ferreira Publicado Fevereiro 19, 2008 Publicado Fevereiro 19, 2008 (editado) Bom dia comunidade Será que alguém me pode ajudar com um problema que tenho num dos meus oscares juvenis? Um deles encontra-se com buracos no segmento inferior dos operculos (não na cabeça) e apresenta a respiração ofegante. Também tem dificuldade em comer.....não sei o que poderá ser porque foi desparasitado há um mês e os parametros da água também estão todos correctos.... alguém me pode ajudar neste caso? Obrigado Agora com fotos: http://fotos.sapo.pt/cVg28mRpnzuaRZSihVgm/ http://fotos.sapo.pt/R9rK8EroRPIRwyzFFlLR/ http://fotos.sapo.pt/yLy8J2qZK5wsrURZp3y7/ Editado Fevereiro 26, 2008 por ferreira
ferreira Publicado: Fevereiro 20, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2008 Obrigado por responderes Zé. Entretanto houve alterações...o peixe tem todo o corpo com pequeninas lesões tipo picadas de alfinete (não é ictio) incluindo nas barbatanas que estão furadas...... que achas que pode ser?? e já agora como achas que devo administrar o fluvermal? Mais ninguém quer opinar?? abraços
ze carlos Publicado: Fevereiro 20, 2008 Publicado: Fevereiro 20, 2008 boas então assim sendo esquece o fluvermal e para já trata com esha 2000 para que possas tratar externamente 1º
ferreira Publicado: Fevereiro 20, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2008 Zé desculpa a minha ignorância, mas esse produto compra-se em lojas de aquariofilia ou na farmácia? Já agora, como achas que devo fazer o tratamento? É mesmo estranho, o peixe parece que está todo picado, é como se fosse a doença do buraco na cabeça (lesões iguais) mas pelo corpo todo, até as barbatanas têm buraquinhos.....não come e tem respiração acelerada...... Alguém sabe o que o peixe tem? isto nunca me aconteceu..........
ze carlos Publicado: Fevereiro 20, 2008 Publicado: Fevereiro 20, 2008 boas isso compra se nas lojas de aquariofilia para fazeres o tratamento segue as instruções da bula
ferreira Publicado: Fevereiro 21, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2008 Ontem estive numa loja e disseram-me que seria um problema de bacterias, fiz o tratamento mas o peixe está pior, temo que morra..... pelas fotos ninguém sabe o que poderá ser?? Pessoal mais ninguém me pode ajudar??? Obrigado
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 21, 2008 Publicado: Fevereiro 21, 2008 Eu fazia um tratamento com permanganato de potássio, fiz um tratamento em 3 discus que tinha a conselho do joão machado, mas como no aquário principal em princípio não ia fazer efeito, fiz num aquário à parte com um banho rápido de 20 minutos, é claro que as concentrações também foram outras, mas os resultados não podiam ter sido melhores. O que achas Zé? Já usas-te permanganato de potássio? Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
ferreira Publicado: Fevereiro 22, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2008 Boas Daniel Obrigado por teres respondido..... Uma questão: qual a concentração de permanganato de potássio que usaste? e os teus discos tinham os mesmos sintomas do meu oscar?? Obrigado Das largas dezenas de utilizadores que já leram este post mais ninguém me pode ajudar?? Vá lá pessoal, antes que o bixo morra!!
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 22, 2008 Publicado: Fevereiro 22, 2008 Boas, os meus discus começou-lhes a aparecer tudo e mais alguma coisa, pelo que percebi o permanganato de potássio é uma espécie de “mata tudo”, se não se respeitar rigorosamente as dosagens até mata os peixes. A intenção aqui é “limpar” exteriormente de tudo o que é parasitas externos. Eu só usei em ultimo recurso, pois já não tinha muitas esperanças, mas não é que funcionou! Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 22, 2008 Publicado: Fevereiro 22, 2008 Vê este link , depois de tiveres alguma duvida coloca, é apenas para não estar a escrever tudo de novo. Abraço Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
ferreira Publicado: Fevereiro 22, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2008 Eu conheço o permanganato de potássio! é utilizado em medicina humana como um mega desinfectante. Só não sabia que se poderia usar nos peixes porque aquilo é mesmo muito forte..pensei que matasse tudo! Vou ler o link e mais uma vez obrigado Daniel. E então amigos aquariófilos??? mais ninguém pode ajudar a identificar a doença antes que o peixe morra??
