Nuno Antunes Publicado Junho 4, 2004 Publicado Junho 4, 2004 Olá a todos Comprei um kit de 60 cm para me iniciar neste hobby. Depois de o aquario cheio (mais ou menos 50L uteis) fui medir o PH da água da torneira, deu-me entre 7,5 e 8 (moro em condeixa, zona de águas muito calcárias). O nivel de NH3/NH4 tá nos 0,5mg/l e o de ph nos 8 (medidos hoje) O aquario está apenas com equipamento, 10Kg de areão e rocha de lava decorativa e tem estado com o filtro (200L/H) em funcionamento à 3 dias. Perguntas que me coloco agora: 1- Meto plantas? baixarão o PH? 2- Que peixes? As espécies indicadas para novatos como eu não se dão bem com ph's perto de 8. 3- Devo procurar baixar um pouco o PH para valores em torno dos 7; 7,5? De que forma? E pronto... se puderem dar uma ajuda e dicas, era bem bom que por aqui está tudo muito complicado e mesmo com tudo o que já "devorei" sobre peixes,aquarios e afins continuo um bocado confuso e sem saber q rumo tomar. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nunomiguel Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Olá, Para baixar o pH podes usar turfa. Não é muito caro e dura bastante tempo. Colocas alguma (pouco de cada vez) no aquário até conseguires o pH 7. Podes também usar alguma para preparar a água das trocas (TPA's) e assim colocares água no aquário igual (pH igual) á que retiras. Outra hipótese era meteres uns ciclídeos. Alguns gostam de água dura e alcalina (dá uma vista de olhos na parte dos ciclídeos). Assim evitavas mexer nos parâmetros da água (que a meu ver é o ideal). Deves saber, certamente, que deves deixar ciclar o aquário. Esse valor de NH4 tem de ser 0. Cumprimentos, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Just_me Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Podes tambem tratar a água antes de a inserires no aquário com a turfa, em vez de a colocares no aquário. Mas,já que vais meter plantas podes considerar a utilização de um tronco no aquário, que te vai baixando o pH e ao mesmo tempo tem efeitos estéticos( se for bonito, bem colocado,etc...). Deves definir o teu pH alvo, se apenas queres ir para um pH neutro ou ligeiramente ácido em principio não deve ser dificil. Se quiseres baixar muito o pH já te vai demorar mais tempo, pois essa água deve ter um efeito tampao elevado. Deves tambem fazer trocas parciais nao muito exageradas de água( se fizeres o "tratamento da água já com esta no aquario), ou trocas maiores (se fizeres o tratamento com turfa antes de inserires a agua no aquario), pois podes controlar o pH da água antes de ser adicionada a este. Só agora é que vi o post do nuno miguel e basicamente estou a repetir o que ele disse em: Para baixar o pH podes usar turfa. Não é muito caro e dura bastante tempo. Colocas alguma (pouco de cada vez) no aquário até conseguires o pH 7. Podes também usar alguma para preparar a água das trocas (TPA's) e assim colocares água no aquário igual (pH igual) á que retiras. De qualquer modo não faz mal nenhum salientar e como ja esta escrito nao vou mudar! Bye Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ZANITO Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 mas o ph vai baixando aos poucos, com a filtragem, pk tanta pressa em colocar logo turfa? os akuas devem ser bem ciclados, senao depois queixam-se que os peixes ou andam toodos respirar a superficie ou ja andam boiar, deixem ciclar bem, e n tenham pressa com os peixes, quem esperou tanto tempo ate comprar o akuario tb pode esperar 2 semanitas antes de introduzir os peixes. O ultimo aqua que montei, a agua da torneira saiu com um ph de 8.5, em 3 dias so com a areia e a agua, o ph baixou pos 7.5, sem colocar nenhuma turfa nem produtos que baixem o ph. Citar
