:

 

93905.jpg

 

 

 

não é desta marca, mas é tal e qual como este:

 

04700_67700.jpg

Editado por frelip

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que fossem reflectores! pá normalmente as calhas de origem são dificieis de colucar mais luz, a não ser que sejas um enginhocas.. mas se queres por mais luz pk não pensas em comprar uma calha! eu comprei uma e é bastante funcional! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim o meu aqua é 80 cm.

Tambem é como o que mostras na imagem.

No meu consegui separar a calha de iluminação da peça da tampa que fica á vista (a parte central da tampa) ou seja fiquei com a tampa composta por 3 peças e a calha de iluminação separada.

 

Depois coloquei 2 travessas em aluminio presas ao bordo da tampa (pelo lado de dentro), é em cima dessas travessas que agora ficam as calhas.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.