ferreira Publicado: Fevereiro 22, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2008 Daniel, já li o link, o que acontece é que dizes ali que a concentração foi de 500mg/50ltrs para 20 min mas não dizes quantas vezes fizeste o tratamento. e também qual o espaço de tempo entre cada tratamento. Obrigado
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 22, 2008 Publicado: Fevereiro 22, 2008 (editado) Daniel, já li o link, o que acontece é que dizes ali que a concentração foi de 500mg/50ltrs para 20 min mas não dizes quantas vezes fizeste o tratamento. e também qual o espaço de tempo entre cada tratamento.Obrigado Apenas fiz o tratamento uma vez, e estiveram lá 20 minutos, os peixes sairam de lá bastante "moles", mas passado dois ou 3 dias já não pareciam os mesmos. P.S.- no site onde tirei as concentrações, diziam entre 20 a 30 minutos, mas como eu tive medo utilizei o tempo minimo. Editado Fevereiro 22, 2008 por Daniel Fortes Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
ferreira Publicado: Fevereiro 25, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2008 Daniel no Sab e no Dom fiz o tratamento que disseste mas o peixe não está melhor!!! Bem pelo contrário, até está pior......... Que porra, acho que vai morrer Companheiros não existe aqui ninguém que tenha experiencia de cura neste tipo de doença??
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 Daniel no Sab e no Dom fiz o tratamento que disseste mas o peixe não está melhor!!! Bem pelo contrário, até está pior......... Que porra, acho que vai morrer Companheiros não existe aqui ninguém que tenha experiencia de cura neste tipo de doença?? Tenho pena que assim seja, apenas posso relatar o que se passou comigo, na altura também estava um pouco perdido em relação ao tratamento a usar, segui o conselho que me deram e resultou. Diagnosticar correctamente pode ser muito difícil, pela net então ainda pior, é quase como receber uma consulta pelo telefone, com a diferença que os peixes não falam. Espero sinceramente que ele recupere, mas da minha parte já não sei mais como te ajudar. Abraço Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Rui J. Rocha Publicado: Fevereiro 25, 2008 Publicado: Fevereiro 25, 2008 Eu costumo utilizar MELAFIX nos meus ciclídeos , quando aparece algo que eu não gosto, feridas ... etc. - Legend of Lusitanian Pride - Bateria para Bettas Alguns Bettas de criação minha
fjmr123 Publicado: Fevereiro 26, 2008 Publicado: Fevereiro 26, 2008 Se tivesse feito como disse o Zé talvez a coisa tivesse resultado, agora só com o permanganato de potássio. Ora tira lá as tuas dúvidas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...o+de+pot%E1ssio Boa sorte. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback
ferreira Publicado: Fevereiro 26, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2008 Boa tarde Apesar das minhas tentativas o peixe morreu. Neste tempo todo é o primeiro Oscar que me morre...... Para que sirva, de bom ou de mau exemplo, para os outros utilizadores aqui fica a descrição: - quando notei que o peixe estava mal - como se pode ver nas fotos - adiccionei sal à àgua e utilizei um antibacteriano de venda nas lojas. Não resultou. - Na quarta feira, tal como disse um dos membros, comecei o tratamento com o produto chamado esha2000. fiz o tratamento até ao final da semana com o peixe sempre a piorar. -no sabado e domingo tentei permanganato de potássio. Sem resultados Morreu ontem à noite. Dentro dos meus parcos conhecimentos penso que mal ou bem fiz tudo o que podia......... obrigado ao Zé Carlos ao seal ao fjmr123 e um obrigado muito especial ao Daniel Fortes pela atenção. Aos outros 190 companheiros que leram o post e não responderam também o meu obrigado, uma vez que estou convicto que não o fizeram por falta de conhecimento. Abraços
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 26, 2008 Publicado: Fevereiro 26, 2008 Tenho pena que este tenha sido o desfecho, mas como te disse chega a uma altura que julgamos não haver nada a fazer. Foi o que aconteceu comigo, o joão alertou-me que tratar os discus com PP, ainda por cima sem ter experiencia com este medicamento correria o risco de os matar, mas ao menos tentava. Felizmente o meu caso teve um desfecho mais feliz. Abraço Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Recommended Posts