Nuno Antunes Publicado: Junho 4, 2004 Autor Publicado: Junho 4, 2004 Boas. Eu sei que tenho de deixar o aquário ciclar Não tenho nem sequer estou com pressa para lá meter os peixes até porque não é nada agradável chegar e ver peixes a boiar no aquário e antes de meter os bichinhos lá quero ter a certeza que eles se vão dar bem. O meu medo relativamente aos ciclideos (que realmente pelo que vejo seriam os ideais para a água que tenho) é que não saiba tratar deles em condições depois, devido fundamentalmente à minha experiencia 0 com peixes . Peixes resistentes toleram falhas de principiante mas não sei até que ponto os ciclideos se encaixam nesta categoria. Depois com os ciclideos, pelo que vi, não se metem normalmente plantas e eu queria meter plantas porque acho que fica o aquário mais "compostinho". Claro que, tal como os peixes, não me agradaria muito ver as plantas a morrerem ou a serem comidas. A turfa que falam... é a de meter nas plantas de casa certo? Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nunomiguel Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 mas o ph vai baixando aos poucos, com a filtragem Desculpa mas não concordo... Se fosse assim tão fácil descer o pH era uma maravilha... era só meter filtros para filtrar a água... Não é a filtragem que influencia o pH, pelo menos tão directamentecomo pensas. Deves ter tido outra série de factores que permitiram que isso acontecesse. Além disso a água do Darius deve ter um KH elevado o que vai prejudicar a descida do pH. A turfa que falam... é a de meter nas plantas de casa certo?Eu não uso dessa... nem conheço quem use. Essa pode trazer químicos que não são benéficos para os peixes. Costumo comprar em casas de aquariofilia. Espera para ver se alguém usa dessa e se quer manifestar. O meu medo relativamente aos ciclideos (que realmente pelo que vejo seriam os ideais para a água que tenho) é que não saiba tratar deles em condições depois, devido fundamentalmente à minha experiencia 0 com peixes Se tiveres problemas com ciclídeos penso que terás com todo o tipo de peixes. A experiência com ciclídeos ou outro tipo de peixes é nula... por isso... Estás no início do hobby. Ainda vais cometer alguns erros... acontece com todos. Lê bastante e dá uma vista de olhos pelos tópicos. Tu é qeu tens de ver o que é melhor para ti e para os peixes. Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Nuno Antunes Publicado: Junho 4, 2004 Autor Publicado: Junho 4, 2004 Além disso a água do Darius deve ter um KH elevado o que vai prejudicar a descida do pH. Quanto a isso depois de ontem já não tenho tanta certeza. É que o anterior dono deste apartamento tinha um filtro anti-calcário (daqueles de tanque bem granditos... 4000L) e ontem andei de volta desse filtro que tem estado avariado e meti-o a funcionar de novo. Isto porque o calcário me dá cabo dos equipamentos (maquinas) e não pode ser. Terei que medir o KH da água agora para ver o novo valor que deverá ter diminuido... Claro que tenho um bypass nesse filtro e posso sempre retirar a água sem ser descalcificada para meter no aqua. Isto de ter peixes... já não me lembro da ultima vez que estudei tanto um assunto e que li tanta coisa como com os peixes Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nunomiguel Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 É uma questão de verificares os parametros de ambas as águas e ver quais as que têm melhores condições para colocares no aqua. Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Nuno Antunes Publicado: Junho 4, 2004 Autor Publicado: Junho 4, 2004 Gracias Nuno. Estou a um passo de me lançar de cabeça no mundo dos ciclideos... de facto e considerando todos os factores penso que será melhor ter peixes adaptados à água da torneira que tenho do que andar a tentar baixar o PH e depois correr o risco de numa TPA ter um salto elevado de PH ou de precisar de alguma operação de emergencia e ter os desgraçados dos peixes a stressar com um diferencial de PH elevado. Já ando a ver algumas coisas sobre esta espécie e vou tentar ver o que melhor se adapta... claro que espero ter a sorte de conseguir depois encontrar o que quero nas poucas lojas de peixes existentes em coimbra Acho que me vou mudar de armas e bagagens para o forum dos ciclideos. Obrigado a todos os que me responderam. