Recommended Posts

Publicado

Muito bom dia pessoal.

Estou a escrever aqui para tentar perceber o que se passou com um otocinclu meu. Ele estava no aqua a mais de um mês, sempre se alimentou muito bem, estava sempre a limpar tudo e dava-lhe também para comer ervilhas e de vez em quando pepino.

Ontem por volta das 6h mal entro no local onde tenho o aquário, vejo-o a nadar muito rápido e a ir contra o fundo e a tentar furar, fui logo a correr tentar perceber que se passava, ele parecia morto. Tirei logo a tampa e meti a mão para o tentar retirar de entre o cascalho, comecei a tocar-lhe e reparo que está a respirar, fica ali mais algum tempo depois começa de novo a nadar. Mas sempre com um respirar muito ofegante, comparativamente ao outro que tenho (igual).

Por volta das 8h pareceu-me melhor, mas continuava com respirar muito rápido, hj de manhã estava morto no no fundo do aquário :twisted:

Não sei se será stress, basicamente ele é que mandava no aquário, tenho um outro igual a ele, que ficou sem coloração/escamas pois ele afugentava-o, o Cae que tenho nem dele se aproximava porque este o perseguía. De durante a tarde estava tudo bem, estava a limentar-se direito, até (como sempre) andava a roubar as ervilhas aos camarões. Tinha sempre a barriga arredondada, assim como os outros,não sei que se terá passado.

Há, vi o ph estava óptimo 6,5 a temperatura a 25/26. Mesmo com medo que fosse da agua, fiz uma troca de 16litros de água (aquario leva 40l)

Estive a ler o manual das doenças, mas não me parece nenhuma das referidas.

Espero que me possam ajudar

Dados:

fauna:

-1 CAE

-2 Otocinclus (não sei nome eram laranja, nunca encontrei nada sobre eles)

-5neons

-5 tetra rosa

Aquário de 60cm com aproximadamente 40litros.

Fotos:já se estava a decompor...

dsc04261ti0.jpg

dsc04263xf0.jpg

cumps

assinaturapd5.jpg
Publicado: (editado)

O que mostras na foto é um CAE. Três CAE em 40 litros não é boa ideia. Até poderá ter a ver indirectamente com a morte do bicho, visto a agressividade deles.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

Um CAE???

Mas não existem apenas dois tipos? O dito normal e o Gold, que é todo amarelo.

Este tinha rabo castanho e cabeça laranja. Nunca encontrei nada sobre ele, é um facto, quando postei cá no fórum disseram-me que era um otocinclus.

Mas de tarde estava tudo bem com ele e a noite não. Já estava no aquário á tanto tempo,nada mudou. Que se terá passado.

Se forem 3cae's não e mesmo nada bom. Até porque aquário e muito pequeno para eles

cumps

assinaturapd5.jpg
Publicado:

Se a morte fosse provocada por ter vários CAE's no aquário porque morreria o dominante?

assinaturapd5.jpg
Publicado:
Este tinha rabo castanho e cabeça laranja. Nunca encontrei nada sobre ele, é um facto, quando postei cá no fórum disseram-me que era um otocinclus.

cumps

Não me parece que um otocinclus tenha esta descrição.. Parece ser sim um CAE albino.

Publicado:
Não me parece que um otocinclus tenha esta descrição.. Parece ser sim um CAE albino.

tive a pesquisar e realmente vi uma imagem com as características dele. Obrigado

assinaturapd5.jpg
Publicado:

O facto de teres 3 no aqua é quase a causa, na minha opinião, são bastante agressivos uns com os outros!

Publicado:

Como tinha dito anteriormente o facto de teres três pode ter sido a causa. O stress poderá ter levado a alguma doença.

A doença específica não te sei dizer, como estavam esses parâmetros?

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
O facto de teres 3 no aqua é quase a causa, na minha opinião, são bastante agressivos uns com os outros!

No inicio havia bastante disputa entre eles, mas o que morreu era o dominante, ultimamente não havia disputas.

Mas se vocês o dizem eu acredito. Eu troquei um CAE normal por este que morreu, pensando que me estava a livrar de um, mas fui buscar outro.....

Quanto aos outros dois, se houver mais alguma disputa por território tiro-os do aquário.

É o melhor para eles.

obrigada

cumps

assinaturapd5.jpg
Publicado:

Quanto aos parâmetros apenas sei os referidos em cima, ph 6.5 e temp 25/26º

Como nunca tive nenhum problema nunca cheguei a comprar.

assinaturapd5.jpg
Publicado: (editado)
No inicio havia bastante disputa entre eles, mas o que morreu era o dominante, ultimamente não havia disputas.

Mas se vocês o dizem eu acredito. Eu troquei um CAE normal por este que morreu, pensando que me estava a livrar de um, mas fui buscar outro.....

Quanto aos outros dois, se houver mais alguma disputa por território tiro-os do aquário.

É o melhor para eles.

obrigada

cumps

Foi apenas uma suposição. Outra seria algum parâmetro do aquário que não estivesse nos conformes e para isso eram importantes os testes. Ervilhas devem ser dadas com precaução pois podem provocar alterações bruscas em alguns parâmetros (nitratos, p.e.).

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
Foi apenas uma suposição. Outra seria algum parâmetro do aquário que não estivesse nos conformes e para isso eram importantes os testes. Ervilhas devem ser dadas com precaução pois podem provocar alterações bruscas em alguns parâmetros (nitratos, p.e.).

Pois, vou ver se compro os testes.

Eu dou ervilhas descascadas e bem cozidas, visto que tenho cerca de 15camaroes dou-lhes cerca de 3 a 4 por dia. Elas desaparecem em poucas horas. Quando as meto lá eles vêm todos comer. Os cae's tb.

Eu preferia dar comida com o mínimo de químicos possíveis, mas acham melhor comprar comida tipo da sera ou assim?

cumps

assinaturapd5.jpg
Publicado:

Poderá estar aí outra possível causa, as ervilhas. Fazes tpa's com que regularidade?

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:
Poderá estar aí outra possível causa, as ervilhas. Fazes tpa's com que regularidade?

Semanalmente, TPA's de 35%

Então que lhes dou de comer?

assinaturapd5.jpg
Publicado:

Ou muito me engano ou tens aí as causas para a morte do bicho. Esses nitratos devem estar altos demais. Faz tpas até comprares o teste e evita as ervilhas até lá. Tens comprimidos próprios que podes comprar em qualquer loja de aquariofilia.

Usa mais os vegetais para variar a alimentação e não tanto como a alimentação principal. Uma estratégia passa por dar vegetais antes da tpa semanal.

One Fish Standing

Kurichiba

Publicado:

obrigada pelas dicas.

Mas dou-lhes pepino , cenoura e que mais? Na alface eles não pegam...

vou procurar comida para eles

cumps

assinaturapd5.jpg