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Nuno Antunes Publicado: Junho 4, 2004 Autor Publicado: Junho 4, 2004 Pronto... quanto mais se lê... pior! Andei a pesquisar no subforum dos ciclideos e por lá alguem colocou este link: http://www.fishbase.org Ora por descargo de consciencia lá fui ver um peixinho que até gostava de ter mas que meti de parte por causa do PH8 da minha água... Um Botia Palhaço... (Botia macracantha) Segundo a galeria de peixes aqui no aquariofilia.net o PH para este bichinho é 7. Mas segundo o site o ph para este peixe varia entre 6 e 8. A confirmar este relato vi num dos sites de ciclideos um user a dizer que tinha botias palhaço em conjunto com os seus ciclideos já à 5 anos e que estes estavam de perfeita saude. A pergunta é... e agora em quem acredito? Na galeria aqui... ou no site? (saliento que neste site a maioria dos peixes difere nos valores de PH em relação aos apresentados por aqui) Ou aqui na galeria refere-se o valor optimo de PH (logo melhor para a saude do peixe) e não o valor max tolerável (que cria mais stress e encurta a vida do peixe). Caramba... já lá diz a lenga lenga: Quanto mais lês mais sabes. Quanto mais sabes mais te dás conta que sabes pouco Quanto menos sabes mais burro te tornas ... Então, quanto mais lês mais burro ficas Desculpem lá estar a ser chato com a questão do PH mas gosto de saber por que linhas me oriento e enquanto não tenho peixes no aqua vou aproveitando para estudar as hipoteses. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Olá Darius, O ph óptimo a que se referem muitos livros e sites, dizem respeito ao ph dos habitats naturais dos peixes. Com espécies criadas em cativeiro, a história é outra, pois estes sofreram uma habituação ao longo de muitas gerações. Um bom exemplo disso são os escalares. A meu ver, um ph bom é um ph estável. O pior para os peixes são as oscilações. Quando se pretende a reprodução de algumas espécies de peixes, os valores ideais do ph são mais importantes. Se for só para os manter não é tão importante mas...é um assunto discutível. Quanto aos bótias palhaço (peixe espectacular!!) é verdade que muita gente os mantém com ciclídeos dos grandes lagos africanos. A decisão é tua... Também concordo que mais vale escolher os peixes em função da água que temos do que estar sempre a tentar obter os melhores parâmetros. Para quem está a começar neste vício, demonstras já duas virtudes importantíssimas: calma e ponderação. Por essa razão, acho que fazes bem em começar a ler muito sobre ciclídeos antes de te decidires. Se precisares de alguns links sobre estes bichos é só dizeres Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Nuno Antunes Publicado: Junho 4, 2004 Autor Publicado: Junho 4, 2004 Bem... não sou pessoa de desanimar facilmente... mas estou perto disso. Hoje em mais uma incursão pelas lojas fui a uma aqui de CBR que me parece ser gerida por pessoas que conhecem bem o assunto. Bom... conversando um pouco revelo que tenho ph 8 na água... ao que me informam que com um PH destes "nada" se cria e que devo baixar o mesmo. Comprei mais um kit de testes... dureza da água, carbonatos etc... Aqui vão os resultados medidos à pouco: No3 - 10 mg/l No2 - --- dGH - 14º (aqua) ,>21º (água da rede) dKH - 20º (aqua) , 15º (água de rede com filtro anti-calcário activo) Ph - 8 (aqua e rede) Na loja deram uma dica... adicionar água de uma marca comercial que é ácida (ph 5) mas com uma dureza de carbonatos como a que tenho e por testes de medição de ph misturando os dois tipos de água, calculo que a razão da mistura de águas ande pelos 3/5 de água "comercial" para 2/5 de água da rede, o que no caso do meu aqua daria qualquer coisa como 30 litros de água de compra...para inicio! (obtendo um ph de 7). Falaram-me também da turfa e já vi que o CO2 também pode ser uma opção... bom... digamos que estou meio à beira de um ataque de nervos sem saber quem está certo, em quem confie e o que faça Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
paulo duarte Publicado: Junho 7, 2004 Publicado: Junho 7, 2004 Bom... conversando um pouco revelo que tenho ph 8 na água... ao que me informam que com um PH destes "nada" se cria e que devo baixar o mesmo Nada se cria Bem, eu tenho o ph nos 8.2 num dos meus aquários e anda por lá um enxame de alevins Darius, com uma água como a tua tens duas alternativas: recorres a estratagemas para baixar o ph (turfa e CO2 são boas opções mas nem sempre produzem o efeito que desejamos...) ou então optas por espécies que se dêm bem em águas alcalinas. Continua a ler, sem pressas, e vais ver que encontrarás a melhor solução. Puxando a brasa à minha sardinha, deixo aqui uns links: http://www.africancichlids.net/ http://www.cichlid-forum.com/index.php http://www.malawicichlidhomepage.com/index.html http://www.cichlidae.info/default.php http://www.riftlakes.com/ Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Recommended Posts